Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Colecionar selos como passatempo





ALGUNS o consideram o passatempo mais excelente do mundo. Outros o desprezam. Não obstante, cativa as pessoas de todas as rodas da vida, quer tenham noventa ou apenas nove anos de idade.

Parece que a mais antiga referência à coleção de selos foi na Inglaterra em 1841, um ano depois de terem sido primeiro emitidos. O Times de Londres trazia o seguinte anúncio:

“Uma jovem senhora desejosa de cobrir seu quarto de vestir com selos cancelados, tem sido até agora incentivada em seu desejo pelos seus amigos particulares a ponto de ter tido êxito em colecionar 16.000. Sendo estes, porém, insuficientes, ela ficará muitíssimo grata se alguma pessoa bondosa, que talvez tenha estes pequenos artigos (de outra forma inúteis) à sua disposição, a ajudar em seu projeto excêntrico!”

Desde aquele tempo, muitos colecionadores de selos não só derivaram prazer do passatempo, mas verificaram que aliviava a tensão. Outros apreciam o lado educativo disso. Também, o toque artístico dos selos atrai alguns colecionadores, ao passo que as perspectivas de lucro financeiro motivam ainda outros.

O Que Tornou Possível a Coleção de Selos?

Antes do serviço postal, as pessoas enviavam mensagens e cartas via viajantes de confiança. Por volta do século dezesseis, operava um serviço postal internacional entre diversos países europeus. Mas, era bastante custoso e envolvia muita demora na entrega. Daí, em 1680, um homem chamado Dockwra iniciou um sistema de carteiros em Londres, Inglaterra. Recolhiam-se cartas de hora em hora de centenas de caixas de correio que ele estabeleceu pela cidade de Londres. A entrega era feita dez vezes por dia, e o custo era de apenas doze centavos por carta!

Todavia, visto que a concessão de um serviço postal era um favor prestado a membros da aristocracia, o negócio de Dockwra logo terminou. A diretriz dos nobres era conseguir o máximo de lucro monetário possível por um mínimo de serviço. O resultado foi uma corrupção a tal ponto que deu origem à expressão em inglês “embrulhão como um carteiro”.

Contudo, à medida que se formava a estrutura do comércio e da indústria, o serviço postal tornou-se necessário a outros setores. O povo fez movimentos em prol da reforma postal e isto incitou o Parlamento ‘a designar uma comissão de inquérito. Em resultado, Sir Rowland Hill publicou um panfleto em 1837 sobre “Reforma dos Correios”. Recomendava que se entregassem as cartas a qualquer parte da Inglaterra por um pêni. O Governo Britânico tomou providências e em 1840 restaurou o porte de um pêni, emitindo os primeiros selos postais adesivos para uso nas cartas.

Estes eram os famosos selos de um pêni trazendo um perfil da Rainha Vitória (agora chamado de “o Penny Black”) e os selos azuis de dois pence. Cerca de dois anos depois, o “Despatch Post” da cidade de Nova Iorque pôs em circulação o primeiro selo adesivo nos Estados Unidos. O Canadá seguiu o exemplo em 1851 com um selo de três pence com o desenho de um castor.

Por volta de 1966, certa autoridade calculou que se havia emitido mais de 156.000 tipos diferentes de selos ao redor do globo! Só a Europa é responsável por pelo menos 54.228 destes. Não é de admirar que os colecionadores de selo tendam a se especializar em tipos específicos!

Os Instrumentos do Colecionador de Selos

Há disponíveis inumeráveis livros nas bibliotecas públicas e livrarias como ajudas para se saber os valores dos selos e o que colecionar. Para classificá-los, um álbum é muito útil, bem como uma lente de aumento.

Alguns começam por aproveitar os selos das cartas que chegam a seus lares ou locais de negócio. Outros organizam uma coleção por comprar maços de vários tipos de selos. A maioria dos colecionadores verificam que os maiores maços contêm os melhores selos. Desta forma é possível obter cerca de 70 por cento das emissões de selos do mundo.

Panorama Postal

Pode-se ver uma crônica da história humana através da janela dos selos. Cenas pacíficas, guerras e outras tragédias humanas, realizações científicas, perfis de reis, rainhas, presidentes, bem como de ditadores iníquos foram todos retratados. Durante a Segunda Guerra Mundial, os lados opostos converteram os selos postais num veículo de propaganda. O comércio e a indústria desempenharam um papel em influenciar os seus desenhos.

