Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cuidado com a electricidade




VALE a pena ser cuidadoso ao trabalhar com electricidade. Embora talvez use electricidade de baixa voltagem, não é inofensiva. A baixa voltagem está envolvida em mais de 90 por cento dos acidentes eléctricos, e, em quase a metade dos acidentes eléctricos que resultam em morte. Assim, considere cuidadosamente estas notas sobre a segurança quanto à electricidade:
• Cuidado quando estiver no banheiro. Este não é lugar para rádios, aquecedores eléctricos, secadores de cabelo ou abajures de pé. Acima de tudo evite tocar, ou ligar e desligar aparelhos eléctricos ou interruptores quando estiver na banheira ou no chuveiro. Isso significa brincar com a morte.
• Quando suas mãos ou pés estiverem molhados, jamais toque em nada eléctrico; estará provavelmente sendo “condutor”.
• Tenha cuidado ao colocar lâmpadas. Poderá ser electrocutado se seus dedos escorregarem para dentro do casquilho.
• Para proteger as crianças, use tampas de segurança nas tomadas eléctricas. Os buraquinhos nas tomadas eléctricas talvez atraíam as crianças pequenas a meter agulhas, as unhas, tesouras ou outros objectos neles. Expõem-se a grande perigo mas isso pode ser impedido.
• Ao remover o fio de ligação dum aparelho eléctrico, sempre o retire por puxá-lo pelo pino, e não por puxar o fio.
• Ao pregar um prego na parede, use de precaução extra se não souber exatamente onde estão os fios eléctricos. Usualmente correm em sentido vertical e horizontal das tomadas e dos interruptores.
• Antes de sair de casa para passar férias extensas, retire os pinos das tomadas ou desligue sua chave-geral como precaução contra incêndio.
• De tempos a tempos inspeccione os fios eléctricos para ver se o isolamento ainda é flexível e não está rachado. Examine-os em especial nas tomadas e no ponto em que entram no aparelho. Fios descascados são um incêndio em potencial.
• Não passe nenhum fio eléctrico sob o tapete. Se o isolamento ficar gasto, talvez dê curto circuito, possivelmente provocando um incêndio.
• Utilize fusíveis que são de amperagem apropriada para o circuito envolvido. Usar fusíveis de amperagem maior do que o circuito exige pode causar um incêndio doméstico. Uma solução melhor é mudar um aparelho para uma tomada de outro circuito.
• Devido ao acúmulo de alta voltagem, jamais brinque com o interior dum televisor se estiver ligado.
• Ao usar aparelhos que consomem muita energia, tais como ferros eléctricos, torradeiras e fogões eléctricos, certifique-se de possuir fio grosso se precisar duma extensão. Deve ser uma extensão com fio bastante grosso, e não apenas com isolamento extra.
• Se a torrada ficar presa numa torradeira, não meta uma faca nem outro utensílio para retirá-la, a menos que tenha retirado o fio da tomada.
• A maioria dos aparelhos eléctricos estão equipados com pinos com o “terra”, para isolar com segurança a armação ou caixa do equipamento. Certifique-se de que o aparelho esteja isolado antes de usá-lo. Esta é a lei em muitos países, e é para a sua segurança.
• Lave os cobertores eléctricos levemente a mão. Usualmente é melhor não enviá-los aos tintureiros. Os fluidos da lavagem a seco contêm solventes que podem estragar o isolamento. O revolver da lavadora e da secadora também podem causar rompimentos na fiação e no isolamento. É mais segura a lavagem cuidadosa a mão.
• Se presenciar um acidente eléctrico, não toque na vítima enquanto a corrente estiver ligada. De outra forma, talvez também possa ser electrocutado. Primeiro, desligue a corrente tão rápido quanto possível. Remova o pino, desligue a tomada ou desatarrache o fusível. Numa emergência, usando como intermediário vários jornais secos, uma tábua seca, um tapete de borracha ou algum outro material isolante, segure na roupa da vítima e a arranque do condutor de energia. Uma corda seca ou um lençol da cama podem resultar de ajuda, também. Se a respiração ou batida cardíaca da pessoa tiver cessado, aplique de imediato a respiração artificial.
Mantenha-se alerta e observador ao trabalhar com electricidade. Se ocorrer grave ferimento ou morte, dizer que “não pensei que . . .” não é uma desculpa muito confortadora. Cuidado com a electricidade.

in Despertai de 8/6/1973 p. 12

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.