Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 16 de março de 2009

O seu fígado se pronuncia


PROVAVELMENTE pouco pensa em mim. Oh, talvez às vezes se preocupe com seu coração ou seus pulmões, mas raramente sobre mim — seu fígado. Muitas pessoas têm pouca idéia do que eu faço.
Sabia que, se eu parasse de funcionar, morreria em questão de menos de um dia? No número e na complexidade de minhas funções, eu envergonho seus órgãos mais conhecidos, o coração e os pulmões.
Não quero me jactar, mas realizo tarefas tão complexas que seria necessária uma grande indústria química, com hectares de laboratórios para realizar algumas de minhas tarefas mais simples. E, simplesmente não conseguiriam executar algumas de minhas designações mais complexas.
Em realidade, desempenho mais de 500 tarefas — pelo menos este é o número das que foram catalogadas. Mas, os homens constantemente descobrem outras que eu realizo. Eu fabrico mais de 1.000 enzimas diferentes para executar minhas conversões químicas! Caso eu falhe em qualquer uma de minhas principais operações, isso o deixaria doente e talvez morto. Até mesmo meus menores deveres são importantes para o seu bem-estar.
Participo em praticamente tudo que o leitor e os outros órgãos em seu corpo fazem. Sou vital para a digestão de seu alimento, a agudeza de seu cérebro, a força de seus músculos, a constituição de seu sangue, a batida de seu coração. Estou bem familiarizado com a sua pessoa. Então, não acha que deveria familiarizar-se mais comigo? Só se cuidar de mim é que posso fazer o mesmo pelo leitor.


Minha Morada e Tamanho


Primeiro, talvez fique pensando onde é que me localizo. Sou bem escondido e inconspícuo. Não apresento batidas como seu coração. Nem me expando e contraio a ponto de se notar, como seus pulmões. Assim, muito embora seja o maior órgão do corpo, pesando de um quilo e trezentos a um quilo e oitocentos gramas, muitas pessoas não sabem onde me encontrar.
Estou situado principalmente no lado superior direito de seu abdômen. Mas, eu me espalho! Tenho quase trinta centímetros de comprimento, e partes em mim variam de dois centímetros e meio a sete centímetros e meio de grossura. Minha parte superior atinge, no varão, quase a metade do tórax. E me estendo por todo o caminho até à extremidade inferior das costelas.
Assim, fico sob a cavidade protetora de suas costelas. Seus pulmões superpõem-se à minha parte superior. E minha parte inferior, por sua vez, sobrepõem-se a seus intestinos e estômago. Talvez, alguma vez, um médico já tenha feito pressão com as pontas dos dedos no sentido da parte superior da margem inferior direita das costelas. Provavelmente tentava sentir-me.
A engenhosidade é evidente em minha localização. Não só me ajusto bem num lugar bem protegido, mas também me acho próximo de seus outros órgãos. Isto é ideal, porque dependem grandemente de mim para o desempenho de suas funções.


