Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Calor obtido da turfa


CALOR obtido do quê?" "Obtido da TURFA!" "Que é isso? De onde provém? Como é usada?" — talvez pergunte.
A turfa significa calor para os residentes das Ilhas Malvinas, de partes da Escócia e da Irlanda, e de alguns outros lugares. Em muitos casos, é seu único combustível.
A turfa é um composto vegetal em decomposição, contendo grande variedade de materiais combustíveis. Por centenas, talvez milhares de anos, gramas, juncos, musgos ou plantas aquáticas em decomposição, junto com detritos animais e avícolas, ou qualquer combinação destas coisas, se têm acumulado sob as condições ideais de umidade e a uma temperatura baixa anual de cerca de 7,2° C para se decompor e formar bancos ou brejos de turfa.
A qualidade da turfa é principalmente influenciada pelos tipos de plantas em decomposição, seu envelhecimento ou tempo de decomposição, e a quantidade de pressão da matéria superior. Ao passo que um brejo de turfa é usualmente molhado, ensopado e esponjoso, é suficientemente firme para sustentar um caminhão ou carreta. Realmente, o brejo se parece a qualquer campo ou pradaria comum. No entanto, depois de a turfa ficar seca, é combustível igual ao carvão.
As bactérias e outros organismos vivos contribuem para decompor a matéria vegetal na superfície. Mais em baixo, contudo, não surge nenhuma forma de vida. A turfa da superfície se assemelha à relva comum. É porosa, cheia de raízes e outra vegetação, e se queima rápido. À medida que a pessoa cava, menos raízes aparecem e a turfa é de melhor qualidade.
A turfa pode variar da turfa amarela ou marrom pálida, fibrosa e esponjosa, no alto do brejo, à turfa marrom escura ou quase preta, sólida e quebradiça, no fundo. Esta melhor qualidade, de turfa quase negra, quando secada, se quebrará como o carvão. É formada de camadas que podem ser separadas em folhas um tanto finas. Semelhante a seu parente achegado, o carvão, pode ser amontoada num fogão para manter aceso um fogo por toda uma longa noite fria de inverno. No entanto, a turfa produz a metade do calor que a mesma quantidade de carvão por peso. Seu valor calorífico se acha mais ou menos entre a lenha e o carvão.
Bancos ou brejos de turfa variam grandemente em profundidade. Próximo de Port Stanley, nas Malvinas, raramente atingem mais de três metros e meio de profundidade, e, usualmente, sua média é de cerca de um metro. Nas outras ilhas se diz que chegam até a quase doze metros. Os depósitos de turfa na ilha de Geórgia do Sul são calculados como tendo milhares de anos e medindo cerca de quatro metros de profundidade.


Combustível de Fácil Acesso


Em muitas das Ilhas Malvinas, as pessoas podem simplesmente sair de sua casa e servir-se à vontade de qualquer quantidade de turfa. Na cidade de Port Stanley, contudo, o uso de turfa é administrado pelo governo, e uma porção é consignada a cada lar gratuitamente por uma autoridade chamada de "Oficial de Turfa" ou "Oficial de Combustível". Quando se compra ou se vende uma casa, a seção correspondente do brejo de turfa acompanha automaticamente a venda ou compra. As novas casas construídas recebem uma consignação no banco ou brejo de turfa; e, quando uma seção fica esgotada, outra é designada. Pode-se usar tanta turfa quanto se queira.
As reservas municipais começam nas divisas da cidade e se estendem por quilômetros a fio. Embora o governo mantenha o controle dos brejos de turfa, cada família é responsável de cortar, transportar e estocar sua própria consignação para uso particular. A família mediana precisará de 115 a 153 ou mais metros cúbicos por ano.


Preparar a Turfa Para Uso


A turfa é medida e cortada do brejo em jardas cúbicas (uma jarda cúbica é igual a 0,765 metros cúbicos). Depois do primeiro corte, outra camada de um metro de profundidade é visada, e isto se repete até que os trabalhadores não mais disponham de turfa ou cheguem ao leito rochoso. Tais camadas são chamadas "Primeiro Corte", "Segundo Corte", e assim por diante. A turfa de melhor qualidade vem dos cortes mais profundos.
O corte ou escavação tem de ser feito de modo a permitir a correta drenagem do brejo. Ao passo que se fizeram algumas tentativas de escavar ou cortar a turfa à máquina, a fidedigna enxada de dois gumes ainda permanece sendo o método mais eficaz usado nesta área. A enxada é afiada e é usada para cortar a relva em tamanho uniforme, usualmente medindo em média uns 23 centímetros de comprimento por 23 de largura e 15 de altura. Em seguida, tais blocos de relva ensopada são espalhados no chão para secarem um pouco. Então são empilhados em pequenos montículos, com a parte de baixo virada para cima, para secá-los bem.
Depois de secarem por cerca de um mês, a turfa é levada para casa e estocada nitidamente num "depósito de turfa", onde está pronta para ser usada. Ainda é suficientemente úmida, de modo que mantém sua forma original sem rachar. Se a relva de turfa se tornar muito seca e rachada, torna-se mais difícil de manejar e tem de ser empilhada com uma pá como poeira. Este pó fino arde intensamente no fogão e forma grandes clínquers, ao invés da costumeira cinza fina vermelho-cinzenta.
O depósito familiar de turfa é construído de tábuas espacejadas alguns centímetros para permitir bastante ventilação. Tais depósitos guardam suficiente turfa para um ano ou dois. Agora a turfa está pronta para produzir calor, quer no fogão da cozinha, quer no fogão de aquecimento quer na lareira aberta.
Conseguir a turfa é uma tarefa familiar diária. Quando é tirada do depósito de turfa, é cortada no tamanho desejado. Para se conseguir acender um fogo depressa, a turfa é cortada em pedacinhos, de modo a arder mais rapidamente. Pedaços maiores ardem mais vagarosamente e permitem aquecimento constante.
Quão fascinante é sentar-se diante de uma lareira à noite, tendo-se apenas a luz da turfa ardente, e observar as chamas brilhantes esverdeadas, azuladas, alaranjadas e amareladas produzirem suas sombras na sala! Sim, há algo de agradável e de acolhedor num lar confortável que obtém seu calor da turfa.


*** g70 8/9 pp. 24-25 ***

1 comentário:

Cecília Daniela disse...

Gostei da história da turfa, ficou claro como é o processo e o final achei romantico...

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.