Brandus dream list

Mensagens populares

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Como viajar e apreciar a viagem


Para muitas pessoas, viajar é um prazer. No entanto, muitos turistas desejam fazer as malas e voltar para casa dias antes de terminar sua viagem programada. Usualmente, isto se dá por causa da frustração motivada pelas moedas estrangeiras, pelas línguas estrangeiras, pelos costumes, alimentos e pelas bebidas estranhas. A maioria dos mal-entendidos poderia ser evitada, caso o turista tivesse apenas tomado o tempo para aprender algo sobre o idioma e a moeda do país antes de ir até lá. Se o turista tiver um pouco de conhecimento de uma ou duas línguas estrangeiras, leva grande vantagem.
Esteja preparado para certa dose de demora, de confusão e de mal-entendidos, a menos que seja perito em línguas. Mas, isso talvez seja divertido, se considerado no feliz espírito de viajar e de descobrir coisas.
Não obstante, as viagens serão uma das duas coisas: uma experiência profunda, rica e excelente, ou um desperdício de precioso tempo e dinheiro arduamente ganho. Muito depende do leitor, quanto a que experiência terá. Os verdadeiros valores dependem muito menos da quantidade de dinheiro que gastará do que no planejamento, na perspectiva e na madureza de seu julgamento.
Compreenda primeiro de tudo que o turismo é um negócio altamente preparado para obter tantos de seus euros de férias quantos seja possível. Portanto, em certo grau, pelo menos, esteja preparado para gastar algum dinheiro.
Também, se estiver em posição de gastar algumas centenas de euros para uma viagem ao exterior, saiba bem a razão para fazê-lo. Talvez seja um desejo de ver parentes, amigos ou ver lugares de valor e interesse histórico. Uma vez que tenha estabelecido seu motivo ou seus motivos de viajar, então planeje cada passo cabalmente, tendo presente aquela idéia central. Se satisfizer tal desejo, considerará sua viagem bem digna de seu tempo e dinheiro.


Planeje Cabalmente Sua Viagem
Embora talvez seja emocionante decidir no último minuto fazer uma viagem, raramente isto é sábio. Planejar seu itinerário no exterior e organizar seus assuntos é algo que deve ser feito com semanas, senão com meses, de antecedência.
Agora é o tempo de planejar as coisas que deseja ver e fazer quando estiver no exterior. Muitos viajantes acham sábio alistar cronologicamente tais coisas num livrinho de viagem que levam com eles e consultam freqüentemente.
O que poderia anotar em seu livrinho de viagem? Poderia alistar o que deseja fazer em cada dia específico. Por exemplo, 28 de julho: Partida para o Aeroporto às 18 horas; jantar no aeroporto. Partida do avião para Londres às 21 horas. 29 de julho: Londres. 30 de julho: Visitar o Museu Britânico; o Palácio de Buckingham — Ver a "Mudança da Guarda" às 11,30 (diariamente); As Casas do Parlamento; Torre de Londres. (Isto, por certo, é pura sugestão. Seu livrinho de viagem deve ser mais pormenorizado, alistando alternativas no caso do mau tempo, demoras e outras circunstâncias imprevistas.) O ponto é não esperar até chegar num país para decidir o que deseja ver e fazer. Saber de antemão que lugares deseja ver e as coisas que deseja fazer é assegurar-se de uma viagem mais descontraída e interessante.
Quase todas as reservas de hotéis, para o teatro e para excursões devem ser feitas e pagas de antemão. Seu agente de viagens pode ajudá-lo a consegui-las. Leve consigo sempre suas passagens e recibos de pagamento de hotéis. Se quiser, poderá colocar sua passagem em seu livrinho de viagem na data em que o usará. Dessa forma, não lhe fugirá da memória tal compromisso.


Lembretes Sobre Ver Pontos Turísticos
Algumas pessoas ficam muito satisfeitas de ver apenas um ou dois pontos básicos de cada país. Nesse caso, podem abranger muito território. Mesmo assim, devem assegurar-se de que estejam com boa saúde e preparadas para enfrentar dureza em certos lugares.
Considere primeiro o tempo disponível e o programe para os lugares que deseja visitar. Escolha países agrupados geograficamente, e evite duplicar seu itinerário. Decida de antemão como deseja dividir o tempo entre cidades, visitas a lugares turísticos, compras, e outras coisas que talvez deseje fazer.
Não conte com os amigos ou parentes para o levar a passeio ou fazer-lhe as honras da casa. Talvez tenham feito outros arranjos e assumido compromissos. Mas, se tiver realmente amigos nos países que estará visitando que o possam levar a lugares de interesse, este, por certo, é o meio ideal de ver um país. Conhecem o idioma, as vistas que talvez lhe interessem, seus gostos e suas preferências. Se este for o caso, não terá problemas. Não terá senão de gozar a companhia deles.
Se, contudo, achar-se sozinho num país estrangeiro, talvez resulte proveitoso fazer arranjos de antemão para excursões. O seu agente de viagens pode fazer isto. Simplesmente diga ao seu agente de viagens o que deseja. Deixe-o saber o tempo livre de que dispõe em cada lugar. Talvez sugira que alugue um carro e dê umas voltas sem pressa por alguns quilômetros de estradas sossegadas, onde poderá ver povoados e pequenos vilarejos. Ou talvez sugira uma viagem colateral de trem ou de ônibus. Seja o que for que decidir fazer, não se esqueça de marcar seus arranjos finais em seu livrinho de viagem. Uma viagem cabalmente planejada é uma garantia de férias felizes. Seu tempo e dinheiro não serão desperdiçados.


