Brandus dream list

Mensagens populares

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Poderá viver com menos


“COMO poderemos viver assim?” Essa é a preocupação de muitos ao verem minguar o poder aquisitivo de seu ( dinheiro ). É também a preocupação de muitos que encaram problemas de emprego devidos às depressões econômicas que ocorrem em várias partes do mundo. Alguns tiveram de se contentar com empregos de menores vencimentos. Outros sofrem períodos temporários de desemprego. No caso de outros, sua semana de trabalho foi reduzida. Muitos outros estão completamente desempregados.

Em resultado, cada vez mais pessoas têm de viver com menos. A maior ajuda nesse respeito bem que poderia ser a obtenção da atitude mental correta para com suas circunstâncias mudadas. O conselho bíblico é muitíssimo apropriado: ‘É meio de grande ganho, esta devoção piedosa junto com contentamento. Pois não trouxemos nada ao mundo, nem podemos levar nada embora. Assim tendo alimento e com que nos cobrir, estaremos contentes com estas coisas.’ — 1 Tim. 6:6-8.

Útil também em viver com menos é não ficar indevidamente preocupado com o que seus vizinhos pensam. É verdade que os vizinhos talvez notem que está adotando um modo de vida mais modesto, mas o quanto mais cedo se livrar desta forma de escravidão (preocupar-se com o que os vizinhos pensam) tanto melhor para o leitor. Os vizinhos terão opiniões, mas não o ajudarão a pagar as suas contas. Livrar-se desse temor também o ajudará a conformar-se mais prontamente com o passar com menos.

Outra grande ajuda é aprender a ser cada vez mais prático. A vaidade e o sentimentalismo não raro influenciam as pessoas a agir contrário ao seu melhor critério. Mas, quando precisa passar com menos não pode dar-se ao luxo de permitir que superfluidades tais como o sentimentalismo ou a vaidade o tornem imprudente. Nem pode deixar que o impulso ou os caprichos ditem as suas compras. Aprenda a negociar de modo prático ao gastar o seu dinheiro.

Há a Questão do Alimento

Visto que, no caso da maioria das pessoas de rendas modestas, o item de per si mais custoso é o alimento, bem que poderia valer a pena aprenderem a viver com menos neste respeito. Tenha presente que comemos para viver; não devemos viver para comer.

Os nutricionistas em geral concordam que a maioria das pessoas nas terras ocidentais comem demais. A moderação no comer certamente influenciaria a economia da família. É também boa economia comer todas as sobras ao invés de jogá-las fora. Outra ajuda é acostumar-se a alimentos simples. Estes o ajudarão a não comer em excesso, custarão menos e lhe são melhores. Por exemplo, batatas assadas se acham entre os melhores alimentos que pode comer e superam as batatinhas fritas em todos estes três pontos — terá menos probabilidade de comer demais, são mais saudáveis e são também mais econômicas.

Há também a sabedoria de contentar-se com alimentos quando estão na época ou quando seus preços estão especialmente baixos. Assim, as bananas as vezes são vendidas a uma fração de seu custo regular. No início da época, os aspargos custam duas ou três vezes mais do que mais tarde. Por que não esperar até que os preços baixem?

Dois itens custosos são a manteiga e a carne. Segundo certas autoridades, a margarina feita inteiramente de gorduras não-saturadas, tais como óleo de milho, lhe é muito melhor do que a manteiga, e custa bem menos. E a carne? Poderá beneficiar tanto a sua saúde como sua carteira por deixar que os lacticínios, ovos, legumes e peixe substituam, pelo menos em parte, a carne em sua mesa. O leite nas grandes cidades continua a subir de preço. Por que não aprende a usar leite em pó? Isto pode resultar numa economia considerável.

Quanto aos amidos e açúcares — eis aí também outro caso em que pode beneficiar sua condição financeira e física. Faça uso freqüente de arroz integral, cevada (em sopas) e a antiquada aveia em flocos. E precisa realmente ter sobremesas todo dia? Reduzi-las pode ser bom para seu bolso e muitas vezes também para sua saúde e sua aparência!

