Brandus dream list

Mensagens populares

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A química e o mundo ao redor de nós





QUANDO criança, ao ver sua mãe misturar a massa e fazer um bolo, será que compreendia que ela agia como “química”? Comeu o bolo devido ao seu bom paladar. Mas, sabia que seu corpo era um laboratório químico altamente complexo, digerindo o bolo e transformando-o em tecidos de seu corpo?

Agora que já cresceu, talvez não tenha feito da química a sua carreira, mas sabe que nada poderia viver se não fôssem os processos químicos. Provavelmente avalia também que muitas coisas que usamos hoje em dia fariam falta se alguns homens não tivessem escolhido a química como sua vocação.

Os químicos, por certo, não fazem as leis pelas quais as substâncias químicas reagem. Podem apenas estudar, fazer experiências e usar instrumentos, tais como os microscópios, para descobrir e entender tais leis, e para saber como aplicá-las para obter certos resultados.

Alguns dos produtos da pesquisa dos químicos que tem exercido profundas influências em nosso mundo são os explosivos, combustíveis, plásticos, papel, aço, vidro, detergentes, remédios e outras coisas numerosas demais para serem mencionadas. Estas coisas influenciam nosso trabalho, nossa alimentação, nossas construções, as roupas que trajamos, nossos modos de viajar — quase tudo em nosso modo de vida.

Ciência Antiga

Não sabemos até que ponto os antigos egípcios, babilônios, assírios e hebreus entendiam a química. O registro histórico da Bíblia realmente revela, contudo, que até mesmo antes destas civilizações primitivas, sim, antes do dilúvio global, há cerca de 4.300 anos atrás, os homens dispunham de conhecimento de metalurgia, o que envolve a química. E, mais tarde, Jó, que viveu antes de Israel tornar-se nação, disse: “O ferro mesmo é tirado do próprio pó, e da pedra se funde o cobre.” O Rei Salomão, de Israel, mandou fundir cobre. Também, outras indústrias, que exigiam certo conhecimento de química; existiam, tais como a fabricação de vinho e a manufatura de corantes e tintas. Usavam-se drogas, e praticava-se o embalsamar.

A Teoria Atômica

Na história moderna, contudo, progresso extremamente rápido têm sido feito na química devido ao desenvolvimento da teoria atômica, relativa à estrutura da matéria (realmente postulada pelos antigos gregos). Com efeito, os químicos tiveram amplo quinhão no desenvolvimento da teoria atômica.

Esta teoria ensina que os átomos se compõem basicamente de três partículas: prótons, neutrons e eléctrons. Combinações destas partículas em números variados constituem os elementos. Um elemento é uma substância que não pode ser decomposta em substancial mais simples por meios químicos comuns. Assim, para a química comum, os elementos são blocos de construção. A seguinte unidade em ordem é a molécula, que pode consistir em um ou mais átomos. Daí vêm os compostos, constituídos da união de dois ou mais elementos.

Há noventa e dois elementos que se encontram comumente em estado natural. O hidrogênio, um gás, é o mais leve deles. A platina é um dos mais pesados. Alguns outros foram produzidos’ artificialmente, de modo que o número total de elementos conhecidos hoje é de mais de cem. O elemento mais abundante da crosta terrestre e de suas águas é o oxigênio, essencial tanto à vida animal como vegetal. O oxigênio também constitui cerca de um quinto do ar, pelo volume.

A maioria dos elementos têm afinidade ou atração por outros. Pouquíssimos são considerados inertes, ou praticamente inativos. Há, virtualmente, infindável número de arranjos e combinações, constituindo todo tipo de matéria que existe. As moléculas mais complexas se encontrem nas coisas vivas. Moléculas maciças de várias proteínas, consistindo em muitas centenas de átomos, num arranjo complicadíssimo, têm recebido recentemente muita atenção por parte dos cientistas. Não importa quão maciças sejam, para moléculas, somente podem ser “vistas” por meio de um microscópio eletrônico.

As Leis da Química Operam Para o Bem-Estar do Homem

Muito embora combinações químicas sem número tenham sido descobertas, verifica-se que há grande estabilidade no arranjo. Tabelas de números atômicos e pesos atômicos compilados à base de observação dos elementos, são, portanto, muito fidedignas e úteis ao químico. Algumas das leis que controlam as reações químicas são da mais alta complexidade, todavia, quando compreendidas, vê-se que governam toda matéria na mais maravilhosa ordem.

Os elementos às vezes se juntam para produzir compostos que têm propriedades muito diferentes dos elementos sozinhos. Um exemplo de tal composto é o sal de cozinha, composto de cloro e sódio ambos sendo substancial venenosas. A água, um líquido composto de gases, com dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, revela características que, de diversos modos, atingem nossa vida e conforto. A água tem a característica incomum de ter suas moléculas mais apertadas em sua forma líquida do que quando congelada. Por conseguinte, o gelo flutua. De outra forma, à medida que se depositasse no fundo dos lagos, estes se tornariam permanentemente congelados.

Podemos nos sentir felizes de que a água tenha uma capacidade de aquecimento maior do que qualquer outro líquido. Isto tem muito que ver com a moderação do clima próximo das grandes massas de água. Também, nenhum outro líquido pode igualar-se a água como solvente.

O oxigênio é um elemento muito ativo, combinando-se rapidamente com muitos outros elementos. Isto o torna ideal purificador do ar e da água, rapidamente oxidando e tornando inofensivas certas substancial venenosas.

Tem a Química a Resposta Para os Problemas do Homem?

Por causa da parte importante que a química desempenha no mundo do homem, torna-se um estudo muitíssimo apreciado, bem como fonte de coisas convenientes e úteis à humanidade. Os químicos aprenderam muito, porém, em realidade apenas “arranharam a superfície” deste imenso campo de empreendimento. Os químicos ainda não sabem de modo exato como cresce uma lâmina de grama, nem compreendem plenamente a fotossíntese, por meio da qual as plantas fabricam o alimento para toda a vida animal. Nenhum químico já alcançou as alturas da realização de uma única célula do corpo humano, que, segundo se diz, pode realizar de uma a duas mil diferentes reações químicas simultaneamente.

As coisas que a química tem desenvolvido dispõem de bom potencial, mas a falta de conhecimento de seu efeito final, e o abuso em usá-las, causaram muitos problemas. Os plásticos, os detergentes, as drogas e os progressos nos meios químicos de destruição ajudaram a levar a humanidade a uma época de crise.
in Despertai de 22/1/1972 pp. 11-12

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.