Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Então está pensando em comprar uma casa?


“NÃO poderia fazer melhor negócio”, disse com entusiasmo o exuberante corretor de imóveis a seu cliente vacilante. “Aumenta a cada dia a procura de imóveis, e uma oferta como esta simplesmente não é mais feita.”
Mas, os experientes na compra e na venda de imóveis sabem que nem tudo é tão simples assim. Há armadilhas em que caem facilmente os incautos e desinformados. A menos que a pessoa seja cuidadosa, pode ficar envolvida numa rede de complicações legais e financeiras que podem deixá-la, não só sem a casa que esperava obter, mas despojada do dinheiro que deu de entrada.
A decisão quanto a se se deve comprar ou não uma casa é influenciada pelas circunstâncias de cada família. Uma família talvez decida ser melhor alugar uma casa ou apartamento e evitar as responsabilidades advindas de se ser proprietário. Por outro lado, outra família, a fim de fornecer um ambiente determinado para seus filhos, e para evitar as ansiedades da moradia incerta, talvez decida comprar uma casa.
Não há cálculos duma régua de cálculos que determine a decisão correta.


Considere Antes de Comprar


Talvez a consideração básica, se contempla comprar uma casa, é sua situação financeira. Que pagamentos mensais pode manter? De quanto dispõe para a entrada? Se não tem o suficiente, que fontes de fundos lhe estão disponíveis? Como pagará a dívida? Quanto serão os juros?
É sábio não subestimar o custo de ser dono de sua própria casa. Por exemplo, uma pessoa talvez procure um apartamento para alugar e então procure uma casa cujos pagamentos mensais, depois da entrada, são exatamente os mesmos. Assim, talvez decida que, por serem iguais os pagamentos, pode custear um tão facilmente como o outro.
Para ser realista, contudo, o comprador em potencial deve acrescentar aos pagamentos mensais da casa diversas outras despesas, tais como a perda dos juros do dinheiro dado como entrada, os impostos prediais e territoriais, o seguro, as despesas de aquecimento, as contas d’água, a manutenção e os consertos. Quando tais despesas são cuidadosamente calculadas, o dispêndio real de uma casa talvez eqüivalha de 50 a 90 por cento mais do que morar num apartamento!
Naturalmente, há também argumentos em favor de se comprar uma casa. O novo dono duma casa efetua pagamentos de algo que por fim será seu. Talvez argumente, de direito, também, que os aluguéis de apartamentos sobem com regularidade, ao passo que agora, com exceção dos impostos, ele estabilizou razoavelmente as desposas. Ademais, talvez arrazoe que, com a inflação galopante do sistema monetário do mundo, a melhor cunha protetora contra a inflação é o imóvel.
Outra consideração que talvez pese em favor de uma casa é o bem-estar dos filhos. O ambiente na atmosfera carregada de muitos edifícios de apartamentos não é bom. Com efeito, os proprietários destes não raro preferem inquilinos sem filhos, e assim talvez não forneçam qualquer tipo de locais recreativos. Ao passo que a mãe talvez tenha pequenas tarefas para suas filhas no apartamento, muitas das tarefas que fornecem excelente treino para os meninos, tais como aparar os gramados, limpar as calçadas e os quintais, usualmente não existem.
Por outro lado, o morador num apartamento talvez indique que, quando o tempo não é consumido em tais tarefas, muitas horas se acham disponíveis para treinar os filhos em várias outras atividades valiosas. Os apartamentos não têm a carga extra de trabalho que é inescapável ao proprietário duma casa.


Arranjando a Compra


Há ocasiões, contudo, em que a pessoa talvez decida que a compra duma casa visa os interesses da família. Mas, como pode fazê-lo se não dispuser de suficiente dinheiro para a entrada?
Desejará examinar as fontes de capital que talvez estejam disponíveis. Talvez se possam obter empréstimos a taxas mínimas de juros através das associações de crédito ligadas a seu emprego. Ou talvez verifique que se seu crédito é bom, o banco local talvez lhe empreste o dinheiro necessário. Por outro lado, um parente talvez fique feliz de poder ajudá-lo. Mas, uma vez que tome emprestado a entrada, como pode o proprietário duma casa esperar pagá-la?
Algumas famílias compraram casas que são suficientemente grandes de modo a dispor de um quarto ou dois para serem alugados. A renda de tal aluguel é então usada para pagar o empréstimo, ao passo que outras despesas são cobertas pela renda regular da família. Tal método foi um meio bem sucedido empregado por alguns para se tornarem proprietários. Apenas um avisozinho, se este for seu plano — certifique-se de comprar um imóvel que possa sublocar.


