Brandus dream list

Mensagens populares

domingo, 20 de novembro de 2011

O que sua voz exprime?





POR sua aparência, transmite certas impressões às pessoas quanto a que espécie de pessoa é. Tais impressões, naturalmente, se baseiam apenas no que elas vêem. As pessoas também baseiam seu julgamento no que ouvem. Com efeito, muito mais reveladora, muito mais indicativa de sua personalidade é sua voz. Pode proclamar tantas coisas que podem ser ou não verdadeiras. Sim, o próprio som de sua voz pode causar o bem ou o mal a si e a outros.
Não verificou ser verdade que, como a pessoa diz algo, o tom da voz em que o diz, o inclina quer a favor quer contra tal pessoa e aquilo que ela diz? Se tal voz fôr calorosa, amigável, bondosa, agradável, não é provável que granjeie sua aprovação muito mais do que se fôr fria, ríspida ou estridente? Sim, porque somos todos influenciados pelas emoções, e o tom de voz em que algo é dito transmite quer uma emoção favorável quer uma desfavorável. Assim, há cêrca de quarenta anos atrás, o Presidente Roosevelt, com suas Palestras junto à Lareira, proferidas de modo caloroso, amigável, simpático e num tom confiante de voz, instilou esperança em muitos de seus ouvintes.
Não se trata que como algo é dito é mais importante do que aquilo que é dito. De forma alguma! É melhor ouvir a verdade por meio duma voz fria e desagradável do que a falsidade proferida por uma voz suave. Mas, a verdade dita de forma bondosa, amigável e atraente, sem dúvida, será mais eficaz do que se proferida em tom duro ou desagradável de voz.

Maravilhoso Instrumento

Bem se tem observado que nenhum instrumento musical se pode comparar com a voz humana nas variações de tons que pode produzir. E apenas o homem possui a habilidade de usar sua voz para produzir a linguagem. Como o evolucionista Hooten admite em seu livro Up from the Ape (Ascendendo do Macaco): “Todos os macacos antropóides se acham vocal e muscularmente equipados, de modo que poderiam ter uma linguagem articulada, se possuíssem a necessária inteligência. . . . Não há nada num focinho que impeça seu possuidor de falar, mas há algo no cérebro que acompanha o focinho e que torna impossível a linguagem.” Na verdade, os papagaios podem repetir os sons que ouvem, mas seus cérebros avícolas não sabem o que dizem. A linguagem expressa idéias. Sem idéias não há linguagem inteligente.
Não só a humanidade possui o poder da linguagem, mas, praticamente todas as pessoas podem aprimorar a qualidade de suas vozes. As possibilidades existem. Como se tem dito muito bem: “Não se pode diferençar, por meio anatômico, a laringe de uma prima-dona da de uma senhora que tenha a voz dum corvo.” E, novamente: “Há pouco ou nada a se descobrir de diferença entre o mecanismo vocal de um selvagem e do mais consumado cantor ou orador.”
Assim, não importa como soe a sua voz, poderá melhorar a qualidade dela, e é para seu proveito ter uma voz que soe tão agradável e eficaz quanto possível.
Como é que soa a sua voz? É difícil determinar isto. Por quê? Porque é natural que as pessoas sejam parciais, e, assim que fiquem inclinadas a pensar que sua voz é muito boa. Daí, então, ouve apenas as ondas sonoras que chegam pelo ar quando os outros falam. Mas, ao falar, recebe não só tais ondas sonoras, mas também as vibrações que sua voz provoca através dos ossos de seu crânio. Isto faz com que ouça sua voz com mais ressonância do que ela realmente possui. É por isso que a maioria das pessoas ficam desapontadas quando ouvem pela primeira vez a sua voz gravada num bom gravador. E, até mesmo então é necessário que ouça sua voz repetidas vêzes antes que possa ouvi-la como ela realmente soa aos outros, isto é, antes que possa avaliá-la de forma objetiva!

