Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 15 de maio de 2013

É mais divertido participar





AS CONVENIÊNCIAS modernas concedem a mais pessoas mais tempo de lazer como nunca antes. Todavia, muitos não o usufruem plenamente. Dá-se isto com o leitor? Traz-lhe prazer o seu lazer? Ou o deixa com a sensação de vazio e dessatisfação?
Por que não analisa sua recreação? É a maior parte de seu tempo de lazer gasto em ver televisão, ir ao cinema, assistir a eventos esportivos ou a concertos musicais? Será esta a melhor forma de obter o maior prazer do tempo de lazer?
Lembra-se duma ocasião em que era participante activo de alguma recreação? Talvez fosse um jogo ao ar livre, feito com amigos, ou uma festinha musical. Quando terminou, como se sentiu? Falou com entusiasmo sobre como tudo foi divertido? É bem provável que essa experiência ainda esteja vívida em sua mente.
Naturalmente, isto não significa que não poderá divertir-se como espectador. Mas, inegável é que é mais divertido participar.

Benefícios da Participação

Participar deveras exige mais esforço do que ser um espectador passivo. Mas, há boas razões pelas quais vale a pena fazer esforço. Há benefícios a serem colhidos.
Exemplificando: lembre-se daquele jogo ao ar livre que realizou com os amigos. Lembre-se de como teve de manter-se constantemente alerta e até lépido em dados momentos. Seus olhos, ouvidos, seu cérebro, sua voz — seu corpo inteiro ficou envolvido nessa ação. E não foi gostoso verificar que correspondia razoavelmente bem às exigências do jogo? Oh, talvez tenha havido alguma confusão, mas tudo contribuiu para divertir. Se apenas tivesse observado o jogo, teria usado apenas os olhos e os ouvidos. Mas, a participação fez com que mais de seus sentidos fossem exercidos. Ajudou a manter alerta a sua mente.
Também considere o exercício benéfico que fez. O corpo precisa disso. O Dr. Sol C. Colman, quiroprático de Brooklyn, observou sobre o dano que sobrevêm às pessoas que gastam seu tempo de lazer vendo televisão. Disse que, às vezes no passado, quando as pessoas sofriam da doença da ‘espectadorite’, pelo menos andavam para ir e voltar do estádio ou do cinema. Mas, o que dizer de nós hoje? “Depois do jantar, muitos de nós só andam até o sofá ou até à próxima poltrona. Daí, sentamo-nos e permanecemos sentados, e olhamos e continuamos olhando sem parar, e comemos e continuamos comendo sem parar! Por fim, com os olhos turvos, os músculos entorpecidos e a espinha vergada, arrastamo-nos para a cama. . . . A maioria das pessoas precisamos mais do tipo correto de exercício, e ver menos TV. Isto inclui as crianças, bem como os adultos.’,
A participação traz outro benefício. Aproxima-o de seus amigos. O prazer mútuo fortalece os vínculos da amizade. Também, a participação aumenta seu respeito pela habilidade dos outros. Empenhar-se em certa atividade como amador o ajuda a avaliar a perícia daqueles que são especialistas nela. E, quando o leitor, como espectador, observa tais peritos em ação, seu prazer é muito maior.

Actividades Saudáveis

Há muitos jogos em que se pode participar, tais como futebol, boliche, golfe, basquetebol, voleibol, malha, tênis, beisebol e outros esportes. Natural é que a pessoa não queira escolher um jogo ou participar num jogo de tal forma que possa ferir a si mesmo ou a outros. Ter presente que se trata dum simples jogo, e que todos querem divertir-se, ajudará a pessoa a manter a devida perspectiva.
Outra atividade em que pode participar é caminhar a pé e o campismo. As famílias e os grupos de amigos acham isto um passatempo muitíssimo proveitoso. Planejar organizar a viagem, ajuntar o equipamento e as provisões necessários, montar acampamento, fazer uma fogueira e cozinhar nela, tudo isso pode contribuir ao prazer da vida ao ar livre. Todos os envolvidos ficam mais achegados. Em certo verão, um pequeno grupo gozou esta atividade por alguns dias ao longo de uma trilha para caminhadas na parte nordeste dos EUA. Divertiram-se tanto que, depois disso, suas experiências em tais caminhadas se tornaram o tópico de muitas palestras.
A música também fornece oportunidades de participação. Exemplificando: se toca um instrumento musical, poderá juntar-se a outros músicos e poderão tocar juntos. Ou, poderá fornecer o acompanhamento musical para uma festinha musical dum grupo. Mas, mesmo se não souber tocar um instrumento, tem uma voz que pode usar para cantar junto com os outros quando surgir a ocasião. Isto pode ser tão revigorante!
Assistir reuniões, também, pode ser mais prazeiroso e proveitoso se aproveitar-se das ocasiões em que se pede à assistência que participe por comentar ou responder a perguntas. Por envolver-se, a reunião se torna mais interessante para o leitor e os outros presentes.
Naturalmente, há ocasiões em que está sozinho nas horas de lazer. Haverá actividades em que poderá participar pessoalmente então?

