Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Água escondida para uma terra sedenta


PODE imaginar um depósito de água de área maior do que o Lago Superior na América do Norte, o Lago Vitória na África e o Mar Cáspio na Rússia juntos, com efeito, maior do que os trinta e cinco lagos principais do mundo combinados? Há tal reservatório de água na Austrália.
"Na Austrália?" — talvez pergunte. "Não é esse o continente mais árido do mundo?"
Sim, é verdade, todavia, há na Austrália, escondido na terra, tal enorme depósito de água. A água se acha na Grande Bacia Artesiana que cobre uma área de uns 1.750.000 quilômetros quadrados. Ao todo, há seis bacias artesianas que jazem sob dois e meio milhões de quilômetros quadrados na Austrália.
"Mas, o que é uma bacia artesiana?" — talvez pergunte.
É, essencialmente, água subterrânea confinada sob pressão a um leito poroso de rochas sedimentares. A palavra "artesiana" se deriva do latim Artesium, nome romano para a província francesa de Artois, próxima de Calais. Foi ali, no ano de 1126 E. C., que o primeiro poço artesiano da Europa foi escavado, daí o nome de artesiano.
Quando se perfura uma bacia artesiana por meio duma sonda, a água, sob pressão, sobe. Quando a pressão é suficiente para fazer com que a água suba à superfície e flua, chama-se de perfuração artesiana ou poço artesiano. Às vezes a água subterrânea se acha sob tão grande pressão que jorra a muitos metros no ar. Se a pressão não for suficiente, para que a água atinja a superfície e flua, então é denominado subartesiano.


Significado da Descoberta


A Grande Bacia Artesiana se estende de uns cento e sessenta quilômetros da costa do Pacífico até o centro do continente australiano, e se estende desde o Golfo de Carpentaria até a parte norte de Nova Gales do Sul. Sua extensão e largura máxima é de aproximadamente 1.800 quilômetros. A bacia se localiza principalmente no estado de Queensland.
Nesta terra quente, árida, esparsamente povoada, a vida dum viajante depende freqüentemente de água. Um viajante inexperiente morreu de exaustão de calor e sede nesta área. Registrou suas últimas palavras num gravador portátil. Todavia, sem que soubesse, um poço artesiano se achava a curta distância dali. Que diferença haveria se ele soubesse disso!
Na década de 1880, as novas de que se encontrou água na parte ocidental de Queensland foi saudada entusiasticamente. As planícies seriam ideais para pastagem, compreendiam muitos, caso houvesse uma reserva de água. Assim, a descoberta de água subterrânea lançou as bases para a rápida expansão por parte dos que estavam dispostos a suportar o calor, as moscas, o pó e outras dificuldades.
Um poço após outro foram perfurados até que agora, na Grande Bacia Artesiana, há cerca de 3.500 poços que fluem água, e cerca de 5.000 subartesianos. Alguns destes poços produzem até 7,5 milhões de litros por dia.


Água Para o Gado


A água artesiana não é adequada para uso em contínua irrigação em ampla escala. Isto se dá por causa do seu conteúdo de carbonato de sódio. No entanto, é de valor como água para o gado. Deveras, cerca de 20 por cento das ovelhas na Austrália, segundo se relata, dependem inteira ou parcialmente de reservas artesianas.
O conteúdo de carbonato de sódio na Grande Bacia Artesiana é de pouco mais de 300 miligramas a pouco mais de 2 gramas por litro. Mas, visto que o gado viceja em água com 17 gramas e as ovelhas em água com 23 gramas por litro ou até mais, o conteúdo mineral não representa nenhum problema para o gado.
A água dos poços é canalizada em valetas abertas para onde é desejada. Alguns poços suprem muitos criadores de gado. A valeta mais extensa de um único poço vai até a 187 quilômetros do poço "Wild Horse" (Cavalo Selvagem) próximo de Bollon, Queensland. Tem um fluxo de 337.000 litros por dia. Diferente dos anos anteriores, os poços hodiernos são lacrados ou fechados completamente quando não se usa seu suprimento. Desta forma espera-se conservar a água e manter um certo grau de pressão.


Quanto Durará a Reserva de Água?


É interessante que os poços artesianos continuaram a produzir cada vez mais água até 1914, tempo em que um auge de mais de 1.325.000.000 de litros jorravam no solo. Deste tempo em diante, começou gradual diminuição do fluxo. Apesar de milhares de poços serem escavados desde aquele tempo, o total de litros diminuiu até o presente fluxo, calculado em aproximadamente 758 milhões de litros diários na Grande Bacia Artesiana.
Por que houve esta diminuição da vazão? Bem, com todos os poços que estão sendo perfurados, grande quantidade de água foi liberada e, junto com ela, grande quantidade de pressão. E a água que entra nas bocas dos leitos filtra através das rochas porosas mais vagarosamente do que a água que jorra dos poços. Assim, a vazão diminui gradualmente.
O que tem acontecido nos últimos sessenta anos mais ou menos na Grande Bacia Artesiana poderá ser comparado ao que acontece quando usa uma mangueira de jardim. Se puser seu dedo na extremidade dela, a pressão e a quantidade de água na mangueira aumentarão, de modo que, ao tirar o dedo, a água sai num jato súbito e daí volta de novo a sair normalmente. Embora o retorno a uma vazão normal demore apenas alguns segundos depois de remover o dedo da mangueira, esta redução tem estado em progresso gradual por muitos anos na bacia artesiana. A vazão de água ainda está diminuindo.
Alguns criadores de gado demonstram preocupação quanto a se a água dos poços acabará por fim. Mas, não parece que acabará. As áreas de captação da bacia subterrânea recebem água a uma taxa calculada de quase 500 milhões de litros por dia, e, assim, espera-se que o decréscimo na vazão de água continue até que a captação e a vazão se igualem.
Assim, parece que, por muitos anos futuros, haverá água adequada para os criadores de ovelhas e bois. Que fenômeno é a grande bacia artesiana! Aqui, na Austrália, trata-se deveras de água escondida para uma terra sedenta!


*** g70 8/8 pp. 25-26 ***

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.