Alguns colecionadores se especializam em selos de animais e em resultado reúnem um regular “Quem É Quem” zoológico em seus álbuns. O urso coala, o ornitorrinco botador de ovos e aquele notável saltador, o canguru, tiveram todos a sua figura impressa nos selos australianos. Os selos peruanos foram ilustrados com o lhama, enquanto que as cartas liberianas foram decoradas com o crocodilo. A humilde tartaruga apareceu nos selos vietnameses e equatorianos. Leões, leopardos, gazelas, camelos, lobos e o hipopótamo já figuraram nos selos da Dinamarca, Angola, Israel, Egito, Turquia e Somália.

Nosso amoroso Criador também ornamentou a terra com um vasto número de criaturas voadoras. É muitíssimo interessante familiarizar-se com elas. Algumas pessoas gostam de fazer isso por colecionar selos em que várias nações retrataram aves comuns a suas terras. A águia de vista aguda tem o seu lugar na face dos selos poloneses, albaneses e sírios, para se mencionar apenas alguns. A Venezuela retratou o abutre, a Hungria o corvo, o Saara espanhol o avestruz, a Coréia o gavião, enquanto que a Áustria, a China, Mônaco e outros representaram as asas planadores da gaivota. Retrata-se a rara ave-do-paraíso em toda a sua glória nos selos da Nova Guiné. Último na ordem, mas não na importância, o pelicano exibiu seu enorme bico nos selos da Iugoslávia, Moçambique e Antígua. A lista das aves retratadas em selos é longa, em grande parte para o deleite dos muitos colecionadores de selos.

Plantas, árvores e flores, bem como insetos, têm adornado os selos através dos anos. Pontes, represas, edifícios públicos, além de rios e montanhas, têm sido usados como temas de selos. É inegável que, através da coleção de selos, pode-se seguir uma ampla fileira de tópicos que são tanto educativos como recreativos.

Naturalmente, alguns selos tendem a transmitir idéias e ensinos contrários aos princípios cristãos. Por exemplo, muitos selos glorificam os líderes políticos e militares, bem como as guerras e conquistas.
Selos de Interesse Incomum

Selos incomuns, como é natural, interessam em especial a muitos colecionadores. Por exemplo, a Serra Leoa emitiu incomuns selos gigantes “Moeda de Ouro”. Cada um destes selos, declarou o Daily Mail de Freetown, está “individualmente entalhado, gravado em relevo e estampado com tamanha precisão e exatidão que, mesmo postos lado a lado com as moedas, a similaridade é surpreendente até no mais fino detalhe”. Os maiores têm uns oitenta e dois milímetros de diâmetro, retratando uma cabeça de leão em relevo ou um mapa do país.

Os colecionadores prestam detida atenção a singularidades. Um selo de Papua, trazendo os nomes de toda agência de correio do país, não só constitui uma singularidade, mas também foi o primeiro deles. Em 1853, o Cabo da Boa Esperança emitiu os primeiros selos triangulares. Os primeiros selos do Brasil, em 1843, foram apelidados de “Olho-de-boi” por causa de seu formato oval.

O selo mais raro do mundo é o magenta de um centavo da Guiana Britânica, agora Guyana, emitido em 1856.
Inversões nos selos os tornam raros. Devido a um erro, o centro do selo Comemorativo do Canal de São Lourenço de 1959 do Canadá foi virado de cabeça para baixo. Um selo aéreo dos EUA de 1918, o rosa-carmesim e azul de 24 centavos de dólar com sua figura de avião de cabeça para baixo ( é também raro ).

Um selo austríaco representava um mercador de vinho da Baixa Áustria nos trajes nativos com tudo correto exceto as orelhas do homem, que estavam viradas do contrário. Um selo de S. Cristóvão-Nevis mostrava Cristóvão Colombo em seu navio ao aproximar-se das Américas em sua viagem histórica de 1492 E. C. Um colecionador de selos perspicaz notou que Colombo olhava para a terra através de um telescópio. Contudo os telescópios não foram inventados senão mais de cem anos depois! No entanto, tais erros aumentam o interesse de se colecionar selos.

A coleção de selos é passatempo interessante e muito se pode aprender dela. Mas, como se dá com outros assuntos, precisa-se exercer cuidado para que não desvie a pessoa das coisas verdadeiramente importantes na vida.

in Despertai de 8/1/1972 pp. 16-19

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.