Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O surpreendente avestruz




GOSTARIA de iniciar sua refeição comendo pedrinhas? Não é lá um jeito agradável de almoçar, mas, para o surpreendente Sr. Avestruz, não há nada melhor. Os objetos duros passam direto para o estômago da ave e, dali, vão para seu segundo estômago, a moela. Esta funciona como um moinho, o alimento sendo moído pela ação das paredes musculares.
O alimento dos filhotes da surpreendente família do avestruz é incomum. Quando os filhotes são chocados, fezes umedecidas da mãe são indispensável alimento para os filhotes. Fornece as bactérias necessárias para iniciar os processos digestivos do filhote.
Na África do Sul há um bom número de fazendas criadoras de avestruzes. Aqui, estas aves grandes são criadas, não só por causa de suas plumas, mas também por suas peles, que se transformam em couro de excelente qualidade. No distrito de Oudtshoorn há duzentas fazendas que criam cerca de 70.000 avestruzes. Nestas fazendas, o Sr. Avestruz tem grande quinhão na tarefa de chocar os ovos. A fêmea senta-se ao dia, de modo que suas plumas cinza-marrons se misturem com os arbustos das regiões semi-áridas. O macho se senta à noite pela mesma razão — para camuflagem, sua plumagem preto e branca sendo invisível à noite.
Pouco antes de os ovos serem postos, o macho se sentará perto da fêmea, até mesmo durante o dia, ou ficará de pé perto dela, lançando sua sombra sobre ela, a fim de protegê-la dos raios do sol subtropical.
A Madame Avestruz porá de doze a quinze ovos. Se o fazendeiro remover tais ovos, ela continuará pondo, até trinta ovos, uma vez que se deixe no ninho um ovo de imitação. Desta forma, podem-se obter anualmente três posturas, ao invés de uma.
Como seria de se esperar da maior ave viva do mundo, os ovos são enormes e talvez cheguem a pesar um quilo e trezentos gramas. O Grandioso Criador fez provisão para que o embrião seja tão suspenso no ovo que, não importa como seja virado o ovo, o embrião suba, de forma que o ponto vital contacte o corpo quente do genitor. Os filhotes são incubados depois de seis semanas.
O filhote fica enrolado como guarda-chuva de miniatura dentro da casca, com patas e bico unidos. No estágio final da incubação, o filhote chuta a casca, rompendo-a com sua forte unha do dedo reforçada pelo osso. Quando crescido, o avestruz poderá atingir quase dois metros e quarenta e chegar a pesar até uns 157 quilos.
Apesar de sua construção robusta, o avestruz é uma ave muito graciosa. Com efeito, já foram vistos dançando ao som da flauta de bambu de um jovem pastor.
Ou, talvez, prefira ver um macho executando sua dança de cortejo? Sente-se em seus quadris, espalhando as asas de modo que a brilhante plumagem branca fique plenamente exposta, enquanto move o corpo vagarosamente, de um lado para o outro. O pescoço arquea-se para trás com a elegância do cisne; a cabeça bate com um baque surdo contra cada lado do corpo, alternadamente. O canto de acasalamento compõe-se de três grasnadelas profundas, seguidas de uma grasnadela mais curta. Pode ser ouvido a uma distância de mais de três quilômetros e soa como o rugido dum leão.
Embora seja uma ave que não voa, o avestruz compensa isso por ser surpreendente corredor. Suas pernas longas podem transportá-lo a velocidades de uns 60 a 65 quilômetros horários.
Se não puder esconder-se do perigo, o avestruz não enterra a cabeça na areia. Antes, defende seu ninho por dar poderosas patadas. O avestruz é ímpar entre todas as aves no sentido de ter dois dedos em cada pata, um deles provido de um casco semelhante a uma garra que se torna poderosa arma quando a ave é obrigada a defender-se.
Certas características do avestruz, segundo se diz, deixam atônitos os cientistas. Tem uma bexiga que coleta ácido úrico, órgão característico dos mamíferos, mas não possuído por qualquer outra família de aves. Também possui pestanas que protegem seus olhos da areia que é soprada pelo vento. Na verdade, o avestruz surpreendente dá crédito à sabedoria de seu Criador.

in Despertai de 22/8/1972 p. 16

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.