Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Essa camada colorida — tinta


DÁ COR aos quartos de nossas casas, escolas, escritórios e fábricas. Os carros e os brinquedos se tornam atraentes pelo seu uso. Protege prédios, maquinaria de fazendas e instrumentos do vento, da chuva, e do calor do sol. Na verdade, essa camada colorida, a tinta, goza de maior popularidade agora do que em qualquer outro tempo da história.

Milhares de Anos de Uso


O uso de tinta não é de origem recente. Povos antigos, em especial os egípcios, compreendiam que certos pigmentos encontrados no solo podiam ser misturados com um líquido e aplicados a seus prédios. Por exemplo, obtinham-se coloridos vermelhos e amarelos por se misturarem ocras (argilas de cores naturais) com água.
Também, importavam-se de outros países, para suplementar aos do solo egípcio, os pigmentos. De raízes da ruiva-dos-tintureiros, importadas da Índia, preparavam-se várias tonalidades de vermelho, violeta e marrom. E do índigo se produzia forte cor azul.
Outras civilizações prontamente copiaram as técnicas de pintura criadas pelos egípcios. Os artistas romanos utilizaram as mesmas cores e, com poucas exceções, os mesmos métodos de produzi-las. Entretanto, depois da queda do Império Romano Ocidental em 476 E. C., a arte de fabricar tintas virtualmente desapareceu.
Foi perto do fim da Idade Média que começou a reemergir na Inglaterra o uso de tinta para fins decorativos e protetores. De início, as tintas eram usadas principalmente em igrejas. Daí, foram usadas em edifícios públicos e em casas dos ricos. Visto que a tinta era custosa de ser produzida, era sinal de distinção social ter pintada a sua moradia.
Não foi senão por volta dos 1700 que a tinta se tornou comercial por parte de algumas pessoas que iniciaram tais negócios nos Estados Unidos e na Europa. Estes primeiros fabricantes produziam apenas os materiais para a tinta; precisava-se do pintor para fazer a sua própria mistura e a fórmula. Não foi senão em 1867 que tintas preparadas foram lançadas no mercado. O aperfeiçoamento, em fins dos 1800, de novas máquinas para triturar e misturar habilitaram os fabricantes de tinta produzirem grandes volumes de tinta, e, dentro em pouco, a fabricação de tintas entrou numa era de rápido aperfeiçoamento.


Os Ingredientes


Calcula-se agora que a maioria dos fabricantes de tinta tem um estoque de quase 1.000 itens diferentes. Talvez tantos quantos 500 deles sejam de uso diário. Grandes progressos têm sido feitos no aperfeiçoamento de novas tintas. Deveras, não faz muito tempo, uma revista popular comentava: "Oitenta e cinco por cento das tintas à venda hoje não existiam sequer há cinco anos atrás." Todavia, as matérias-primas da tinta podem ser classificadas em quatro grupos principais: (1) Pigmentos, (2) veículos, (3) solventes ou "thinners" e (4) aditivos.
Os pigmentos são as substâncias que dão cor e opacidade às camadas de tinta. Os antigos usavam freqüentemente matéria vegetal e animal para colorir suas tintas, mas esta é de pouca monta na fabricação hodierna de tintas. Ainda usados, contudo, são os pigmentos de terra, chamados pigmentos naturais ou minerais. São obtidos de certas terras mineradas, finamente moídas e refinadas. Mas, os pigmentos de uso mais comum hoje em dia são químicos.
O veículo é a parte da tinta que leva o pigmento. Talvez consista em óleos ou vernizes. Óleos secantes que são usados nos veículos da tinta têm a propriedade de converter-se do estado líquido em estado sólido quando expostos ao oxigênio do ar. O veículo da tinta assim seca-se e endurece quando em contato com o ar. A dura película resultante mantém o pigmento na superfície pintada.
Talvez, os mais comuns solventes para a tinta sejam quer a água quer a aguarrás. São adicionados para afinar a tinta até a viscosidade ou grossura corretas para fácil espalhamento sobre a superfície. Embora os solventes também possam ser considerados parte do veículo, funcionam um tanto diferente na tinta. Começam a evaporar depois da aplicação da tinta sobre dada superfície, deixando a matéria formadora da película exposta, para secagem permanente.
Os aditivos da tinta não raro incluem compostos de chumbo, manganês ou cobalto. Estes aceleram a secagem da tinta.


