Brandus dream list

Mensagens populares

terça-feira, 18 de novembro de 2003

Com o devido mérito,coloco aqui uma história verdadeira que me foi enviada pelo meu amigo forista José Ferreira.

Letra de médico

Sempre desconfiei da elevada capacidade de os farmacêuticos conseguirem ler os gatafunhos que são tidos como marca de intelectualidade superior: a letra de médico. O que vou contra a seguir é apenas um exemplo, mas o facto é que aconteceu. Fui muito recentemente a uma farmácia de Cascais munido da receita médica para comprar o medicamento prescrito. O funcionário da farmácia, muito profissionalmente lá foi buscar uma embalagem de “Panasorbe”. Como o médico me tinha dito oralmente para tomar “Ben-Uron”, estranhei que o farmacêutico me estivesse a dar “Panasorbe”. Olhei para a receita médica e perguntei, apontando:
- Estes gatafunhos aqui não lhe parecem dizer “Ben-Uron” ?
O funcionário retorquiu:
- Realmente parece, mas aqui já me parece estar escrito “Panasorbe” !
- Se calhar onde você lê “Panasorbe” deve ler “Paracetamol”, não acha ?- perguntei eu
- Realmente você é capaz de ter razão, mas como os medicamentos até parecidos, você até fica a ganhar porque o “Panasorbe” é mais barato !- concluiu o farmacêutico.
Por acaso os medicamentos são parecidos no que respeita aos componentes químicos e serve qualquer deles para me tirarem a valente dor de cabeça que de vez em quando tenho. Porém, maior dor de cabeça seria se a leitura da letra do médico tivesse como base, não dois analgésicos mas dois medicamentos totalmente diferentes, quer na composição química, quer nos fins a que se destinassem. Assim, se vale o conselho, quando o médico lhe prescrever algum medicamento, pergunte-lhe como se chama e escreva com o seu proprio punho o nome do dito cujo para ajudar o farmacêutico a vender-lhe o medicamento efectivamente prescrito pelo médico.
Haja saúde !

José Ferreira
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveito para contar algo que me aconteceu recentemente e que de alguma maneira está relacionado.
Foi-me receitado pela minha médica da asma o medicamento Provax,que serve para prevenir as gripes.Acontece que na farmácia,a rapariga que me atendeu,certamente ainda novata,confundiu o que a médica escreveu,porventura devido à letra mas também devido à inexperiência,e vendeu-me um medicamento com um nome parecido,que não me lembro,mas definitivamente não aquele que eu precisava.Ao chegar a casa,e tendo algumas dúvidas acerca daquele medicamento,pois me parecia que o nome que a médica me tinha dado não era aquele,decidi ler o folheto.Qual não foi o meu espanto quando leio que aquele medicamento se destinava a pessoas que tinham a doença de Parkinson!!!!!
Retornei à farmácia para trocar o medicamento,claro,e não encontrando lá a rapariga que me atendeu,não pude concluir o que se tinha passado,mas apresentei uma reclamação informal à directora da farmácia,pois se eu tivesse tomado aquele remédio,provavelmente teria tido problemas.
Portanto,meus amigos,abram bem os olhos nestas situações!

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.