Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

S. Lúcia — ilha dos Picos gêmeos





UMA das mais lindas ilhas das Índias Ocidentais é S. Lúcia — uma massa de montanhas, que ascendem ingrememente das águas, seus cumes ficando envoltos em russo. Esta mais montanhosa das Ilhas Barlavento é famosa por sua característica natural ímpar, os Picos gémeos. Estes são duas gigantescas pirâmides de rocha que surgem abruptamente do mar. Revestidos de vegetação, os picos gémeos têm, cada um, mais de 730 metros de altitude e são inteiramente separados das montanhas vizinhas. Há muito servem como marco para os marinheiros numa ilha que, por mais de dois séculos, serviu de cena para muitas batalhas entre os franceses e os ingleses.
S. Lúcia, efectivamente, já mudou de mãos nada menos de quatorze vezes. Ela já se acha sob o domínio inglês desde 1803. Agora, S. Lúcia é um dos Estados Associados das Índias Ocidentais, dotado de autogoverno, em associação com a Inglaterra. Mas, a influência francesa ainda se faz presente. O visitante logo nota a influência francesa na língua e nos nomes, misturados com o inglês. Por exemplo: Londonderry é um povoado nas colinas por trás de Anse de la Rivière Dorée, e os Picos são chamados Gros Piton (Pico Grande) e Petit Piton (Pico Pequeno).
Embora a língua oficial seja o inglês, frequentemente, na conversa diária, usa-se o patoá, um pitoresco dialecto francês. Não se trata de uma língua escrita, mas ainda é surpreendente como o patoá conseguiu sobreviver. Apesar de que alguns demonstram pequeno ressentimento para com o patoá, receando que estrague o inglês das crianças, há muito poucas pessoas na ilha que não sabem falá-lo.
Na verdade, o patoá tem a tendência de influir no inglês, em especial quando se trata de expressões idiomáticas. Por exemplo uma saudação comum é “kumō yay?” A resposta invariavelmente é “mwē la, te bwē”. Se traduzida literalmente, é mais ou menos o seguinte: “Como vai?” “Estou lá, um pouco bem.” Assim, amiúde na conversação, quando alguém pergunta a outrem em inglês “Como vai?”, a resposta é: “Estou lá.” Outra expressão idiomática é: “Venha, deixe-me contar-lhe isso.” Assim, vê-se facilmente que o inglês tem um sabor distintivo.
À medida que o visitante entra na capital, Castries, não pode deixar de notar que todas as casas tem tectos de folhas galvanizadas, muitas delas pintadas de vermelho. Isto estabelece real contraste com a folhagem verde que cerca a maioria das casas. À distância, a pessoa poderia ouvir a música de uma banda de tambores de óleo tocando melodias vivas em instrumentos feitos de tambores de petróleo abandonados.
Houve época em que S. Lúcia era uma ilha produtora de cana-de-açúcar, mas, agora, as bananas constituem a maior fonte de renda. São necessários de nove meses a um ano para que a bananeira amadureça, de uma semente, e produza cachos de bananas. Daí, a árvore é cortada, mas cuida-se de não destruir os brotos ou ramos do rizoma que cresce, porque, no devido tempo, também produzirá cachos de bananas.
Muitos dos ilhéus são bem-informados. No entanto, alguns só conhecem o mundo isolado em que vivem. Estão isolados, não só pela água, mas por costumes e tradições. Ao passo que alguns estão em condições de fornecer todos os pormenores da história recente, outros jamais ouviram falar na segunda guerra mundial, e muitos não sabem nem quem lutou contra quem. Em certos lugares, pratica-se a obeah (feitiçaria e mágica), alguns até afirmando que é possível fazer um acordo com o Diabo para seu próprio proveito pessoal.
Para muitos, o dia começa às cinco da manhã, e já se empenham em seus afazeres antes de o sol surgir — transportando algo na cabeça, andando descalços com uma faca do mato nas mãos. Sua lâmina de 45 centímetros é usada para tudo que possa imaginar — desde para remover o mato do jardim até para cortar o peixe. Apesar de começarem cedo, a vida nesta linda ilha não é tão corrida como em muitos dos grandes centros. Via de regra, as casas são mobiladas com simplicidade e, às refeições, come-se um prato de arroz, fruta-pão, banana de S. Tomé, feijão rosinha e peixe serra (atum).
Esta ilha dos Picos gémeos, com sua densa folhagem tropical e vales profundos bem cultivados é deveras um deleite para os olhos e um local em que muitos ainda se contentam com as necessidades da vida.

in Despertai de 8/3/1973 p. 21

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.