Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Enfrentando a sinusite


SENTE dores de cabeça em dias nublados? Tem dificuldades com o catarro nasal ou "nariz escorrendo"? É provável que lance a culpa de tais males sobre seus seios nasais? Se assim for, talvez esteja certo, mas, também nesse caso, talvez esteja errado.
Com efeito, o Dr. A. P. Seltzer, autoridade em moléstias dos seios nasais, verificou que dentre mil pessoas que achavam sofrer de sinusite, apenas 12 por cento realmente sofriam. Mas, quer tenha dificuldades com seus seios nasais quer não, a informação sobre os mesmos deve ser-lhe de interesse e talvez até lhe seja de ajuda.
Exatamente o que são os seios? Um seio é simplesmente "um recesso, uma cavidade ou um espaço vazio". Há muitos seios em nosso corpo, mas os mais notáveis são os quatro pares de seios situados perto ou relacionados com a cavidade nasal. São conhecidos como seios "paranasais", e são apenas estes que consideramos aqui.


Sua Localização


Os maiores destes seios nasais são dois piramidais, localizados em cada um dos lados do nariz, no osso maxilar superior. Tais seios vão desde as raízes dos dentes superiores até as cavidades dos olhos. No adulto mediano, envolvem pouco mais de dezesseis centímetros cúbicos.
De tamanho menor são os seios frontais, localizados na testa, acima dos olhos. Por trás destes seios frontais, mas em nível inferior, acha-se um par de seios situados no etmóide ou osso ‘semelhante a um crivo’. Cada um destes seios realmente consiste em um labirinto de cavidades, indo de tão poucas quantas três até tantas quantas dezoito. Outro par de seios se localiza por trás dos seios etmoidais e se acha num nível ainda mais inferior, com efeito, perto da base do crânio.
A respeito destes seios, diz-se-nos que não há tal coisa como a uniformidade de seu tamanho, forma e número. Exceto, talvez, que usualmente ocupam a mesma parcela de espaço quer consistam em muitas cavidades ou compartimentos quer apenas em poucas.


Propósito Que Cumprem


Qual é o propósito de todas estas cavidades, bolsas, recessos ou seios? Ao passo que há alguns que duvidam que tenham qualquer finalidade, assim como muitos sustentaram por bastante tempo que a glândula timo não tinha nenhum fim, para outros parece razoável que tenham razão para existir, assim como toda outra parte do corpo humano.
Por um lado, aliviam o peso de nosso crânio. Ademais, nossos seios nasais sem dúvida aprimoram a ressonância de nossa voz, à medida que permitem que os ossos do crânio vibrem mais prontamente. Nossos seios mui provavelmente ajudam a umedecer o ar que respiramos, bem como aquecê-lo, pois é necessária a boa ventilação em nossos seios nasais se havemos de gozar de boa saúde. E não são poucos os que sustentam que nossos seios nasais ajudam o corpo a livrar-se de resíduos, tais como o flegma ou muco.


Por Que Sinusite?


A sinusite não dispõe de sintomas típicos que lhe sejam peculiares, de modo que nem sempre é fácil dizer se alguém tem sinusite ou não. Ora, isto se torna bem claro quando notamos que, em geral, a sinusite é secundária a algum outro mal, mui usualmente o resfriado comum ou a infecção das vias nasais superiores. Assim, dores de cabeça, febre, tonturas, perda de apetite ou do senso olfativo da pessoa, e assim por diante, podem ou não ser indício de sinusite.
Por que nossos seios nasais, ou, falando-se mais estritamente, as membranas de nossos seios nasais, nos causam dificuldades às vezes? Por causa de seus fluxos excessivos ou por causa da obstrução de seus canais que levam ao nariz ou à garganta, devido estarem inflamados. Entre as causas mais imediatas se acham neoplasmas ou pólipos que fecham os canais que procedem dos seios nasais ou, mais amiúde, a inflamação do nariz, que talvez se espalhe para as membranas mucosas dos seios nasais.
A tendência de as membranas se inflamarem talvez seja hereditária. Daí, então, as condições pré-natais desfavoráveis podem ter-nos dado um mau começo, como talvez a falta de alimentos corretos ou a falta do amoroso cuidado paternal na primeira infância. A falta de controle das emoções talvez seja a causa, assim como a preocupação, tensões e fricções excessivas com aqueles com quem vivemos ou trabalhamos. A sinusite também pode ser provocada pelos extremos de umidade ou de temperatura a que a pessoa não se ache acostumada.
A sinusite pode ser atribuída a uma condição de fraqueza geral provocada por grave moléstia ou devido a abusos de prazeres enervantes. Poderá ser causada por alergias, infecções e hábitos alimentares inadequados, pela falta de exercício e por não se descansar e dormir o suficiente. Todas estas coisas podem provocar a sinusite aguda, que, se não for cuidada ou curada, pode resultar na mais persistente mas menos pronunciada sinusite crônica.


