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sábado, 15 de janeiro de 2011
Ensinar prendas domésticas a sua filha
QUANTO êxito tem tido em ensinar sua filha a ser uma boa dona de casa? Sabe ela como cuidar da roupa a lavar? Já lhe mostrou bons métodos de limpar o pó e lavar a louça? Conhece o valor de uma tabela de limpeza?
Muitas noivas jovens se acham totalmente despreparadas para tais deveres simplesmente porque não se lhes ensinou nada. Será que isto acontecerá com sua filha quando se casar? Ao considerarmos alguns aspectos das prendas domésticas, por que não analisa o que faz para ensiná-las a sua filha?
Cultivar um Incentivo de Ajudar
“Oh, não conhece a minha filha”, certas mães talvez digam. “Ela simplesmente não quer aprender.”
Por que, porém, ela pensa assim? Ao passo que a preguiça talvez seja uma razão, usualmente tal atitude resulta da falta de incentivo. Será que sua filha compreende a razão de ser vital cuidar de casa? Já lhe explicou como as várias tarefas contribuem para o conforto e funcionamento ordeiro do lar? Já a incentivou realmente a ajudá-la?
Certa mãe contou como o fez. Explicou aos filhos que a casa também era deles, e que tinham também responsabilidade de mantê-la asseada e limpa. Com tal encorajamento, concordaram prontamente em ajudar. Mas, foi preciso paciência por parte da mãe, bem como disciplina firme, pois os filhos eram jovens e não raro deixavam de cumprir suas designações de trabalho. Agora, contudo, todos participam e prontamente terminam suas tarefas.
Talvez, mais do que qualquer outra coisa, sua própria atitude para com o trabalho doméstico influa no conceito de sua filha a respeito do mesmo. Se considerar os trabalhos de casa como amolação, e murmurar e importunar-se ao efetuar seus deveres, sua filha provavelmente criará a mesma atitude. Por outro lado, se considerar o trabalho doméstico como expressão de seu amor à família, e ficar alerta de sempre achar meios de agradar a eles, ela notará seu interesse e sua boa disposição. Isto será verdadeiro incentivo para que ela deseje ajudar.
É sábio tornar os períodos de trabalho tão agradáveis quanto possível. Certa mãe relata que, não raro, ela e sua filha ligam o rádio ou tocam discos enquanto trabalham. Em uma de tais ocasiões, ao rirem e cantarem juntas, sua filha comentou: “Sabe, mamãe, acho que Deus pretendia que a mãe e a filha se divertissem assim, não acha?” Esta mãe não tem de ralhar ou tentar obrigar sua filha a ajudá-la, porque realmente apreciam trabalhar juntas.
Treinamento Inicial
Quando deve a mãe começar a treinar sua filha? Certas mães disseram: “Esperarei até que ela seja mais velha e possa cuidar melhor das coisas.” No entanto, as mães que esperaram geralmente se arrependeram disso. Depois de as filhas começarem a freqüentar a escola e ficarem envolvidas nos deveres escolares e em outras atividades, não raro é mais difícil conseguir sua ajuda e cooperação.
Assim, o tempo ideal de começar a ensinar prendas domésticas a sua filha é antes de ela começar a ir à escola. Quando o treino é iniciado bem cedo, torna-se parte natural da rotina da jovem. É algo que continua a fazer como questão de hábito quando se tornar mais velha. Jovens de idade pré-escolar ficam especialmente ansiosas de agradar e ajudar suas mães. Portanto, aproveite esta disposição juvenil de ajudar.
Certa mãe que começou a treinar seus filhos bem cedo relata os bons resultados obtidos. Afirma que os filhos aprenderam a pôr as coisas no lugar cada noite, antes de dormir. E, de manhã, arrumam suas camas e fazem outras tarefas regulares. A mãe observa que o trabalho que efetuam os torna bem mais apreciativos das coisas que são feitas para eles.
É importante que as mães exerçam paciência ao treinarem filhos bem pequenos. Lembre-se, sua filha está “em treinamento”. Isto significa que ela precisa aprender por ir fazendo até acertar. Ela não irá se tornar perita por a leitora fazer o serviço para ela. Assim, depois de lhe mostrar como, deixe que ela o faça.
Certas mães, contudo, são muito impacientes. Às vezes, ouve-se-lhes queixar-se: “Ela é tão vagarosa. Prefiro eu mesma fazer o serviço.” Assim, suas filhas jamais obtêm a destreza de fazê-lo. Outras mães acham falta em tudo que suas filhas fazem. Isto as desanima, ao invés de encorajar as jovens. É sábio evitar tais tendências.
