Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Quando há crime em sua vizinhança


SENTE-SE seguro de andar pelas ruas de sua vizinhança à noite? Não há muitas vizinhanças hoje em dia em que a pessoa diga que se sente. Quer more numa cidade grande, quer nos subúrbios residenciais quer numa cidade pequena, os índices crescentes de crime lhe dão razão para sentir-se apreensivo.
Falando das ruas dos EUA, o Senador John L. McClellan disse: "O crime e a ameaça do crime espreitam os Estados Unidos. Nossas ruas são inseguras. Nossos cidadãos acham-se atemorizados, aterrorizados e ultrajados."
Os cidadãos ultrajados em certa vizinhança de Nova Iorque contribuíram para contratar um guarda desarmado e sem uniforme para patrulhar as ruas durante certas horas da noite. Um porta-voz do grupo afirmou: "Demos fim a uma porção de crimes locais. . . . Não digo que estamos livres do crime, mas as coisas que acontecem nas ruas — os assaltos a mão armada — estão quase reduzidas a zero."
Na Inglaterra, a maior segurança das ruas tem sido atribuída, em parte, a que a polícia as patrulha a pé. Em resultado, os policiais conhecem pessoalmente as pessoas na vizinhança e granjeiam sua cooperação.
Há alguns anos, um distrito policial de Nova Iorque mais do que triplicou os homens em patrulhas a pé, por um período de cerca de três meses, para ver o efeito que isso teria sobre o crime em geral naquele distrito. Em resultado, o crime ficou reduzido à metade. Uma diminuição considerável do crime foi também conseguida nos metropolitanos de Nova Iorque quando se colocou em cada trem e em cada estação um policial durante certas horas da noite.
Contudo, em muitas localidades, a polícia não dispõe de elementos para manter adequadas patrulhas a pé. Assim, utilizam carros de radiopatrulha. Mas, o que pode fazer para evitar ser assaltado quando há crime em sua vizinhança?


Fique Alerta


Se estivesse andando no meio da selva, certamente ficaria alerta ao perigo dos animais selvagens. Se tiver crime em sua vizinhança, precisa mostrar-se igualmente alerta. Um criminoso talvez fique à espreita na rua, ou num prédio, esperando pular sobre o leitor, e pode ser tão ruim quanto qualquer animal selvagem.
Não se perca em pensamentos ao andar pela rua. Mantenha os olhos em observação no que está adiante na rua, e, ocasionalmente, olhe para trás. Os atacantes pelas costas ficam observando as pessoas incautas e pulam sobre suas costas. Talvez fiquem parados nas ombreiras duma porta ou ociosos na rua. Quando provável vítima passa por perto, vêm por trás dela e lhe aplicam uma chave de pescoço. Às vezes, um bando de delinqüentes juvenis passam correndo por uma senhora incauta, derrubam-na e saem correndo com a bolsa dela. Como animais, tais criminosos escolhem os fracos e idosos, ou uma pessoa que esteja só.
Assim, para evitar tornar-se vítima, precisa ficar alerta quanto a pessoas de aparência suspeita que ficam ociosas na rua adiante. Não se arrisque a passar no meio delas. Atravesse para o outro lado da rua ou dê meia volta e siga por outra rua. Jamais hesite em mudar de direção, se nem tudo parecer bem em sua frente. Ande perto do meio-fio, bem distante dos prédios em que uma pessoa talvez esteja à espreita, numa entrada escura ou num beco, esperando puxar para dentro a pessoa incauta. Tente evitar andar pelas ruas desertas de outros pedestres.
Ao entrar num prédio com saguão, olhe em volta do saguão primeiro, antes de entrar. Se uma pessoa de aparência suspeita estiver ali sem fazer nada, não entre sozinho. Se tudo lhe parecer bem, tome o elevador para o andar desejado, mas, se alguém parar o elevador em outro andar e entrar nele, e achar ruim ficar no elevador junto com tal pessoa, poderá sair dele imediatamente, antes que a porta se feche. Tome outro elevador, ou use as escadas. Muitas pessoas têm sido roubadas e assassinadas em elevadores.


Usar o Carro


É muito mais seguro andar de automóvel à noite em ruas assoladas de crimes do que andar a pé. Mas, neste caso, também, precisará exercer bom senso e usar precaução. Assegure-se de que as portas estejam todas trancadas. Se não estiverem, um criminoso pode facilmente abrir uma porta quando parar num sinal, e entrar no carro para assaltá-lo. Se alguém agir de forma ameaçadora, dê partida imediata no carro.
A motorista usará bom senso quando colocar sua bolsa no compartimento de luvas ou no chão, ao invés de deixá-la em plena vista no banco do carro.


Quando For a Vítima


O que fazer se o criminoso o assaltar na rua e exigir seu dinheiro? Deve resistir? Que chance terá contra um bandido que está armado dum canivete ou revólver? Poderá sempre ganhar mais dinheiro, mas, se ele resolver baleá-lo ou esfaqueá-lo, o custo lhe será muito maior do que o dinheiro em sua carteira.
Uma boa defesa para a mulher são seus gritos. O criminoso, provavelmente não continuará por perto nem a ferirá enquanto ela fizer bastante barulho. Se tentar obrigá-la a acompanhá-lo a um beco escuro, ela deve rolar pelo chão e gritar. Seria muito tolo correr atrás dum ladrão na rua que foge com seus pertences. Talvez se volte e o mate. O bom senso dita que deveria chamar logo a polícia, e sentir-se grato de não sofrer nenhum dano físico.
Há possibilidade de que more numa vizinhança em que o crime ainda não é um problema tão sério, e talvez não ache necessário ficar alerta. Mas, com o tempo, suas ruas talvez se tornem inseguras, também, à medida que o vício de entorpecentes entre os jovens continua a aumentar e se torna mais geral o colapso crescente da lei e da ordem. Assim, pense em sua própria segurança por permanecer alerta, por usar bom senso e por tomar precauções para evitar situações perigosas.


22/3/70-3

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.