Participar Quando Só

Podem ser muito estimulantes as atividades criativas em que a pessoa pode participar quando está só. Por exemplo, pintar, esculpir, construir coisas para o lar, ou tecer. Tais atividades podem ser tão absorventes que verificará que fica aguardando ansiosamente oportunidades de se empenhar nelas. Estojos para amadores se acham disponíveis para trabalhos com móveis, equipamento eletrônico, pinturas a óleo, brinquedos, artigos de couro e muitas outras artes. Não são difíceis de montar, se dispuser de um pouco de know-how.
Um benefício atraente é que tais estojos lhe economizam dinheiro, pois são usualmente mais baratos do que os itens já montados. Também, se der de presente um item feito em casa, será muito mais apreciado por ter sido feito pelo leitor. Uma dádiva assim é uma dádiva permanente, e o recebedor se lembrará do leitor muito mais do que se lhe tivesse dado um presente comprado.
Se gosta de ouvir música clássica gravada e sabe ler música, há uma forma em que pode envolver-se mais e, talvez, aumentar sua apreciação. Como? Por seguir a execução tendo em mãos a partitura musical. A partitura alerta a sua mente para os vários instrumentos em execução. Pode também estimular sua imaginação, movendo-o a visualizar os instrumentos e, talvez, até os movimentos dos executantes.
Se não tiver experiência em ler música, comece por seguir a música solada ao piano, daí, passe para canções, tercetos, quartetos e daí para uma orquestra plena, talvez até mesmo uma ópera. Muitas bibliotecas possuem partituras reduzidas e livros que ensinam a ler a partitura.
Assim, há muitas coisas que se pode fazer quando se está só e que podem tornar mais divertido seu lazer. Mas, o que dizer das ocasiões em que se tem de desempenhar o papel de espectador? Como se pode torná-lo mais satisfatório?

Apreciar o Papel de Espectador

Primeiro, é importante reconhecer as ocasiões em que se deve ser espectador. Exemplificando: se estiver numa reunião e o anfitrião convidou alguém a fazer algo para divertir seus convidados, então esta é uma ocasião para observar e ouvir. Talvez se tenha pedido a um violonista ou pianista que toque algo. Como seria fora de propósito alguém tentar ficar em foco ou pedir que outros participem. Esta é uma ocasião de desempenhar o papel de espectador.
O mesmo se aplica a comparecer a uma reunião em que é proferido um discurso público. Não se tentaria participar nisso a menos que o orador pedisse a participação da assistência, formulando perguntas para que ela respondesse. Ou talvez esteja vendo uma demonstração de alguma atividade. Para aprender, é preciso ouvir e observar.
Naturalmente, se alguém assiste a um evento esportivo ou a um concerto, as circunstâncias o obrigam a ser espectador. E, dependendo do que é apresentado, poderá apreciá-lo ou não.
Isto se dá, por exemplo, quando se trata de espetáculos de televisão e filmes. Pode-se ver um filme ou programa de televisão educativo que sublinhe a sabedoria manifesta na criação. Ou, poderá ver um excelente filme histórico ou simplesmente um excelente espetáculo leve. Mas, hoje em dia, muitas peças e filmes destacam a imoralidade como algo a ser aceito, tolerado e até mesmo glorificado. Assim, é importante ser seletivo se queremos que nossas atividades de espectadores sejam apreciadas e proveitosas.
Mas, para pleno usufruto de seu lazer, não seja sempre espectador. Lembre-se, é mais divertido participar.

in Despertai de 8/6/1973 pp. 9-11

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.