Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como utilizar melhor suas roupas?





A ROUPA é uma das necessidades básicas do homem. Para grande parte da população da terra, constitui uma das principais despesas. Por isso, o assunto de utilizar melhor as roupas talvez lhe seja de interesse. Mas, o que pode fazer pessoalmente para utilizar melhor suas roupas e, destarte, reduzir suas despesas?

Seleção Sábia

O passo inicial envolve a seleção sábia ao comprar roupas. A fim de evitar ter de pôr de lado uma roupa muito antes de ter obtido pleno proveito dela, usualmente verificará ser melhor afastar-se das manias ou de estilos extremistas que rápido são ultrapassados. Comprar roupas básicas de boa qualidade, sempre que possível, resultará mais recompensador. Destinando-se a durar mais, tais roupas não raro são um tanto mais conservadoras em seu estilo. Mas, isto não constitui desvantagem. Visto que a roupa mais conservadora não tende a destacar-se tanto quando muda a moda, a pessoa terá menos possibilidade de deixar de usá-la quando os novos estilos começarem a predominar. Adicionalmente, roupas de excelente qualidade vestem melhor e conservam a forma e a boa aparência geral por muito mais tempo.
Antes de efetuar uma compra, fará bem em examinar cuidadosamente a roupa. Há evidência de boa confecção? Estão bem pregados os botões? É a costura bem feita e regular? São as casas e as bainhas bem acabadas? Será que os bolsos e o forro são de tecido firme e sem goma? Não se foi sovina com o tecido? Há bastante tecido nas bainhas, de modo que não rebentarão nas costuras? Funcionam bem os fechos éclair? É o tecido compacto e firme? Se puder responder às perguntas aplicáveis de forma afirmativa, isto é bom indício de que examina uma roupa de qualidade desejável.
Deve-se também considerar as etiquetas ou cartões presos aos artigos. Estes revelam muita coisa sobre o que se pode esperar de certo item de roupa no sentido de encolhimento e desbotamento. Ademais, as orientações dadas para se cuidar da roupa serão úteis no futuro.
Nem se deve desperceber as despesas que talvez resultem depois de ser comprada a roupa. Em especial, as pessoas de renda modesta devem preocupar-se em obter roupas que não redundem em elevados gastos com limpeza e lavagem, e que possam ser emendadas, de modo que não se note demais a costura. As roupas com mistura de cores resultarão mais satisfatórias neste respeito do que aquelas de cor uniforme.
Deve-se também dar atenção a como as novas roupas se enquadram em seu atual guarda-roupa. Derivará mais pleno uso de certa peça de vestuário (tal como uma gravata, calças, casaco esporte, blusa ou saia) que se case bem com outras roupas que já possui. Comprar meias finas de mulher da mesma cor tem uma vantagem adicional. Quando um pé “desfia”, o outro pode ser usado como reserva.
Naturalmente, comprar roupas do tamanho certo também é importante. Sujeita a tensão extra, a roupa muito apertada perderá sua forma e se gastará mais depressa. Se os punhos e as calças forem compridos demais, mostrarão sinais de desgaste muito antes que os do tamanho certo. As roupas que exigem grandes alterações não raro não vestem bem, e, por conseguinte, desgastam-se mais depressa.
Quando se compram roupas para criança, deve-se considerar o crescimento delas. Isto não exige comprar roupas que sejam grandes demais. É melhor escolher roupas que tenham características que tornem possíveis os ajustes. Estes incluem bainhas nas calças, bem como dobras, pregas e costuras que possam ser alargadas prontamente.

Cuidado Correto

Uma vez feita a seleção, deve-se cuidar corretamente das roupas. Por conseguinte, oriente-se pelas sugestões contidas na etiqueta quanto à lavagem com água ou a seco. Não demore em cuidar de costuras rompidas, rasgos e manchas. Visto que o pó e a sujeira têm efeito deteriorante sobre as roupas, escove regularmente as roupas, em especial os bolsos e as bainhas das calças. Evite encher demais os bolsos, visto que isto estraga a aparência duma roupa e reduz sua vida útil.
Quanto menos forem passadas as roupas, tanto mais durarão. Fazer o rodízio das roupas e dar-lhes descanso, por conseguinte, é proveitoso. Os casacos, as calças e outras peças semelhantes devem ser penduradas cuidadosamente, de modo que as dobras se desfaçam naturalmente. Visto que as roupas de malha tendem a se esticar, devem ser dobradas de forma nítida, ao invés de serem colocadas em cabides.
Quando guarda roupas fora da estação, certifique-se de que estejam limpas. Manchas e nódoas atraem pestes tais como traças. As roupas de lã devem ser protegidas com um produto contra traças. Por colocar as roupas em recipientes livres de pó e guardá-las em lugar fresco e seco, poderá contribuir muito para impedir a formação de mofo.
Sim, o cuidado devido de roupas bem escolhidas muito pode contribuir para que durem mais e conservem a boa aparência. Não raro, isto exige apenas um pouco mais de consideração, de tempo e de esforço. Mas, vale a pena fazer tal investimento.

in Despertai de 8/7/1972 pp. 26-27

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.