Brandus dream list

Mensagens populares

terça-feira, 11 de novembro de 2003

Estou preocupado com algo que se está a passar com a juventude deste país.Não só com os jovens,mas principalmente com estes.A minha preocupação tem a ver com os telemóveis,mais concretamente com o fenómeno das mensagens escritas.
Todos sabemos que as mensagens escritas são muito populares entre os utilizadores de telemóveis.Aliás,eu também as considero muito úteis.Porém,o que me aflige é a forma encontrada por uma grande parte desses utilizadores para escreverem essas mensagens.
É óbvio que me estou a referir às abreviações usadas e abusadas por essas pessoas,e como já referi,que são principalmente jovens em idade escolar e que ao abreviarem o que escrevem,ainda que o façam de forma inconsciente,passam a usar essa forma de escrita no seu dia a dia.Ora,sabemos que o português falado e escrito por todos nós já não é grande coisa,mas parece-me que se as pessoas começam a falar e a escrever de forma abreviada,qualquer dia temos de aprender outra linguagem.
Não estou contra o uso total de abreviaturas nas mensagens escritas,mas não seria muito melhor se nessas mensagens se utilizasse o português normal?
É claro que a questão tempo e dinheiro são as "desculpas" mais usuais para se justificar o emprego dessas abreviações.Mas e então será isso preferível ao desejo que todos nós certamente temos de que os nossos jovens falem e escrevam correctamente a sua língua materna?
Para mim,isto é uma situação grave,embora incontrolável e incontornável.Tenho essa percepção...
O que seria possível fazer para evitar esta situação?
Talvez se os pais,os professores e a sociedade em geral lançassem um grito de alerta contra o que eu considero ser o esfumar da língua portuguesa.Não podemos talvez impedir que o uso de abreviações continuem nas mensagens escritas,mas podemos alertar que essa não é a forma correcta de escrever em português.
Sim,porque é cada vez mais notório que os jovens tendem a passar essa forma de escrita para tudo o que escrevem,perdendo dessa forma a identidade da língua portuguesa.
Isto preocupa-me porque não gosto e nunca gostei de escrever mal.Graças a Deus,até escrevo razoavelmente bem,e tento não dar erros nem calinadas ortográficas ou gramaticais(às vezes falho,claro...).E quando vejo que todas estas qualidades se estão a perder,fico triste.
Mas isto é simplesmente a minha opinião.

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.