Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os sapatos que calça


QUE estilo de sapatos devo usar! Será este meu tamanho correto? Como posso saber se os sapatos realmente são bem feitos? Tais perguntas e muitas outras têm de ser respondidas cada vez que se escolhe e compra um par de sapatos.
É importante responder tais perguntas de forma sábia, pois a compra de um novo par de sapatos pode exercer profundo efeito sobre a saúde e felicidade da pessoa em geral. Calçados que não assentem bem podem causar grande dose de dor e desconforto, levando até a dores de cabeça, dores nas costas e cãibras nas pernas. Em grande grau, dolorosas doenças dos pés, tais como calosidades, problemas com unhas, deformidades dos artelhos e pés chatos podem ser evitados pela cuidadosa escolha do calçado.
A pessoa talvez ande mais de 120.000 quilômetros em sua vida toda. Por que não andar tais quilômetros em conforto?


Não Sacrifique o Conforto Pelo Estilo


Como, então, se deve proceder ao comprar sapatos? Infelizmente, muitos escolhem sapatos pelo estilo e não pelo conforto. Com maior probabilidade, as compras desse tipo levam a consideráveis dores. Ademais, o dono provavelmente porá de lado os sapatos, não mais podendo suportar esta forma de autotortura nos interesses da moda.
Em alguns casos, sérios problemas e deformações dos pés podem ser o resultado, se a moda for o fator primário na escolha dos sapatos. Por exemplo, há anos atrás, o estilo era o de sapatos de bico fino, e, neste respeito, foi impressa uma carta no Plain Dealer de Cleveland, sob o título “O Preço do Estilo, A Moça Pagou Demais — a Perda de Dois Dedos”. A carta dizia:
“Como a maioria das moças, eu queria andar na moda e comprei os sapatos que todos usavam. Os sapatos de bico fino e salto bem alto eram desconfortáveis, mas pensava que este era o preço do estilo. Poderá compreender quão abalada fiquei quando fui a um médico por causa dos meus pés doerem tanto e ele me disse que teria de amputar dois dedos do pé. Isto se deu há um ano, e, desde então, já ouvi falar de muitas outras moças que perderam um ou dois dedos do pé.”
Assim, ao comprar sapatos, não sacrifique o conforto pelo estilo. Escolha sapatos apropriados para o fim deles: andar, trabalhar, ocasiões comuns, ocasiões especiais, ou uso constante.


Assegure-se de que Calcem Bem


Poderá comprar bons sapatos e ainda acabar com dores nos pés se não for cuidadoso de ver que calcem bem. De ajuda neste respeito é verificar a ocasião do dia antes de comprar um par de sapatos. Por quê? Porque se for bem cedo de manhã, talvez não consiga um par que calce bem. Visto que os pés tendem a inchar um pouco ao passar o dia, é sábio comprar sapatos em fins da tarde. Lembre-se, também, de que o tempo quente fará com que os pés se expandam.
Muitas pessoas acham desejável mandar medir seus pés quando compram sapatos novos. Por um lado, os tamanhos talvez variem com diferentes marcas de calçados. Alguns verificaram, também, que é sábio ficar em pé quando seus pés são medidos. O pé se expandirá, e é mais provável que a pessoa obtenha calçados que se adaptem melhor. Ademais, visto que um dos pés é provavelmente um pouquinho maior do que o outro, mande medir ambos os pés e escolha um tamanho que se ajuste ao pé maior.
Os sapatos de salto alto devem ser confortáveis mas não apertados. Também, a altura e formato do salto precisam ser considerados, em especial nos sapatos de mulher. As mulheres em geral sofrem quatro vezes mais dificuldades com os pés do que os homens, principalmente devido aos sapatos de salto alto. Quanto mais alto o salto, mais o corpo se projeta para a frente, e, para manter o equilíbrio, o corpo se inclina para trás nas cadeiras. Isto é desnatural e resulta numa infinidade de problemas nas pernas e costas, se saltos desarrazoadamente altos forem usados por extensivo período de tempo. Falando-se em geral, os saltos não devem ser mais altos do que uns quatro centímetros e devem prover boa base ampla para se pisar. Os saltos finos como um prego ou chamados “Luiz XV” não tendem ao bom cuidado dos pés e à boa postura.
A parte mais ampla de seu pé deve espalhar-se com facilidade pela parte mais ampla do sapato. Deve haver suficiente espaço para que os artelhos se estendam retos, e o sapato deve ser um pouco mais comprido do que o dedo mais longo. Se não puder agitar os dedos até certo ponto, o sapato é pequeno de mais. Quando os sapatos são apertados ou pequenos demais, pode-se forçar os dedos a uma posição de V invertido chamada de “dedo em martelo”, uma deformação comum. O sapato deve ser confortável quando o compra; é insensato confiar num processo de “alargamento” para assegurar-se do conforto.
Depois de comprar um par de sapatos, poderá experimentá-los de novo em casa, mas ande apenas sobre um tapete. Se tiver dúvidas de que realmente se ajustem, talvez consiga trocar sua compra.


