Brandus dream list

Mensagens populares

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Arranha-céus da estepe africana



O ANIMAL mais alto do mundo — esta é a distinção de que goza a girafa. Um destes arranha-céus da estepe africana talvez se eleve a cinco metros e oitenta. Ora, até mesmo uma girafa recém-nascida tem um metro e oitenta de altura! Sim, depois das árvores, estes arranha-céus da região aberta e seca da África são as coisas vivas mais altas da terra

O que a maioria das pessoas notam quando vêem pela primeira vez uma girafa é seu pescoço muito longo e suas pernas finas e compridas. O pescoço parece inteiramente fora de proporção diante do resto do animal, nas não é tanto o pescoço comprido que provoca esta aparência, como é a curtíssima espinha dorsal do animal.

O Pescoço Comprido

O pescoço, que pode ter de um metro e oitenta a dois metros e quarenta no animal adulto, tem o mesmo número de vértebras que os outros mamíferos, tais como o hipopótamo, isto é, sete. Naturalmente, estas sete vértebras do pescoço são de tamanho enorme, quando comparadas às dos outros animais. Todavia, o pescoço da girafa é de uma flexibilidade surpreendente.

Apenas olhando-se para a girafa, achar-se-ia que devia precisar dum poderoso coração para bombear o sangue por todo o caminho através daquele pescoço comprido até o cérebro. O coração é deveras grande, tendo de sessenta centímetros de comprimento, com paredes de sete e meio centímetros de grossura, e pesando até uns onze quilos e meio. As batidas do coração da girafa também são incomuns para tão grande animal, batendo de 150 a 170 vezes por minuto, em comparação com cerca de setenta e duas vezes por minuto para um humano adulto.

Algo que tem deixado as pessoas intrigadas por longo tempo é por que a girafa não estourava as veias sangüíneas da cabeça quando baixava subitamente a cabeça até o solo, e por que, quando subitamente elevava a cabeça de novo, não ficava tonta. A razão é que a girafa está bem equipada com válvulas nas artérias e nas veias. Ademais, a girafa tem uma rede esponjosa chamada de ‘rede maravilhosa’ que protege o cérebro de insultos forçados de sangue. Este maravilhoso “transformador de energia”, por assim dizer, interrompe o fluxo de sangue através da carótida, a principal artéria que leva ao cérebro. Dispersa-o em finas correntes que por fim atingem o cérebro sem pressão prejudicial. Deveras é algo maravilhosamente feito!

Devido a ter a girafa um pescoço tão comprido, pensar-se-ia que poderia atingir o solo com facilidade, mas isto não acontece. Os músculos e ligamentos do pescoço estão presos a longas espinhas na superfície dorsal das vértebra torácicas, o que torna difícil que a girafa atinja o solo sem espalhar as patas fronteiras ou curvar os joelhos. Isto é extremamente desajeitado e torna a girafa vulnerável a ataque. Assim, sempre que a girafa assume esta posição para beber água ou lamber sal, ela se ergue e se abaixa para certificar-se de que não haja perigo em redor.

Comedoras das Folhas do Alto das Arvores em Regiões Abertas

A surpreendente altura da girafa é ótima para a espécie de alimento que prefere. Como vê, estes arranha-céus da estepe africana gostam de mordiscar as folhas mais altas das espinhosas acácias, que atingem de quatro metros e meio a seis metros de altura. Dona Girafa está bem equipada para almoçar estas folhas deliciosas, pois sua língua de cerca de quarenta e seis centímetros de comprimento facilmente arranca galhinhos e folhas das árvores. Mas, o que dizer dos espinhos pontiagudos da acácia? Dona Girafa não parece se incomodar com eles, provavelmente porque seus lábios são bastante peludo, com áspera superfície interior.

Estes arranha-céus ruminantes da estepe africana são dos poucos animais selvagens que não entram em conflito com os criadores de gado bovino e ovino. As vacas e as ovelhas não podem alimentar-se das folhas dos altos das árvores!

Não importa quanto aprecie sua dieta folhosa, a floresta profunda não agrada nada à girafa. E, assim, ela pode ser encontrada na região aberta e seca, chamada “estepe” ou “veldt”. Sua preferência pela região aberta é compreensível quando se considera o grande peso da girafa e sua notável visão. “A girafa tem a visão mais aguçada de qualquer animal de caça na África”, afirma o zoólogo George G. Gloodwin, e seus olhos podem ver quase em todas as direções sem virar a cabeça. Assim, Dona Girafa pode ver o perigo se aproximar de grande distância e então se afastar de forma veloz. Tem-se notado que, quando leões, ao tentarem atacar uma girafa, compreendem que foram vistos, abandonam a tentativa. Quando os leões realmente conseguem matar uma girafa, é usualmente na região florestal, em que a visão do animal foi obscurecida.

Fatos Fascinantes

Muitos são os fatos fascinantes sobre estas altaneiras criaturas. Por exemplo, a girafa pode correr a mais de 51 quilômetros por hora em uma região aberta. Até mesmo se houver várias árvores pelo caminho, a girafa passará correndo por elas, evitando colidir com elas por balançar a cabeça e pescoço sob os ramos e entre as árvores. A rápida Dona Girafa não é sobrepujada com facilidade, até mesmo por um cavalo. Cobre terreno em longo galope, com grandes passadas, correndo com o que tem sido descrita como “maravilhosa graça de forma e ritmo de ação”.

É notável que as girafinhas vêem ao mundo com um estrondo! Pois, sofrem uma queda de mais de um metro e setenta de altura ao nascerem. As experiências nos zoológicos têm demonstrado que não sofrem efeitos prejudiciais disto e conseguem ficar de pé cinco minutos depois de nascerem e alimentar-se vinte minutos depois. Quando crescidas, um grande macho de girafa pesa de 1.360 a 1.800 quilos.

Dormir não é uma questão tão simples para as girafas. Por causa de sua altura, com freqüência preferem dormir em pé. Algumas girafas, contudo, se deitam para dormir.

Dona Girafa tem atraente expressão, com grandes olhos castanhos-sombreados por compridas pestanas negras. Em sua cabeça há dois chifres. São ímpares à girafa. São de osso maciço, de dureza parecida ao marfim da presa do elefante, e permanecem cobertos de pele por toda a vida da girafa. Há, pelo menos, sempre um par, e algumas espécies têm um terceiro chifre, entre os olhos, na frente do usual par da testa.

Outra característica incomum destas criaturas do tamanho das árvores é sua pressão sangüínea, a mais elevada do mundo, cerca de três vezes a do homem. Mas, essa é apenas uma das muitas coisas notáveis sobre as girafas.

in Despertai de 8/6/1972 pp. 10-12

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.