Brandus dream list

Mensagens populares

domingo, 30 de dezembro de 2012

Prevenir

Ter saúde é o mais importante. Costuma-se dizer que quem tem saúde tudo consegue. É um facto, eu acho. E existem doenças que poderiam ser perfeitamente evitáveis se as pessoas tivessem cuidado, se houvesse prevenção. Claro que a doença, infelizmente, faz parte da natureza humana. E muitas vezes, demasiadas, há doenças que aparecem independentemente de qualquer prevenção. Mas isso não invalida que o ser humano aposte na prevenção. Aliás, um provérbio popular define bem essa situação: "Mais vale prevenir do que remediar".

O povo português também continua a ter um péssimo hábito de ir a correr para o hospital por qualquer coisinha, desgastando o sistema de saúde, não só a nível financeiro mas também em recursos humanos e tempo. Como parte da prevenção, as pessoas deviam perceber que ir ao centro de saúde ou ao hospital por causa de uma constipação ou de uma dor de cabeça acaba por prejudicar o sistema de saúde e os próprios utentes, que muitas vezes ganham verdadeiras dores de cabeça por via da insistência em atafulhar o que deveria ser um sistema acessível a todos e prejudicando a qualidade dos serviços.

Por falar em qualidade, é pobre. Mesmo. O sistema português de saúde não garante serviços de qualidade aceitáveis a todos os utentes. A saúde que deveria ser gratuita, tem vindo a encarecer, embora sem melhorar em termos de qualidade. Já que falo em prevenção, essa também deveria ser encarada pelo Estado como algo prioritário, o que aliado aos esforços das pessoas, poderia contribuir para uma diminuição de doenças preveníveis, melhorar a qualidade e baixar os custos para todos.

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.