Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Seu corpo — maravilha de primorosa engenharia


MUITO antes do aperfeiçoamento das maravilhas da engenharia humana existia uma estrutura mui superior a qualquer uma delas. Tal estrutura é o corpo humano.
Os cerca de seiscentos músculos de seu corpo consomem combustível, como o motor de um carro, convertendo tal combustível em energia utilizável. O corpo humano, porém, é muitíssimo superior ao carro, no sentido de que fabrica seu próprio combustível das matérias primas, faz sua própria limpeza e consertos, e substitui as células gastas aos milhões todo dia. Não seria maravilhoso para os proprietários de carros se seus automóveis pudessem fazer o equivalente a isso?


Obra Prima Estrutural


Eras antes de os engenheiros da antiga Roma construírem a cúpula sobre o Panteão, a cúpula do crânio humano já cobria a cabeça humana. E milênios antes de tais engenheiros romanos construírem arcos para sustentar seus aquedutos, os arcos do pé forneciam apoio elástico para o peso do corpo, e as costelas arcadas formavam caixa flexível altamente eficaz para proteger os órgãos do tórax. Também, muito antes de as grandes colunas gregas e egípcias serem concebidas, o homem era mantido em pé por suas próprias colunas, as pernas.
Seus ossos, quanto à força e flexibilidade combinadas, ultrapassam em muito os materiais de construção imaginados pelo homem. A tíbia pode agüentar cerca de trinta vezes o peso do homem que repousa sobre ela. O próprio ferro não seria mais forte. E o ferro seria rígido demais para acomodar as pressões do movimento do corpo, e demasiado pesado para fins práticos.
Encerrando a estrutura óssea do corpo há tecidos que jamais estilhaçam, lascam nem se desgastam como os materiais de construção feitos pelo homem, tais como a madeira, o tijolo, o cimento, o estuque e a tinta. Seus olhos dispõem de pestanas para sombras protetoras, sobrancelhas como abas superioras, e protetores que se fecham automaticamente. Os órgãos internos de seu corpo estão cercados dum fluido que age como absorvedor de choque. Na verdade, à medida que os engenheiros empenhados no campo da bioengenharia continuam a estudar o corpo humano, não podem deixar de ficar admirados com sua primorosa engenharia.


Bombeamento, Filtração, Circulação


Considere uma bomba que nenhum engenheiro humano seria capaz de imitar perfeitamente — o coração. Esta diminuta bomba pulsa, em média, setenta vezes por minuto, quarenta milhões de vezes por ano, e faz fluir cerca de 7.000 litros de fluído por dia, quase 200.000 toneladas no período de vida mediano.
Nem pode qualquer fabricante de especialidades industriais oferecer um filtro de alta pressão como os rins. Consistem em aproximadamente dois milhões de unidades filtradoras, completas com a camada filtradora, coador e mecanismo de reabsorção. Os rins podem filtrar quase 200 litros de fluido diários, embora compostos de apenas duas estruturas, cada uma suficientemente pequena para caber na palma de sua mão.
Considere também o sistema circulatório do corpo. Pode ser assemelhado a um sistema de vias públicas, ferrovias e locais de expedição duma cidade, que fornecem as necessidades diárias de alimento e os necessários materiais da vida. Uma cidade também dispõe dum sistema de esgotos, de rede sanitária e de eliminação de detritos. Similarmente, o corpo humano dispõe da circulação sangüínea para fornecer a distribuição de suprimentos e a remoção dos detritos.
O corpo humano sozinho dispõe de 160.000 quilômetros de "estradas" e "oleodutos" — artérias, veias e vasos capilares — que transportam nutrição vital a cerca de 30.000.000.000.000 células! E quanto tempo demora para que os cerca de cinco e meio litros de sangue façam um circuito completo por este vasto sistema? Embora pareça surpreendente, leva apenas cerca de um minuto!
Os problemas de trânsito das "estradas" de circulação do corpo são engenhosamente controlados de forma perfeita. O sangue, por exemplo, pode ir apenas numa direção. Este movimento unidirecional é conseguido pela localização ideal de válvulas construídas em nossas veias, conhecidas em termos de engenharia como "válvulas de retenção". O sangue é bombeado pelo coração através das artérias sob grande pressão até os capilares. Daí, retornando ao coração das extremidades inferiores sob bem pouca pressão, o sangue é impulsionado para cima pelas veias pelo emprego dos músculos das pernas e do estômago. A compressão e a contração destes músculos força o sangue pelas veias. Em aditamento à ação muscular, o fluxo em direção ao coração é mantido por meio das "válvulas de retenção".
Mas, como é que se provê um suprimento constante de sangue por todos os milhares de quilômetros do sistema circulatório do corpo? Em qualquer sistema de bombeamento, em que um fluido é circulado com propósito específico, digamos, para se enviar água quente através dum edifício para os radiadores de aquecimento, é preciso que se dê consideração ao controle da quantidade de água que flui a cada radiador. Válvulas borboletas ou de compensação têm de ser instaladas para se assegurar a distribuição eqüitativa de água por todo o sistema.
Assim, também, até o fluxo de sangue por meio do corpo humano é conseguido por meio de torneiras de passagem nas diminutas artérias dos tecidos e órgãos. Estas controlam o volume e o fluxo de sangue, quer próximo do coração quer longe dele. Em adição a controlarem o devido fluxo de sangue até cada órgão, tais torneiras de passagem se abrirão e permitirão um aumento do fluxo do sangue acima do normal se as circunstâncias temporárias o exigirem. Na verdade, no corpo, podemos prontamente observar as maravilhas da engenharia hidráulica e de trânsito em sua melhor forma.