Como É Feita a Tinta


A tinta é, basicamente, uma dispersão de pigmentos coloridos num veículo ou meio líquido. O fabricante de tinta prepara uma pasta um tanto pesada por misturar pigmentos secos e uma porção do veículo. Pode-se comparar este processo ao que uma dona de casa faz quando mistura ingredientes com sua batedeira elétrica, talvez ao preparar a massa de bolos. Na fabricação de tinta, o ciclo de mistura continua até se formar uma pasta fluida, mas um tanto encaroçada.
O seguinte passo exige o que é conhecido como moagem. Um moinho de cilindros de aço que giram uns sobre os outros é freqüentemente usado para isto. O propósito da moagem é separar as partículas de pigmento de modo que cada partícula seja recoberta pelo veículo resinoso. Outro tipo de moinho consiste num tambor revolvente parcialmente cheio de bolas de aço. Por revolver constantemente durante muitas horas, as bolas de aço conseguem dispersar os pigmentos através do veículo.
Depois da moagem, o equilíbrio do veículo, bem como os solventes, são adicionados. Também, secantes são amiúde adicionados nesta ocasião. Mas, quando se usa o moinho fechado de bolas de aço, todos os ingredientes são geralmente incluídos desde o início. Por certo, com o aperfeiçoamento das tintas à base de água, novos tipos de equipamento são usados para dispersar os pigmentos e os líquidos. A coloração da partida de tinta vem a seguir, adicionando a quantidade devida de cor para dar à partida a exata tonalidade desejada. Por fim, a tinta é levada a máquinas automáticas que enchem, cobrem e numeram as latas.


As Cores a Usar


Visto que todos apreciamos ambientes agradáveis, será de interesse considerar como poderá aumentar a agradabilidade de seu lar por empregar essa camada colorida — a tinta. Os decoradores de casas usualmente preferem cores que complementem outros artigos numa dependência, tais como as da mobília, dos tapetes ou das cortinas.
Cores claras num quarto pequeno criarão a impressão de maior tamanho, ponto a lembrar quando se decoram apartamentos. Contínuo uso de tonalidades neutras em diversos quartos dão ar de espaçosidade, convidando a pessoa a acentuar tais tons com tapetes, almofadas ou quadros coloridos. Tenha presente, porém, que um número excessivo de cores em qualquer dependência dará uma impressão de algo desordenado.
Eis aqui algumas deixas adicionais de auxílio: Os tons amarelo, pêssego e rosa são cores quentes. Criam um encanto confortável e suave em dependências que dão para o norte e leste. Os verdes e os azuis em suas tonalidades pastel constituem páginas da maravilhosa criação em nossa volta. Pode-se sentir a atmosfera fresca e descontraidora provocada por tais cores em dependências que dão para o sul e oeste. Cores ricas, brilhantes, tais como os vermelhos e os laranjas, são cores estimulantes. Mas, uma palavra de cautela. A pessoa se cansa facilmente delas. Têm efeito estimulante, não raro refletindo a personalidade juvenil ou de quem gosta de mudanças. Portanto, com freqüência podem ser adequadas para os quartos das crianças.
Ao escolher cores, lembre-se de que quando se espalha uma tinta em uma grande área, ela parecerá mais escura do que em uma pequena amostra da mesma cor. Portanto, escolha uma tonalidade mais clara e, provavelmente, será a cor que deseja quando aplicada na parede. Também, visto que as cores mudam sob a luz artificial, é sábio observar as amostras de cores tanto à luz do dia como à luz noturna.


Escolher a Camada Adequada


Fabrica-se a tinta em vários acabamentos, indo das de alto brilho até as de acabamento uniforme. Em geral, uma de pouco brilho ou de acabamento uniforme dará a aparência mais agradável a uma superfície grande. As tintas de acabamento uniforme têm maior proporção de pigmento aglutinante, por isso dispõem dum acabamento mais fosco que espalha a luz em todas as direções. Assim, aparecem poucas irregularidades da superfície quando se usa uma tinta de acabamento uniforme. Não obstante, o acabamento uniforme tem a desvantagem de ficar mais sujeito a sujar, e há mais dificuldade em limpá-lo.
Assim, se for necessária a limpeza freqüente, como na cozinha, no banheiro, no corredor, ou em armários e em remates de madeira, seria prático aplicar uma tinta acetinada ou brilhante. A acetinada pareceria uma concessão que facilitará a limpeza e não refletirá demasiadas imperfeições da superfície.
Em salas de estar e quartos, uma aparência agradável às vezes predomina sobre a utilidade. Por isso, o decorador de casas talvez escolha um acabamento fosco. Nos armários, porém, onde talvez haja uma tendência de marcar as paredes, uma tinta acetinada contribuirá para limpeza mais fácil e aparência mais brilhante. Mas, visto que uma tinta fosca tem mais poder de cobrir outra e assim não exige senão uma camada, isto é algo a se considerar se o tempo e o custo forem fatores.
É importante, também, o exercício de cuidado em se preparar a superfície a ser pintada. As paredes e os remates de madeira devem ser limpos antes de serem pintados. E, se o antigo acabamento for de tinta acetinada ou de esmaltada brilhante, arranje "base" para a nova aplicação por lixar a superfície a pintar.
Decorar casas com tinta tem sido comum já por milênios. Quando se usam os devidos materiais e selecionam-se as tonalidades adequadas, a tinta é deveras uma camada colorida que pode dar proteção, beleza e agradabilidade a seu ambiente.


*** g70 8/8 pp. 16-18 ***

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.