Asseio — Valiosa Lição
Para sua filha, as prendas domésticas talvez pareçam não só monótonas, mas também uma atividade um tanto inútil. “Por que arrumar a minha cama?” — talvez pergunte. “Vou dormir nela de novo hoje à noite.” Ou: “Por que preciso guardar meus brinquedos! Vou usá-los de novo.”
Um princípio bíblico talvez ajude sua filha a avaliar porque certas atividades precisam ser repetidas. Diz: “Para tudo há um tempo determinado, sim, há um tempo para todo assunto debaixo dos céus.” (Ecl. 3:1-8) E, assim acontece com as prendas domésticas. Há um tempo para arrumar as camas e um tempo para dormir nelas. Há tempo para juntar todas as coisas necessárias para se saborear uma refeição, e tempo de lavar e guardar as coisas em seu devido lugar. Há um tempo para se usar certas roupas e tempo para guardá-las ordeiramente em seu lugar, e assim por diante.
Sua filha precisa aprender o valor de manter o lar asseado e ordeiro. Precisa aprender, por exemplo, que as coisas se tornam muito mais fáceis de achar quando guardadas no devido lugar. Poderia indicar que não precisa ficar procurando a pasta de dentes ou a garrafa de leite. Não, tais itens têm seu lugar, e todos na casa sabem onde estão. Assim, pode-se-lhe mostrar que, se esta regra simples for aplicada a outros itens também, que ótimo isso será!
Poderá também indicar-lhe que, quando os brinquedos e as roupas são ordeiramente guardados ou pendurados, duram mais e permanecem mais limpos. E quão muito melhor é a aparência dum quarto quando a cama está arrumada e tudo está bem asseado e ordeiro! A maioria das mulheres concorda que não é o pó em si mesmo que as deixa nervosas. É a confusão e a desordem numa casa. Como certa mãe se expressou: “Enquanto as coisas estiverem asseadas e forem mantidas em seu devido lugar, pode-se ver mais claramente o que precisa ser feito de forma exata. Se a casa está em ordem, não sentirá que tem muito serviço a fazer, ficando cansada antes mesmo de começar.”
O asseio, naturalmente, não precisa ser levado ao extremo da meticulosidade. Em alguns lares, tudo se acha sempre em tal ordem meticulosa que a pessoa quase tem medo de enrugar o sofá quando se senta nele, ou de deixar marcas do pé no tapete ao andar. É desejável um equilíbrio correto, mantendo-se um lar em que as coisas são, deveras, asseadas e ordeiras, mas um lar em que a família se possa sentir confortável e descontraída.
Outras Coisas a Ensinar
Há tantas outras coisas que poderá ensinar a sua filha que serão de verdadeiro valor para ela. Por exemplo, há muito que pode aprender no dia de lavar roupa. Já lhe ensinou como separar a roupa a lavar, limpar as roupas e dobrá-las quando estiverem secas? Já lhe mostrou como tirar manchas das camisas e dos colarinhos do papai? Talvez tenha de fazer isso para o marido dela algum dia. Entende ela a função dos detergentes e descorantes e o efeito que cada um tem sobre certas fazendas? Explicou-lhe a vantagem de secar as roupas ao sol, antes que fazê-lo numa secadora automática?
Também desejará ensinar a sua filha os meios de a sujeira entrar na casa e como impedir isso. As portas, janelas e áreas adjacentes são alguns dos lugares óbvios para se encontrar a sujeira. Outros não são tão óbvios: nos armários, cantos dos quartos, debaixo dos móveis e nos armários e nas gavetas da cozinha que são usados amiúde. Estas áreas devem merecer cuidados regulares a fim de se impedir que o pó acumule, o que exigirá uma tarefa maior de limpeza mais tarde.
A entrada da sujeira torna necessário limpar o pó. Sabe a sua filha que fazer isso é uma arte? Pode-se remover a sujeira ou se pode simplesmente transferi-la de um local para outro. A diferença jaz em como é feito e com o quê. Se usar um pano úmido, realmente colherá e removerá o pó da superfície dos móveis ou do chão.
Por que não deixa que sua filha sinta isso por si? Faça-a usar um pano de pó comum e ver o que acontece. Daí, faça-a umedecê-lo e realmente ver o pó sair da mobília e apegar-se ao pano. Uma vez que ela veja a diferença, não terá de repetir tais instruções. Ela entenderá o ponto em questão.