Sapatos de Criança


Cuidados especiais devem ser dados à escolha de sapatos de criança. Sapatos mal ajustados são a causa mais comum de dificuldades nos pés entre crianças e adolescentes. O problema não raro é que se tornam maiores do que seus sapatos. Neste respeito, The World Book Encyclopedia indica:
“Nas crianças de 2 a 6 anos de idade, os tamanhos de sapatos mudam a cada 4 a 8 semanas. De 6 a 10 anos, os tamanhos mudam a cada 2 ou 3 meses. As crianças de 12 a 15 anos devem ter os tamanhos de seus sapatos examinados a cada 4 meses. As crianças com mais de 15 anos devem ter seus tamanhos de sapatos examinados à cada 6 meses, até que seus pés estejam plenamente desenvolvidos.”
Muitos pais que possuem filhos cujos pés se tornam maiores do que seus sapatos, antes de gastá-los, verificam que uma marca mais barata de sapatos cumpre seu propósito. Quando os compra, a pessoa pode passar a mão por dentro dos sapatos e verificar se há arestas ásperas que poderiam causar desconforto.
Os pés das crianças estão crescendo e precisam de cuidadosa atenção a fim de se evitar deformações na vida posterior. Nos Estados Unidos, a Associação Médica Estadunidense calcula que de 50 a 80 por cento das crianças possuam alguns defeitos nos pés. Assim, é bom deixar alguma “margem para crescimento” quando escolhe sapatos de criança, possivelmente cerca de uns dois centímetros de espaço na área dos dedos do pé. Verifique se há sinais de desgaste consistente em certo lugar, pois isto talvez indique que os sapatos são pequenos demais ou não calcem bem e poderiam produzir anormalidades nos pés. Usualmente não é boa diretriz passar os sapatos de um filho para o outro, pois os sapatos se moldam às características dos pés do usuário.


Busque Qualidade e Bom Acabamento


Em especial, quando os sapatos forem para adultos, a qualidade e o bom acabamento são importantes, porque deseja que durem. Examine cuidadosamente os sapatos que planeja comprar. Observe se há sinais de fabricação ruim ou descuidada. Na parte de cima, linha solta, costuras com pontas ásperas e grossura demasiada, furos ampliados da agulha e traços observáveis de colas são todas as coisas que se deve observar quando se compram sapatos. Também examine a costura da sola; se for irregular ou chegar até as extremidades, é sinal de péssimo acabamento.
É forrado o sapato? Deveria ser, pelo menos na lingüeta, para impedir o estiramento e a fricção e para absorver a transpiração.
Sapatos de baixo preço nem sempre são boa compra no que tange à durabilidade, aparência e conforto. Sapatos realmente duráveis usualmente custam mais. Não julgue a durabilidade dum sapato pela mera grossura da sola exterior. A durabilidade depende mais da qualidade do acabamento e do couro.


Cuidar dos Sapatos


Importante para a vida dos sapatos é o devido cuidado deles. Todavia, os sapatos são não raro um dos artigos mais negligenciados no guarda-roupa da pessoa. Quando compra novo par de sapatos, é sábio engraxá-los com uma boa graxa antes de usá-los; isto protegerá seu acabamento.
As primeiras vezes em que calçar novos sapatos, é bom assegurar-se de que as lingüetas e cordões estejam colocados direito e alisados. Daí, é provável que continuem assim enquanto durar o sapato, mas, se já de início ficarem contorcidos, talvez permaneçam dessa forma.
Uma calçadeira ajuda a se calçar sapatos, e é bom soltar os cordões quando os tira. Isto impede que os pontos rebentem e que o calcanhar se estrague.
Se tiver mais de um par de sapatos, pode prolongar consideravelmente sua vida por calçar um par um dia e diferente par no outro dia. O arejamento entre os usos ajuda a impedir a perspiração de apodrecer o couro. Quanto aos sapatos que não estão em uso, muitas pessoas notam ser proveitoso colocar os mesmos numa forma. Isto impede o arqueamento e as rugas. No entanto, o tipo de forma usada não deve cortar a livre circulação de ar e assim impedir que o sapato seja devidamente arejado.
De tempos a tempos, os sapatos devem ser limpos. Lave-os com um pano úmido, com esponja ou escova, usando preferivelmente sabão para couros. Isto remove a matéria estranha encrustrada e permite que a graxa seja aplicada mais livremente. Não negligencie a ponta da sola e do calcanhar nesse processo de limpeza. Uma rápida esfregadela com um pano aquece o couro, tornando-o mais receptivo à graxa.
Aplique moderada quantidade de graxa e espalhe-a bem com um aplicador. Uma esponja de pó serve bem de aplicador e pode não raro ser guardada numa latinha de graxa. Esfregue o sapato rapidamente com um pano de polir. Isto impregna a graxa no couro, produzindo um acabamento seco e duro e não deixando excesso de graxa. O brilho durará algum tempo e pode ser renovado com rápidas escovadas. Para manter a sua boa aparência, repita este processo tão amiúde quanto necessário, possivelmente uma vez por semana se os sapatos forem usados com freqüência.
Não deixe de mandar substituir os saltos e as solas quando necessário. Além de parecerem desleixados, os saltos gastos e os sapatos fora de forma provocam tensão nos pés.
Os sapatos que calça definitivamente produzem grande efeito sobre sua saúde e seu usufruto da vida. Por conseguinte, será sábio se escolher cuidadosamente seus calçados, evitando os excessos da moda, tendo presente a necessidade de conforto, durabilidade e uma aparência agradável.


in Despertai de 8/6/1971 pp. 16-19

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.