Controle Térmico e Ambiental


Os engenheiros modernos constroem edifícios que mantêm o conforto o ano todo, sem considerar as condições de tempo do lado de fora, quer seja extremamente quente quer terrivelmente frio lá fora. Não obstante, seu corpo ultrapassa em muito o mais elaborado sistema de controle ambiental. Regula sua temperatura com engenhosa aplicação do controle termostático. Sem considerar a temperatura do ar na vizinhança, o controle termostático do corpo mantém os tecidos a cerca de 36,7° a 37,2° C.
No frio hibernal, sabemos que o calor é obtido pela queima de um combustível de alguma espécie. À medida que o combustível é queimado, dá-se o processo de combustão e o calor é liberado por meio da oxidação. Mas, o que dizer de seu corpo? Como é gerado o calor em seu corpo visto que não há "fogo" dentro do leitor?
Realmente, o corpo utiliza um processo de combustão, e o calor se deriva da oxidação. A glicose é fabricada no corpo, e as moléculas de glicose são decompostas no corpo e a energia é subseqüentemente liberada como calor. Esta produção de seu calor do corpo é conhecida como metabolismo.
Daí, também, quando exposto ao frio, já notou que seus músculos ficam tensos? Esta é também uma das formas de seu corpo produzir calor, empregando o uso dos músculos. Se ficar sentindo muito frio, começa a tremer. Comentando os efeitos da tensão muscular e dos calafrios, o Professor Arthur C. Guyton, famoso fisiólogo, declara no Textbook of Medical Physiology (Compêndio de Fisiologia Médica):
"O resultante metabolismo muscular aumenta o índice da produção de calor, não raro aumentando a produção total de calor do corpo até 50 por cento, antes de começarem os calafrios. Quando começam os calafrios, a produção de calor do corpo pode aumentar até 200 a 400 por cento acima do normal."
Igualmente surpreendente ao sistema de gerar calor do corpo é seu sistema de refrigeração. Quando expostos ao tempo quente, nós perspiramos. Esta é a forma de o corpo dissipar o calor, pela evaporação. A evaporação, falando-se basicamente, é um dos princípios básicos da refrigeração moderna. A evaporação da água produz o resfriamento devido à mudança de água em vapor. Todavia, seu corpo maravilhoso já empregava tal técnica muito antes de os engenheiros humanos começarem a usá-la.


Óptica Avançada


A lente do olho humano constitui ainda outra maravilha. Por meio desta lente são percebidas várias formas; daí, são focalizadas na retina. A focalização do olho é semelhante ao sistema óptico duma câmara fotográfica. A lente se adapta à distância por mudar de forma. Mas, ao passo que a câmara é ajustada manualmente, a lente do olho muda automaticamente sua grossura e curvatura, ajustando-se ao ponto focal de várias distâncias.
Há ainda outro fenômeno interessante em relação com a visão humana. Tem de ver com o fato que, quando um objeto é transmitido através de lentes convexas, tais como temos em nossos olhos, a imagem transmitida aparece invertida, ou de cabeça para baixo. É assim que as imagens são transmitidas à retina e, subseqüentemente, ao cérebro. Mas, nosso cérebro interpreta automaticamente a imagem, de modo que o mundo não pareça estar de cabeça para baixo para nós, mas na posição correta. É simplesmente outro exemplo das engenhosas operações do corpo.


*** g70 8/9 pp. 17-19 ***

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.