Dê a Si Mesmo Ampla Margem de Tempo
Há uma grande coisa que não deve fazer — NÃO TENTE FAZER MUITA COISA. Não sobrecarregue tanto seu programa a ponto de não saber onde se acha na metade do tempo. Muitos são os turistas que viajam ao exterior pensando que esta será sua primeira e última viagem, e, assim, querem fazer tudo em uma visita breve. O resultado é que não vêem nada de forma cabal, adquirem simplesmente um montão de impressões vagas e confusas, e, dentro em breve, estão cansados demais fisicamente para terem verdadeiro prazer nas coisas.
Lembre-se de que nem Londres, Paris, Roma ou Nova Iorque foram feitas num dia, nem pode nenhuma delas ser toda vista em um único dia. É muito melhor concentrar-se nas coisas que o atraem mais, e sem tampouco ir demais nessa direção. Pelo menos, dê-se tempo para familiarizar-se realmente com os lugares que visitar e ter boa recordação deles.
Em seu livrinho de viagem, marque as horas e os dias "livres", isto é, livres para fazer o que quiser. Esse tempo pode ser reservado para fazer o que talvez surja inesperadamente. Poderá programar novamente certo evento naquele "tempo livre", se necessário. Mas, o que vale é que, por meio de um simples e rápido passar de olhos em seu livrinho, saberá se tem tempo para um compromisso de jantar, uma viagem com amigos ou outra coisa que talvez surja. Adira a seu programa de itinerário original tão de perto quanto possível, mas também seja o suficiente flexível para permitir o inesperado.
Dê-se amplo tempo para fazer as malas e pegar o avião, ou ônibus. Mas, também, esteja mentalmente preparado para esperar demoras. Tente não planejar nada muito importante para o dia em que deve viajar de um país para outro. Talvez aquele dia possa ser um dia "livre" em que faz as malas sem pressa, escreve cartões, envia cartas, vê vitrinas, almoça com amigos, senta-se num parque, reflete sobre os lugares em que esteve ou onde irá. Tais momentos são seletos. Seu livrinho de viagem pode também servir de diário em que documentará experiências seletas ou impressões vívidas. Este dia proverá amplo tempo para escrever tais coisas, pensamentos escritos estes que serão prezados anos depois de a viagem ser esquecida.


Faça Uma Lista de Essenciais
Na primeira página de seu livrinho de viagem, aliste em ordem todos os seus documentos essenciais e pertences, tais como o passaporte, os cheques de viagem, a máquina fotográfica, as passagens, bagagem, e assim por diante. Quando estiver pronto para partir do hotel a fim de ir para outro, ou de um país para outro, verifique se tem tudo consigo. Fazer uma lista leva pouco tempo, mas é uma forma segura de livrar a mente de que não se esqueceu de algo importante, o que é fácil fazer quando se viaja. Isto aumentará sua felicidade em sua viagem.
Os turistas têm reputação de serem esquecidos. A polícia em vários países insiste que seus departamentos de achados e perdidos quase que poderiam suprir uma grande loja de departamentos com as câmaras, malas, carteiras e luvas. Esquecer as coisas não é difícil quando se está constantemente indo de uma cidade para outra e de um país para outro, aguardando-se as partidas de avião, e assim por diante. Com efeito, tendemos a esquecer quase tudo sob tais circunstâncias, se não tivermos cuidado. Certo motorista de taxi em Nápoles disse certa vez que um diretor de cinema que partia dum hotel num vendaval de pressa jogou sua mala no taxi e disse-lhe que partisse a toda pressa para o aeroporto. No meio do caminho, para o aeroporto, o homem gritou: "Esqueci a minha esposa!" No que deram meia-volta e voltaram, perdendo o avião, vindo a descobrir que a senhora estava quietamente sentada no saguão do hotel, esperando-o. Foi difícil convencer ao motorista de taxi de que esquecer a esposa não era uma ocorrência comum nos Estados Unidos.
O turista que está disposto a escutar, a observar e a compreender verificará que viajar é uma experiência altamente recompensadora; em especial se se dispuser a fazer um pouco de pesquisa antes de partir e verificar alguma coisa sobre os países que tenciona visitar. Os resultados serão esplêndidos.
Assim, há algumas coisas fundamentais a se ter presente que talvez transformem a viagem que poderia ser uma experiência agitada em uma experiência agradável:
(1) Lembre-se de preparar-se cabalmente, a saber, de planejar sua viagem.
(2) Assegure-se de fazer arranjos e de pagar de antemão seus hotéis e suas excursões, quando isto for aconselhável, e leve consigo os recibos e as passagens.
(3) Dê-se bastante tempo em seu programa para coisas inesperadas.
(4) Faça uma lista de todas as coisas essenciais, e certifique-se de verificar a lista antes de cada passo principal.
(5) Mantenha um livrinho de viagem, pormenorizando a sua viagem nele, e as coisas que planeja fazer. Use o livrinho de viagem para anotar seus pensamentos e suas experiências.
(6) Familiarize-se com o sistema de câmbio monetário de cada país que planeja visitar. Também tente aprender a dizer algumas palavras e frases básicas em cada idioma.
(7) Não permita que demoras e circunstâncias imprevistas estraguem sua viagem.
Se seguir estas poucas sugestões básicas, não poderá senão passar momentos agradabilíssimos.


g70 8/1

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.