Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti


Esta semana resolvi tirar uns minutos para escrever algo de minha própria iniciativa. Já agora aproveito para reafirmar a minha intenção de escrever com mais assiduidade acerca do que penso e sinto, afinal este é o meu blog, mas por falta de tempo ou inspiração, este tem sido usado mais como base de dados do que como página pessoal. Mas por agora vou falar de algo que me tem incomodado nestes últimos dias, sendo que este será o único post esta semana.


Todos nós temos visto as imagens que nos chegam do Haiti, imagens reveladoras do que aconteceu com aquele povo devido a um terramoto devastador. Por diversas vezes me confrontei com essas imagens, dando por mim quase que paralisado perante o que via, sensível ao sofrimento e incrédulo perante a miséria. Só me recordo de ter passado por este estado de quase congelamento por altura do ataque às Torres Gémeas. Mas o "espanto" que tenho por estes dias não tem nada a ver com o que senti em 2001.


Para enquadrar o que descrevo, recordo que o Haiti é um dos países mais pobres do Mundo, com uma população estimada em cerca de 8 milhões, sendo a sua capital Port-au-Prince uma "cidade" parecida com uma favela brasileira. Para a maioria de nós, seria talvez uma ilhota nas Caraíbas, talvez com umas praias jeitosas e tal...

Em relação à organização política e policial do país, basta dizer que as convulsões dos últimos anos simplesmente criaram uma espécie de anarquia, em que o poder político é fraco e instável, enquanto que as autoridades policiais praticamente não existem.


Foi importante para mim perceber este historial, pois olhando para as primeiras imagens que recebemos na nossa casa, parecia algo surreal, algo virtual, algo inimaginável. Mas rapidamente me apercebi das condições do país, ficando estarrecido com uma situação completamente abominável, levando-me a pensar como é possível, neste século 21, ainda existirem pessoas a "viver" daquela forma...

A degradação humana é algo que mexe comigo, há coisas neste mundo que não consigo entender, embora perceba as razões que estão por trás de muita desgraça que assola o Mundo.


Penso que já entenderam como me sinto perante o que vejo, resta salientar a minha surpresa perante a dificuldade que tem sido em dar ajuda humanitária e de resgate de sobreviventes, além do devido apoio médico. Causa-me estranheza só passados 3 dias após o terramoto é que começou a chegar a ajuda por parte de vários países, mas que ainda hoje, 5/6 dias depois é que parecem estar a estruturar-se. Eu sei que estas coisas exigem muita organização, eu sei que falta o apoio das estruturas do poder do país, eu sei que a ONU, que tinha a seu cargo alguma organização, foi fortemente abalada pelo cataclismo, mas pergunto quantas pessoas poderiam ter sido salvas dos escombros se a ajuda fosse mais rápida?! Quantas pessoas poderiam continuar vivas se tivessem o devido apoio médico?!

Eu percebo que o estado caótico em que ficou o país exigiria uma organização mais concentrada e dedicada, mas, bolas, não teria sido preferível avançar com uma ajuda "caótica"?! Não perder tempo com pormenores burocráticos ou logísticos poderia ter feito a diferença para muitas pessoas...


Estou profundamente impressionado com o que vejo, parece impossível, mas acaba por ser bem real, perturbador, assustador e sem dúvida um acontecimento que ficará marcado e nos fará pensar 2, 3, 4 ou mais vezes quando nos vemos confrontados com os nossos "problemas" diários, aqueles que nos causam stress e dores de cabeça, mas que nada são comparados com o que seres humanos por vezes passam...

2 comentários:

Paulo disse...

Ajuda um pouco a compreender que o Haiti tentou ser a primeira democracia negra do mundo...
Em 1803 os negros do Haiti deram uma tremenda sova nas tropas de Napoleão Bonaparte e a Europa jamais perdoou esta humilhação infligida à raça branca. O Haiti foi o primeiro país livre das Américas. Os Estados Unidos haviam conquistado antes a sua independência, mas tinha meio milhão de escravos a trabalhar nas plantações de algodão e de tabaco. Jefferson, que era dono de escravos, dizia que todos os homens são iguais, mas também dizia que os negros foram, são e serão inferiores.

Dylan disse...

Parabéns pelo blogue! Muito interessante.

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.