Será que sua filha sabe arrumar uma cama? As pessoas têm meios diferentes de fazê-lo e uma forma não raro é tão boa quanto outra. Pode ensinar-lhe a forma de fazer isso em sua casa. Se for muito pequena e achar difícil alinhar os lençóis e cobertores da maneira bem certa, talvez costure uma linha colorida como guia no centro deles. Isto tornará mais fácil para ela colocar os lençóis e cobertores corretamente na cama.
Parte fundamental das prendas domésticas é a lavagem diária da louça, algo que desejará ensinar sua filha a fazer bem. Compreende que deixar os pratos sujos de molho pode não raro facilitar a tarefa? E sabe ela lavar os itens em grupos? Ensine-lhe a lavar todos os talheres e então enxaguá-los juntos, ao invés de cada colher e garfo em separado. O mesmo princípio aplica-se a outros itens. É muito mais simples e mais rápido desta maneira.
Limpar o fogão é algo que consome tempo, e difícil, que muitas mulheres evitam. Já mostrou a sua filha um modo mais fácil de fazer isto? Peça-lhe que pegue todas as partes móveis e as deixe de molho em detergente de um dia para outro na pia ou numa bacia. Na manhã seguinte, a sujeira e a graxa sairão muito mais facilmente. Quando sua filha for maior e tiver seu próprio lar, ela ficará grata de ter aprendido esta lição.
Aprender a Planejar e Organizar
Uma das lições mais importantes que poderá ensinar a sua filha é como planejar e organizar o trabalho dela. Treine-a a pensar antes de agir. Faça-a saber que nem todos os movimentos significam consecuções. É por isso que certas mulheres conseguem fazer muito mais do que outras no mesmo tempo, e com menos tensão e esforço.
Assim, quando ela tiver seu próprio quarto para limpar, ajude-a a analisar o que precisa ser feito. Por exemplo, determine o que precisa ser guardado nas gavetas ou no armário; que itens precisam ser levados para outro quarto, onde devem ficar; que coisas precisam ser jogadas fora e assim por diante. Uma vez ela fique mentalmente organizada, o serviço decorrerá mais suave e ela o conseguirá fazer mais rapidamente.
Talvez possa ajudar sua filha a ver como poderá economizar passos. Por exemplo, talvez observe que ela vai de quarto em quarto, fazendo repetidas caminhadas para jogar coisas fora. Incentive-a a levar um saco grande de papel ao fazer limpeza, e a jogar o lixo dentro dele. Isto economizará tanto tempo como energia.
A boa organização também envolve a habilidade de coordenar diversas tarefas, fazendo-as como uma só unidade. Ensine-lhe a fazer isso. Por exemplo, depois do café da manhã, os pratos e as panelas que precisam disso poderiam ficar de molho enquanto são feitas as camas que já foram arejadas. Ela poderá então ajeitar as coisas, usando um aspirador de pó ou vassoura nos tapetes, e depois disso lavar os pratos. A casa ficará então em ordem e pronta a receber qualquer visita inesperada.
Ou, ensine-lhe a cuidar de outras tarefas próximas da cozinha enquanto a louça do almoço fica de molho. Por exemplo, pode-se remover marcas de dedos das paredes, da geladeira e dos armários; pode-se verificar o fogão e forno para notar se há pingos e sobras de comida; remover o lixo; revestir a lata de lixo de papel ou com saco de plástico para mantê-la limpa de sujeira e de mau cheiro, e assim por diante. Depois de lavada a louça, pode dar um toque final por usar uma bruxa úmida no assoalho. Já aprendeu ela a fazer tais coisas?
Cuidar da cozinha é um desafio particular. Um bom sistema é necessidade premente. Certa mãe relata que, em sua casa, há uma regra de que, fora das refeições, qualquer pessoa que use um copo ou prato tem de lavá-lo e guardá-lo. Em outra casa, a família usa pratos e copos de papel uma noite por semana, quando todos têm de sair em determinada hora. Isso elimina a lavagem da louça e fornece uma disposição festiva para o jantar. Algumas famílias grandes acham prático arrumar a mesa na noite anterior quando têm de levantar-se bem cedo na manhã seguinte. A coisa importante é, seja qual for o sistema seguido, deve ser prático e tornar mais leve o trabalho.
Talvez não seja fácil manter um lar asseado, limpo e confortável, bem como treinar outrem a fazer o mesmo, mas é recompensador. Terá o prazer de ver sua filha chegar a ser uma dona de casa prendada e eficiente.
in Despertai de 8/3/1972 pp. 8-12
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OBRIGADO RUI COSTA!
AMOR MEU, DOR MINHA
DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;
PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;
NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;
FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;
FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;
POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;
PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;
NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;
FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;
FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;
POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.
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