Escolher Uma Casa


Excelente conselho para os prospectivos compradores duma casa é pesquisar o assunto. Em alguns locais, há usualmente várias casas disponíveis.
Primeiro, decida em geral a localidade em que deseja morar. Descubra tudo que possa sobre a vizinhança. Passeie de carro pela área, não só para ver que casas se acham anunciadas como estando “a venda”, mas também para considerar certas coisas, como o transporte público, a localização de parques e escolas, e assim por diante. Sempre verifique os regulamentos municipais; de outra forma, talvez acabe morando perto de uma fábrica de cola! Às vezes, um passeio pela vizinhança revela uma casa a venda pelo próprio dono, ao invés de por meio dum corretor. Tal transação direta talvez resulte na economia de milhares de euros em comissões de venda.
Quando reduz a busca a três ou quatro casas possíveis, o exame mais cuidadoso de alguns pormenores não raro fará com que certa casa se destaque como a melhor compra.
Por exemplo, considere a fluidez de tráfego na casa. Uma casa deve ser construída para prover o máximo de privatividade na área dos quartos e banheiros. Pode ir do quarto de dormir para o banheiro sem ser visto na sala de estar? Ficarão os filhos longe do barulho da família se forem dormir mais cedo à noite? Pode ir da cozinha à sala de jantar sem passar pela sala de estar? É a cozinha suficientemente grande, tanto para se trabalhar como para se comer? É satisfatória a ventilação para remover os odores de comida?
Verifique, também, a solidez da estrutura e de seus sistemas. É novo o sistema de aquecimento, se houver um, ou está prestes a entrar em colapso? Há um porão, e é acabado? Há goteiras nele? Se em dúvida, tente inspecionar a casa depois dum dia chuvoso. Quão velho é o telhado? São os encanamentos e fiação adequados e se acham em boas condições? Se houver uma lareira, funciona realmente? É o terreno bem ajardinado? Pode custar centenas de cruzeiros a plantação de arbustos e árvores nele.
Ao decidir entre três ou quatro casas, alguns acharam prestimoso fazer uma tabela alistando tais perguntas básicas. Então procuram ver como se enquadra cada casa. Não raro, tal análise indicará meridianamente a casa a comprar.
Mas, lembre-se: Fique satisfeito antes de comprar. Uma vez feita e assinada uma escritura de compra e venda, pouco adianta examinar o teto, os alicerces ou quaisquer outros aspectos da estrutura. Aí é tarde demais. Portanto, não assine nada até estar seguro.


Fazer Uma Oferta de Compra


O passo seguinte é fazer e apresentar uma oferta formal de compra. A oferta é geralmente feita pelo corretor de imóveis, embora o comprador geralmente ache sábio mandar seu advogado examinar o documento, ou outra pessoa independente de gabarito, antes de assiná-lo.
Certifique-se de que todas as boas condições mencionadas pelo vendedor ou seu corretor sejam incluídas na oferta de compra e venda. Todos os compromissos verbais pertinentes à transação devem ser incluídos no acordo por escrito. Se tiver qualquer dúvida a respeito do sistema de aquecimento, o teto e assim por diante, o que o corretor diz sobre tais coisas deve ser escrito no acordo.
Também, se a oferta incluir quaisquer itens em adição à própria casa, tais como tapetes, geladeira, fogão, máquina de lavar roupa, cortador de grama, todos estes itens devem ser claramente mencionados. É em geral melhor incluir no acordo até mesmo artigos óbvios, tais como o sistema de aquecimento, lustres, antena de televisão. Tal acordo cuidadosamente escrito pode ajudá-lo a evitar discussões ou até mesmo ações legais.
Antes de a oferta ser assinada, verifique cuidadosamente que não vá enfrentar quaisquer custos não previstos. Por exemplo, será que há algum imposto de transmissão do terreno que terá de pagar antes de registrar sua escritura? Permitiu normais “ajustes por ocasião da escritura definitiva”, que talvez incluam um prêmio para um seguro contra incêndios de três anos, impostos territoriais para parte do ano corrente ou contas extras para combustível ou itens pagos adiantadamente?
Entenda claramente os termos de sua hipoteca. Tem o privilégio de pagar quantias adicionais pelo capital em qualquer ocasião que deseja, ou se trata duma hipoteca “fechada”? Qual é a taxa de juros? Seus pagamentos regulares incluem o capital e os juros, ou envolvem o capital e mais os juros? Sabe quanto de seu pagamento será deduzido do capital e quanto para o pagamento dos juros?
A habitação tem sido descrita como se situando entre os mais importantes problemas sociais de nossos dias. À medida que aumenta a população, e escalonam os custos habitacionais, só se pode esperar que o problema se torne cada vez mais difícil.
Deve comprar ou assumir as responsabilidades de ser proprietário de uma casa? Deve alugar e talvez viver com a ansiedade de moradia incerta? A decisão nem sempre é fácil.


in Despertai de 22/2/1971 pp. 24-27

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.