Os Fatores Físicos

Há vários fatores básicos que determinam o que sua voz exprime. Um é a forma em que usa seus órgãos vocais.
Veja o assunto do porte. Um porte bem e ereto é essencial para se produzir uma boa voz. Por quê? Porque sua voz depende de sua respiração, e o bom porte é necessário à boa respiração.
A respiração correta é a respiração diafragmática. A tendência de muitos é usar apenas a parte superior dos pulmões, mas, para uma boa voz forte, e uma que não cansa rápido, precisa adquirir o hábito de respirar com o diafragma envolvendo a parte inferior e maior dos pulmões. A maioria das pessoas não falam suficientemente alto, e a respiração defeituosa talvez seja o motivo.
O uso correto de sua voz também exige que se mantenha descontraído — seu mecanismo vocal, a garganta, os maxilares, e o corpo inteiro. Por que isto se dá! Porque a tensão de uma parte do corpo tende a tornar tenso o resto do corpo. Quando se acha tenso, sua voz provavelmente será dura ou estridente — que não são qualidades nada agradáveis. Ou talvez tenha um diapasão muito alto, destarte perdendo um pouco de sua força ou efetividade. Faça empenho de ficar descontraído e será mais provável que soe descontraído.
São tantas as pessoas que têm articulação ou enunciação deficiente. Isto talvez se deva a um defeito estrutural da boca. Mas, por outro lado, tais fraquezas podem ser atribuídas a um modo descuidado ou desleixado de falar. Por pensar nas consoantes, tais pessoas podem aprimorar sua articulação. Outras talvez tenham péssima articulação devido a falarem mui rápido, o que em geral acompanha o temperamento nervoso. Tais pessoas podem melhorar por frearem deliberadamente sua linguagem e, em especial, cuidarem mais dos sons vocálicos. Isto, ao mesmo tempo, resultará numa qualidade mais sonora, agradável e musical de voz.

Fatores Psicológicos

Naturalmente, os fatores físicos que governam a qualidade da voz que acabamos de considerar só representam um lado da moeda. O reverso, que poderia ser igualmente, se não mais importante, são os fatores psicológicos e da personalidade. Estes envolvem os aspectos mental, emocional e religioso da linguagem.
Efetivamente, isto é tão real que certo compêndio sobre o treinamento da voz declara que o treino da voz precisa acompanhar de mãos dadas o treino ou aprimoramento da personalidade. Admitindo-se que o melhoramento da personalidade é mais difícil do que o treino da voz da pessoa, todavia, não se pode desperceber que o aprimoramento da voz, em alguns respeitos, depende do aprimoramento da personalidade.
Por conseguinte, segue-se que, se fôr uma pessoa extrovertida, confiante, alegre, amigável, sua voz refletirá tais qualidades favoráveis. Por outro lado, caso seja tímido, vagaroso, indiferente ou caso seja arrogante, intolerante, crítico, duro ou emocionalmente perturbado, sua voz revelará isso, assim como revela sua condição física se estiver doente ou debilitado. Assim, se não deseja que sua voz cause aos outros tais impressões, então precisa erradicar tais qualidades de sua personalidade e substituí-las por características otimistas, simpáticas, alertas e confiantes. Verificará que, ao ponto em que fizer arduamente tais esforços para exprimir tais qualidades, outros corresponderão, ajudando-o em seus esforços.

Aplicando os Princípios

Pensar no que a sua voz exprime o ajudará a travar melhores relações com todos com quem tenha de lidar.
Em todas as nossas comunicações com os outros, devemos querer que nossa voz exprima exatamente aquilo que está em nosso coração e em nossa mente. Quando fala com aqueles em posições de autoridade governamental, será que sua voz reflete o sentimento de honra e de respeito pela posição deles? O que reflete sua voz quando fala com seu patrão? Isso depende do que tem na mente e no coração.
Não há dúvida quanto a isto, nossas vozes são capazes de grande variedade. Sempre que falarmos, temos uma mensagem a transmitir. Certifique-se de que sua voz se adapte à sua mensagem. Desta forma, poderá honrar melhor a Seu Criador, poderá comunicar-se melhor com seu próximo, e também derivará a máxima satisfação de usar este instrumento maravilhoso, a sua voz.

in Despertai de 22/7/1972 pp. 10-12

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.