Brandus dream list

Mensagens populares

sábado, 17 de setembro de 2011

Pode o riso trazer-lhe benefícios à saúde?





VERIFICA que as pressões diárias da vida fazem com que se torne tenso e sinta dificuldades em descontrair-se? Será que às vezes isso contribui para uma sensação de cansaço e de depressão? Se assim for, o riso talvez lhe seja excelente remédio. Tende a descontrair a pessoa, destarte diminuindo a tensão e melhorando sua disposição.
Sabe-se que as emoções têm efeito pronunciado sobre o corpo. A ira e a raiva, por exemplo, podem concorrer para, ou até mesmo causar, doenças tais como a asma, moléstias da pele, úlceras e problemas digestivos.
Por outro lado, a disposição mental descontraída e jovial, associada ao riso, pode proteger a pessoa dos maus efeitos das emoções prejudiciais. Na verdade, até mesmo as pessoas dadas à raiva e aos temores mórbidos podem rir às vezes, mas seu riso não lhes traz alívio duradouro. Os verdadeiros benefícios advêm às pessoas que mantêm uma disposição alegre, apesar da adversidade.
Há os que crêem que o próprio riso seja proveitoso para o corpo. Não tendo o abdômen quaisquer espaços vazios, o movimento para cima e para baixo do diafragma ao se rir, influi, segundo se diz, nos órgãos internos, da mesma forma que o exercício saudável. Em resultado, funcionam melhor, melhora a circulação e os restos orgânicos são eliminados mais facilmente do corpo. Por isso, o riso pode contribuir para ajudar o corpo a evitar a doença.
O coração é um dos órgãos vitais que se pensa beneficiar-se da massagem obtida do riso. Isto significaria que o riso pode ajudar o coração a realizar sua surpreendente tarefa de bombear sangue através de 160.000 quilômetros de vasos sangüíneos, destarte levando nutrição e oxigênio às células. É significativo que se tem observado que o riso influi na pressão sangüínea. Segundo certo estudo, o riso exuberante, conforme verificado, reduz a alta pressão sangüínea ou aumenta a baixa pressão sangüínea até dez ou mais pontos.
A maior e a mais importante glândula no corpo, o fígado, segundo se crê: é semelhantemente beneficiada pelo riso exuberante. Nos jovens, o fígado se mantém em boa forma pelo exercício em forma de correr, falar e fazer arremessos. À medida que a pessoa fica mais velha, o riso exuberante pode ser uma ajuda neste respeito.
Considerando as muitas funções vitais desempenhadas pelo fígado, podemos avaliar quão valioso o riso pode ser para nós. O fígado remove do sangue certos resíduos e venenos. Transforma certo açúcar do sangue em glicogênio. O glicogênio é então acumulado no fígado e é então liberado como açúcar na ocasião em que é necessário no sangue. O fígado também acumula vitaminas e minerais, e ambos fabricam e estocam proteínas sangüíneas, tais como albumina, globulina e o fibrinogênio. Outra substância fabricada pelo fígado é a bílis. Este fluido ajuda o processo digestivo.
Ter-se verificado que o riso melhora a digestão evidentemente indica que aumenta o fluxo de bílis. Daí, então, a maioria do processo digestivo ocorre no intestino delgado. Assim, o intestino delgado aparentemente também se beneficia da massagem que obtém por meio do riso.
Ainda outro benefício: Diz-se que a massagem do intestino grosso, através do riso, ajuda o intestino grosso a livrar o corpo da matéria fecal.

Conceito Equilibrado

Embora proveitoso, o riso, como declarou o sábio Rei Salomão, tem seu “tempo”. (Ecl. 3:1, 4) Até as boas coisas, quando gozadas em excesso, podem ser prejudiciais. O riso não constitui exceção. Observa a Illustrated Medical and Health Encyclopedia (Enciclopédia Ilustrada de Medicina e Saúde, página 1345): “O riso, então, é semelhante a toda outra função do corpo, um mecanismo que deve ser bastante usado, mas nunca em demasia. O exercício demais ou o uso demasiado de qualquer função do corpo humano não leva ao seu melhor desenvolvimento.”
O riso excessivo pode, às vezes, levar ao vômito. Em especial, no caso de crianças, rir demais pode fazer com que os músculos esfíncter da bexiga e do reto se descontraiam subitamente, com resultados embaraçosos. Alguns médicos até mesmo crêem que rir é perigoso para os que sofrem de doenças cardíacas ou respiratórias superiores.
Naturalmente, tais efeitos físicos adversos do riso são relativamente raros. Há uma razão mais vital para se controlar o riso. Por um lado, o riso deve ser controlado quando é inteiramente inapropriado para a ocasião. O riso impensado pode irritar os ouvidos de outros. Ao invés de revelar ser uma fonte de encorajamento, tal riso tende a desanimar outros.
Há ocasiões em que precisamos formar um conceito sóbrio de nossa vida. Se notarmos que estamos desperdiçando tempo demais com risadas frívolas e não fazemos um bom nome por praticarmos obras excelentes, temos razão de ficar aborrecidos com nós próprios, de ficar tristes com nosso proceder e mudar. Isto tornará melhor o nosso coração.
Para sermos fonte de encorajamento, devemos esforçar-nos de ter intenso afeto pelos outros, regozijando-nos ou entristecendo-nos no tempo e na ocasião apropriados. Altruistamente, devemos regozijar-nos quando o bem sobrevém aos outros e eles ficam borbulhando de alegria. Ao mesmo tempo, devemos estar alertas às oportunidades de confortar aqueles que experimentam a adversidade. Quão inapropriado seria esquecê-los e continuar comportando-nos de forma despreocupada!
Ria quando for apropriado fazê-lo. Mas, o que é ainda mais importante, cultive uma disposição agradável e alegre. Esta, ao invés de rir só por rir, fará com que seja uma fonte de encorajamento para outros e lhe trará benefícios mentais, físicos e emocionais.

in Despertai de 8/7/1972 pp. 3-4

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.