Centro Básico de Controle


Tome-se o coração, por exemplo. Regulo o fluxo de sangue que vai até ele. Caso aja uma sobrecarga de sangue, eu fico inchado, absorvendo o excesso que talvez prejudicasse sua função bombeadora. Daí, emito sangue gradualmente, de modo que o coração possa manejá-lo. Sendo a esponja vascular que sou, posso embeber-me em cerca de três pintas de sangue ou posso reter até alguns gramas só.
Estou também vividamente interessado em seu alimento. O alimento que ingere passa do estômago para seus intestinos, onde é decomposto, e as matérias utilizáveis são enviadas à corrente sangüínea. Estou situado de tal modo que tais matérias chegam primeiro até mim. Elas me são entregues pela ampla veia porta, que se liga com a rede das veias intestinais.
Porta é nome apropriado para esta veia. Serve qual ‘porta’ ou ‘saída’ através da qual as matérias alimentares têm de passar antes de atingir os tecidos do corpo. E visto que a veia porta flui até mim, consigo monitorar todas estas matérias, convertendo-as numa forma utilizável pelas células corpóreas.
Minha posição estratégica também me permite protegê-lo das bactérias prejudiciais absorvidas pela corrente sangüínea portal. Disponho do que se chamam de "células de Kupffer". Estas agem como uma espécie de glóbulos brancos necrófagos. Capturam, engolfam e destroem as bactérias, à medida que passam através de mim. Se não fosse por esta proteção que lhe dou, grave infeção poderia desenvolver-se em alguma parte de seu corpo.
Também o protejo de outras substâncias tóxicas, tais como a cafeína e várias drogas. Se injetasse tais substâncias em meu vaso de saída de sangue que leva ao coração, talvez estivesse morto em questão de minutos. Mas, visto que têm de passar primeiro por mim, consigo salvaguardá-lo.
Um indício de minha eficiência foi certa vez fornecido por uma experiência feita com cães. Dois cães receberam igual dose de veneno, um dos cães a recebendo numa veia comum e o outro na veia porta. O primeiro cão morreu, mas o segundo, tendo o seu fígado tornado inofensivo o veneno, permaneceu sem ser atingido. Com efeito, a dose de veneno teve de ser multiplicada várias vezes antes de o segundo cão ser atingido. Isto ilustra minha importância como centro controlador de venenos.
Seu próprio corpo fabrica venenos que poderiam matá-lo. Sabia disso? Por exemplo, suba correndo as escadas ou faça algum outro exercício, e seus músculos queimam glicose — um combustível do corpo — para produzir energia. No processo, os músculos produzem ácido láctico que o envenenariam se se permitisse acumular-se. Mas, eu venho em seu socorro, transformando o ácido láctico em uma forma que possa ser de novo utilizada como combustível.
Também, a amônia está sendo constantemente fabricada, à medida que suas células corpóreas queimam proteínas. A amônia é absorvida pela corrente sangüínea portal e vem até mim. Se se permitisse que se acumulasse em seu corpo, morreria. Mas, eu cuido bem do leitor. Formo uréia da amônia, e a transmito aos rins, para ser eliminada.
Também regulo sua reserva de hormônios, mantendo um equilíbrio correto. O hormônio em demasia da tireóide poderia prejudicá-lo. Destruo o excesso perigoso. Também o protejo do acúmulo demasiado dos hormônios adrenais e sexuais.
Isto talvez o ajude a ver por que sou o mais versátil de seus órgãos, e o centro básico de controle do corpo. Sou o principal ponto de intercâmbio, síntese, decomposição e estocagem de itens alimentícios, bem como de outras substâncias necessárias a seu bem-estar.


Incomparável Laboratório Químico


Pense só na execução de centenas de conversões químicas, algumas das quais incrivelmente intrincadas, e, ainda assim, em fazê-las todas corretamente e no devido tempo! É isso que faço. Fabrico substâncias de que seu corpo carece, quando precisa delas. Mas, devido às múltiplas e complexas reações bioquímicas envolvidas, qualquer descrição dos meus processos tem de ser uma extrema simplificação.
Por exemplo, recebo açúcar pelo sangue portal em forma de glicose. Esta serve de combustível para seu corpo. Mas, se muito dela for lançada na corrente sangüínea, entrará em coma e morrerá. Certifico-me de que isto não aconteça.
Se houver suficiente glicose na corrente sangüínea, converto a glicose em excesso que recebo em glicogênio. Trata-se duma forma conveniente e compacta de estocagem da glicose, que, em sua própria forma, tomaria demasiado espaço. Daí, à medida que o corpo precise de combustível no decorrer do dia, transformo o glicogênio novamente em glicose e a envio pouco a pouco. Tal transformação, segundo certo médico escreve, "envolve uma seqüência altamente interrelacionada e complexa de eventos controlados enzimaticamente". Todavia, para mim, é um proceder simples e básico.
Em adição, recebo os aminoácidos que as enzimas intestinais decompuseram das proteínas. Caso as mandasse adiante na forma em que as recebi, seriam tão mortíferas como o cianureto! Assim, "humanizo-as", transformando-as em uma forma de proteína que seu corpo possa usar para edificar os tecidos.
Também produzo o fibrinogênio e a protrombina que coagulam seu sangue. Sangraria até morrer por qualquer cortesinho, se não fosse por elas! Todavia, ao mesmo tempo, participo na fabricação de heparina, que impede que o sangue fique fatalmente grosso. Certo médico assemelhou esta ação minha à fabricação de bombas atômicas e espoletas simultaneamente, sem um acidente ou explosão fatal. Sinta-se grato por eu não ficar confuso naquilo que estou fazendo!
Outra substância que fabrico é a albumina. Impede que o fluido de seus vasos sangüíneos escape e atinja os tecidos adjacentes. E para lhe fornecer a resistência contra a moléstia infecciosa, fabrico a globulina, que contém agentes imunizadores.
Todavia, outro de meus maravilhosos produtos é a bílis — aquele líquido amargo, verde-amarelado. Formo-a continuamente — até pouco menos de um litro por dia — gotejando-a em sua vesícula próxima para estocagem. É surpreendente o que entra em sua composição. Por exemplo, a cada segundo dez milhões de seus glóbulos vermelhos morrem. Ao passarem por mim, eu os apanho, retiro as partes boas para fazer novos glóbulos de alguns dos resíduos na produção de bílis!
Por meio da bílis, expilo as matérias indesejáveis do seu corpo. A bílis é lançada no trato intestinal e, dali, segue seu caminho para fora de seu corpo.
Mas, a bílis também é importante na digestão das gorduras, sendo enviada a seu trato intestinal na hora das refeições. Ajuda, também, na absorção das partículas gordurosas e das vitaminas do trato intestinal para a corrente sangüínea. Assim, fabrico e lanço a bílis no trato intestinal de modo que importantes nutrientes possam ser liberados e enviados de volta a mim por meio da corrente sangüínea!
Depois de eu terminar de processar as matérias nutritivas, produzindo os nutrientes de que seu corpo necessita, talvez os envie de imediato para a corrente sangüínea. Este sangue carregado de alimento sobe até seu coração, de onde é bombeado a toda célula de seu corpo. Ou, se não forem necessitados de imediato, estoco os nutrientes para uso posterior — açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e ferro se achando entre meus principais itens estocados. Daí, quando são necessários, eu os envio. Posso também converter os nutrientes de uma forma em outra — os açúcares em gorduras ou as gorduras em açúcares — para satisfazer as necessidades de seu corpo.