Economia em Roupas

Há também a questão de economizar nas roupas. Não é econômico tentar manter-se estritamente em dia com a moda. O propósito dos ditadores da moda é fazer com que as pessoas estejam sempre comprando roupas. Uma regra consagrada pelo tempo é: “Não seja o primeiro a adotar algo novo nem o último a deixar algo velho.”

Nesse caso novamente a atitude mental da pessoa terá muito que ver com quão bem a pessoa viverá com menos.
Pode-se reduzir o custo da roupa se a dona de casa souber, ou aprender a, fazer suas próprias roupas bem como as de seus filhos, e se treinar suas filhas a adquirir as mesmas perícias. Algumas esposas até mesmo confeccionam os ternos de seus maridos!

Outros Modos de Reduzir as Despesas

Uma das grandes ajudas em viver com menos é manter um registro de suas despesas. Amiúde é o gasto descuidado de muitas pequenas somas que prejudicam seus esforços de viver dentro de suas rendas reduzidas. Talvez se mostre um verdadeiro desafio, mas se o leitor ou sua família realmente tentar registrar todas as compras durante um mês, bem que poderá resultar tanto revelador como muito útil em reduzir as desposas desnecessárias.

Como assim? No sentido de que isto lhe dará uma idéia de exatamente para onde vai seu dinheiro e exatamente onde se poderia fazer melhores economias. Talvez gostaria de comparar seu orçamento com o relatado pela agência governamental dos EUA com respeito às pessoas de rendas baixas, a saber, 35 por cento para alimento, 25 por cento para moradia, 15 por cento para roupa e os 25 por cento remanescentes para transporte, saúde, recreação, caridade e religião.

A mobília é ainda outro campo em que pode viver com menos. Tome cuidado de manter o que tem em bom estado e em boa aparência. Por exemplo, pode cobrir os arranhões de vários modos, tais como esfregá-los com massa de noz. E quando precisar de mobília, a mobília usada amiúde servirá exatamente tão bem ou até melhor do que algo novo. Podem-se achar às vezes pechinchas em colunas classificadas do jornal.

Outro modo de economizar é estar atento às suas contas telefônicas. Especialmente os adolescentes gostam de fazer muitas ligações por telefone. Tudo isso se avoluma depressa!
Passar sem certas coisas até que possa pagá-las a dinheiro é ainda outro modo importante de economizar. Isto não só economiza os juros mas pode conseguir-lhe uma redução de preço por que paga a dinheiro ao invés de pedir crédito.

Os cartões de crédito e as contas a debitar podem ser uma verdadeira ameaça para sua economia. É fato bem conhecido que as pessoas gastam mais por meio de tais facilidades do que quando pagam a dinheiro. Quando quer o marido quer a esposa tenha a tendência de fazer compras impulsivas ou sentimentais, é bom, antes de sair para comprar, elaborar uma lista bem pensada, e não levar mais dinheiro do que realmente precisa. Em alguns lares, o marido e a esposa talvez até decidam fazer compras juntos, visto que duas cabeças são melhores do que uma ao fazer compras.

Há também a questão de usar de bom senso ao começar a se sentir mal. Muitas vezes, apenas descansar mais e reduzir a comida resolverá a situação. Mas, a pessoa que corre para o médico a cada pequeno mal-estar enfraquece tanto seu corpo como sua carteira.

Há ainda outros modos de viver com menos? Sim, no que tange ao divertimento e às férias. Há muitos tipos de divertimento, distração ou recreação que custam comparativamente pouco, se custar alguma coisa, tais como uma visita ao parque, ao zoológico ou ao museu. Em tempos passados, as famílias costumavam usufruir as noitinhas juntas, jogando jogos, cantando canções, tocando instrumentos musicais. Quão muito melhor é ser participantes em recreação sadia do que meros espectadores!

O equacionamento deste problema da economia não precisa ser considerado com tristeza ou austeridade. Antes, encare-o com senso de humor. Considere-o como um jogo, um desafio que é recompensador em mais de um sentido. A redução dos gastos frívolos, banais e não essenciais que depauperam sua carteira de dinheiro o deixará com mais para gastar em coisas essenciais, as que trarão verdadeiros benefícios à sua família.

in Despertai de 8/9/1971 pp. 8-10

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.