Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aproveite ao máximo a sua energia quando trabalha


SENTE-SE amiúde cansado, ou esgotado, antes de terminar seu dia de trabalho? Se assim for, pode derivar conforto de que não é de jeito nenhum o único. Todavia, não se pode deixar de notar que alguns se cansam menos rápido do que outros; parecem conseguir fazer mais com menos dispêndio de energia. Para eles, trabalhar é um prazer, como deveria sê-lo.
Sábia e amorosamente, o Criador equipou o homem para o trabalho. Supriu ao homem de ossos e músculos fortes, de modo que pudesse fazer o necessário trabalho físico, e um cérebro surpreendente com o qual o homem pudesse efetuar todos os tipos de tarefas mentais. Também nos constituiu emocionalmente de forma a termos satisfação e felicidade de fazermos um trabalho bom e útil. Como se expressou o sábio Rei Salomão: “Vi que não há nada melhor do que o homem alegrar-se com o seu trabalho, porque este é o seu quinhão.” — Ecl. 3:22.
O que o ajudará a aproveitar ao máximo sua energia quando trabalha? Uma coisa que o ajudará grandemente é interessar-se em seu trabalho. Como assim? Devido ao poder das emoções sobre o corpo. Quando a mãe dum rapazinho lhe pede que faça certas tarefas domésticas, talvez alegue que está cansado. Mas, no instante seguinte talvez gaste todos os tipos de energia jogando bola com seus vizinhos jovens. Acha essa atividade emocionalmente satisfatória, mas não a outra.
Por interessar-se realmente em seu trabalho, pode torná-lo emocionalmente recompensador e, assim, mais fácil de fazer. E pode avivar seu interesse em seu trabalho por analisar por que é necessário, por que é um trabalho que precisa ser feito. Também, pode aumentar seu interesse nele por lembrar-se de seu próprio motivo de efetuá-lo: porque supre as necessidades da vida para si e para seus entes queridos. E pode aumentar ainda mais seu interesse em seu trabalho por pensar em aprimorar a qualidade do mesmo, ou sua eficiência em fazê-lo. A satisfação resultante o ajudará a dirimir qualquer sensação de amolação, o que com tanta freqüência impede que a pessoa aproveite ao máximo sua energia quando trabalha.
Se há de aproveitar ao máximo sua energia quando trabalha, também fará bem em aprender a evitar movimentos desnecessários. Uma ajuda neste sentido é dispor seus instrumentos ou materiais da forma mais conveniente. As cozinhas modernas são feitas de modo a exigir o mínimo de passos da parte da dona de casa quando ela prepara as refeições. Pode usar este princípio em tudo que faz. Assim, pode agir também o lavrador, o mecânico, o carpinteiro e outros. Os empregadores não raro oferecem polpudas gratificações a empregados que apresentam sugestões práticas para aumentar a eficiência duma operação. Com este mesmo fim, empregam-se peritos em eficiência.
De ajuda neste sentido é usar ambas as mãos sempre que isso ajude a tornar mais fácil ou mais rápido cumprir uma tarefa. Ao erguer objetos pesados, não deixe toda a tensão ficar sobre suas costas por apenas se curvar para a frente, mas dobre os joelhos de modo a utilizar a força dos músculos das pernas. Deixar de fazer isso já causou rupturas desnecessárias em muitos homens. Por outro lado, não envolva mais partes do seu corpo do que as que são necessárias para fazer certa tarefa. Não envolva seu braço inteiro quando apenas os pulsos ou antebraços têm de movimentar-se.
O treinamento correto não deve ser despercebido. Não raro, a pressa de cumprir uma tarefa faz com que a pessoa deixe de lado a instrução ou o treino corretos, e, assim, age duma forma que não é eficiente e desperdiça muito tempo e energia. Poder estabelecer seu ritmo também é útil em conservar sua energia quando trabalha. Se for tanto nervoso como consciencioso, é bem provável que se incline a trabalhar tão rápido quanto possível. Em resultado, é provável que fará mais erros, bem como ficará exausto antes de terminar seu dia de trabalho. Aprenda a controlar sua ansiedade e adotar um ritmo calmo e constante. Daí, não ficará exausto antes da hora de deixar o trabalho e até mesmo ainda disporá de alguma energia para as horas da noite.
Outro fator a considerar, se há de aproveitar ao máximo sua energia quando trabalha, é não sobrecarregar-se por comer demais. Refeições muito ricas e muito pesadas tendem a fazer com que diminua de passo e tornará mais laborioso o empenho nas tarefas à mão. Tais refeições também tendem a torná-lo gordo demais, e a pessoa gorda não raro acha todos os tipos de trabalho físico muito mais difíceis.
É importante descansar e dormir o suficiente. A quantidade de energia de que dispõe, em primeiro lugar, depende em considerável grau do que faz toda noite. Não busque tão avidamente os prazeres a ponto de que trabalhar se torne uma dureza ou amolação. Em especial, é essencial o sono adequado para restaurar sua energia mental e nervosa. É ainda mais vital do que o alimento e a bebida.
Mas, sem levar em conta sua vocação na vida, é o proceder de sabedoria pensar em aproveitar ao máximo sua energia quando trabalha. Resulta não só em eficiência, mas também em satisfação e em prazer em seu trabalho.


in Despertai de 8/2/1971 pp. 3-5

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.