Dando o Devido Crédito


Estou seguro de que deve ter ficado impressionado com as tarefas complexas que realizo. Mas, não assuma a idéia de que esta é uma verificação completa. Só lhe fornece uma idéia de que órgão magistral eu sou. Realmente, quanto mais a pessoa aprende sobre mim, tanto mais aumenta sua reverência e surpresa.
Mas, não posso assumir o crédito. Não fiz a mim mesmo. E, certamente, o leitor não me fez! Ora, os mais bem informados cientistas médicos nem chegaram sequer a aprender como é que eu realizo muitas de minhas maravilhas químicas!


Pode Cooperar


Fico angustiado quando olho em redor e vejo quantos de meus vizinhos sofrem abusos de seus donos. Por exemplo, a cirrose trata-se duma doença que destrói as células do fígado e as substitui por inútil tecido cicatricial.
E o que provoca a cirrose? Entregar-se demais ao álcool é o fator principal. Converto o álcool em bióxido de carbono e água, impedindo um acúmulo fatal do mesmo no seu sangue. Mas, quando a pessoa consome diariamente grandes quantidades de álcool, seu fígado não pode suportá-lo. Decompõe-se, tornando-se retraído, duro e granuloso. Se isto não cessar, resultará a morte.
Isto não significa que eu seja um órgão delicado. Longe disso! Em realidade, minhas faculdades de regeneração são surpreendentes. Caso fosse removida uma parte de mim — até uns 80 por cento ou mais — poderia mantê-lo vivo até eu produzir novo tecido. Em questão de meses eu retornaria ao meu tamanho normal!
Ainda assim, preciso de sua cooperação para me manter saudável e para mantê-lo saudável. Uma dieta equilibrada de alimentos salutares é minha principal exigência. Isto significa ingerir alimentos que contenham os nutrientes básicos — carboidratos, gorduras e proteínas. Preciso especialmente de proteínas em que todos os aminoácidos essenciais se achem presentes em proporção correta. Os alimentos de origem animal — ovos, carne, galinha, peixe — são importante fonte delas.
Meu maior inimigo talvez seja comer demais os alimentos da espécie errada. Simplesmente não poderá esperar que eu me mantenha saudável se viver numa dieta de massas e alimentos processados desvitalizados. Nem posso funcionar corretamente se o leitor ficar com peso excessivo ou deixar de fazer o adequado exercício físico.
Deseja ser saudável? Então, lembre-se de que constituo uma de suas melhores proteções contra as doenças. Cuide bem de mim, portanto, e eu cuidarei bem de sua pessoa.


in Despertai de 22/12/1970 pp. 13-17

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.