O Que Se Pode Fazer a Respeito?


Como se dá com outros problemas de saúde, a prevenção vem em primeiro lugar. Bem que se observou que "Um grama de prevenção é o fator mais significativo para a saúde."
Descanse e durma o suficiente bem como respire bastante ar fresco. Ingira alimento saudável, e não sobrecarregue seu sistema. É bom adotar algum regime de exercício, especialmente se sua ocupação for sedentária, de forma a poder gozar a sensação de bem-estar. Os que sofrem de sinusite não raro são muito sugestionáveis, de modo que talvez precisem fazer esforços especiais de criar saudáveis hábitos mentais e emocionais.
Evite manter os aposentos quentes e secos demais — é melhor que fiquem confortavelmente frios do que primorosamente quentes. Elimine o fumo se for fumante e reduza as bebidas alcoólicas se as apreciar.
Entre os remédios recomendados se acha ingerir suficientes líquidos, tais como água ou sucos de frutas — e não cerveja e café! Compressas quentes, banhos de vapor quente ou de sauna e o uso de enemas para ajudar o corpo a eliminar os resíduos são recomendados por algumas autoridades. Aqueles que consideram a sinusite como esforço do corpo para eliminar resíduos instam especialmente a que se reduza a ingestão de alimentos ricos e altamente refinados.
Certo médico naturalista recomenda a cataplasma de cebola. (Corte a cebola em pedaços finos, coloque entre dois pedaços de gaze e ate em redor da garganta ao ir dormir.) Outros advogam a inalação de vapor quente de água.
O médico clínico talvez recomende alguma das coisas já citadas, bem como receite descongestionantes e anti-histaminas. Os descongestionantes reduzem a inchação das membranas, mas, se receitados em gotas ou aerosol, não devem ser administrados por mais de dez dias em seguida. Especialmente se indica a precaução no seu uso em pacientes com pressão alta. Em casos mais graves, o médico talvez prescreva antibióticos e aspirina, ou algo mais forte para minorar a dor. Em casos crônicos, alguns talvez aconselhem a operação, porém isto se dava mais em tempos passados do que agora.
O quiroprático, por outro lado, age baseado na premissa de que sinusite é caso de hipersensibilidade, envolvendo em especial o sistema nervoso simpático. Trata a sinusite tanto localmente, por manipular as vértebras, onde se acham os nervos que conduzem à cabeça, como sistematicamente, por tentar melhorar a saúde geral do paciente como um todo. Cada vez mais quiropráticos aplicam a pressão aos seios nasais e se preocupam com a nutrição, quando tratam da sinusite.
Há outros tratamentos também. Mas, depois de tudo que se disse e fez, nunca é demais sublinhar fortemente que a moderação e o domínio de si são básicos. Quem pondera sobre a boa nutrição, exercício adequado, descanso e sono suficientes e os corretos hábitos mentais e emocionais, pratica a medicina preventiva no que toca a seus seios nasais.
A maioria das pessoas parecem negligenciar mais seu corpo do que seus automóveis. Todavia, as leis de causa e efeito operam tão inexoravelmente no caso de um como no caso do outro, e quão infinitamente muito mais valioso é seu corpo do que seu carro! Este princípio se aplica não só à sinusite, mas também a todo outro mal que aflige a raça humana. Não é sem boa razão que certa autoridade em sinusite comentou: "De importância primária aqui, como em tudo o mais, é a saúde geral da pessoa, visto que a atividade normal de todos os tecidos mucosos depende principalmente do bem-estar do corpo como um todo."


in Despertai de 22/10/1970 pp. 12-14

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.