Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 9 de março de 2009

Quais são os seus modos?


NA PRINCIPAL estação ferroviária duma capital européia, uma fila de pessoas aguardava a vez para cambiar moeda estrangeira. Ali vem um homem baixinho e corpulento. Passou pela fila de espera como se esta não existisse, adiantou-se a uma senhora no guinche, apresentou seu dinheiro ao caixa e disse algo sobre estar com muita pressa. Foi imediatamente servido, e daí saiu num passo desapressado, bem feliz com o êxito de suas táticas do tipo "eu primeiro".
Talvez estivesse com pressa. Mas também estavam os outros naquela fila. A diferença era que ele era egocêntrico, desconsiderado e possuía maus modos. Muitas vezes já passou por situações similares em lojas, em reuniões públicas e em meios de transporte público. Alguns abrem caminho aos trancos e barrancos para atingir um lugar de destaque.
Em bares públicos, por exemplo, já notou que, não importa o número dos que esperam ser servidos, alguém freqüentemente abre caminho por eles e faz aos berros seus pedidos. Já fez isto alguma vez? Esperamos que não. Já observou, porém, a reação daqueles que estão por ali? Alguns, sem dúvida, fizeram comentários quietos sobre a falta de consideração dessa pessoa. Talvez alguns expressassem duramente suas objeções. Outros, vendo seu êxito, sentiram-se movidos a seguir o exemplo da pessoa sem modos, sabendo bem que era algo egoísta e rude a fazer. Mas, o que fez o leitor?
O que faz sob tais circunstâncias revela muito sobre sua pessoa. Traz à tona sua verdadeira personalidade. Por que deveria aviltar-se ou rebaixar-se a práticas de pessoas egoístas em seu redor? Por que permitir que pessoas sem modos a influenciem ao ponto de se esquecer dos modos excelentes?
Um bem-conhecido poeta medieval usou a expressão, "O homicídio virá à tona", isto é, será por fim exposto. Do mesmo jeito, pode-se dizer que seus modos, sejam ruins ou bons, "virão à tona". Usualmente, revelam-se em ações pequenas e pouco conscientes, pela presença ou ausência de palavras simples, tais como "Por Favor" e "Obrigado". Podem ser detectados, também, pela forma com que se livra de seu lixo.
Lança o lixo simplesmente em qualquer lugar, ou o deposita em seus devidos receptáculos? Latas, garrafas, envólucros, guardanapos de papel já usados estragam a beleza dos parques públicos. Ao longo duma faixa de noventa metros duma estrada rural sossegada de Nova Jersey, EUA, certo repórter encontrou cerca de quinhentos litros de lixo. Nas estações de trem, nas paradas de ônibus e por volta dos balcões de lanchonetes, pode-se amiúde ver lixo, mesmo quando são providos receptáculos para lixo. E é comum verificar que nosso sapato adere à calçada, simplesmente porque alguém sem modos livrou-se indevidamente duma bolota de chiclete. Ugh! É revoltante a idéia de ter de raspá-la!
Uma enquête internacional confirmou que este problema do lixo existe em muitas nações. A Austrália, o Canadá, a Dinamarca, a Inglaterra, a Índia, o Japão, a Holanda, a Suécia, os Estados Unidos da América, a Alemanha Ocidental e a Venezuela foram citados como países que sofrem esta forma de delinqüência. Nem verificou ser verdade que a maior parte da sujeira possa ser atribuída aos visitantes e turistas. Com efeito, 70 por cento dos que participaram da enquête colocaram o maior quinhão de culpa nos ombros dos residentes locais.
O emporcalhador é um proscrito. Está contra a lei, a ordem e a limpeza. Não tem nenhuma consideração pelo conforto e bem-estar dos outros. Olhe só alguns dos parques públicos e locais de piqueniques em que ele já esteve! Não há nenhum prazer em se visitar tal lugar sujo. Mas, quando verifica que certo local já é uma mixórdia, o que faz? Tende a arrazoar que um pouco mais de lixo jogado por ali não fará nenhuma diferença real? Não se engane. Por suas palavras e ações, coloca-se do lado destes emporcalhadores ou contra eles.
Não se deve desperceber o custo deste tipo de maus modos. Sim, custa dinheiro cada vez que se joga fora o lixo. É preciso pagar os funcionários da limpeza pública para satisfazer as demandas de limpeza, e o custo da crescente equipe de limpeza pública se reflete em impostos mais altos — impostos que têm de sair do bolso de todos.
Todos nós devemos praticar bons modos, mas, os pais têm responsabilidade adicional. Devem estar também vividamente interessados nos modos dos filhos. É preciso paciência para treiná-los a demonstrar bons modos em todas as ocasiões, no lar e em público. Mas, o exemplo dos pais é que mais contribuirá para ajudar seus filhos a aprender a serem considerados para com os outros, os estranhos bem como os conhecidos, sob todas e quaisquer circunstâncias. O que os jovens fazem longe de casa usualmente reflete os modos aprendidos no lar.
Há bom motivo para examinar seus modos. Certamente não deseja que seus modos ofendam a Deus ou aos homens.


in Despertai de 22/12/1970 pp. 3-4

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.