Brandus dream list

Mensagens populares

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O mau hálito — o que se pode fazer para combatê-lo?


O mau hálito — o que se pode fazer para combatê-lo?

DESDE priscas eras os homens têm ponderado a respeito do problema do mau hálito. Pode ser um problema embaraçoso. Quais são suas causas e como se pode combatê-lo?

Primeiro de tudo, é bom ter-se presente que há variações do mau hálito. O “hálito matutino” talvez seja pungente e forte. À noite, o fluxo de saliva diminui, junto com a ação purificadora da boca, dos lábios e das bochechas quando se engole ou se fala. O “hálito matutino” é acentuado pela respiração bucal ou pela doença crônica.

Raramente notará seu próprio hálito, visto que o ar que respira passa pela parte inferior das fossas nasais, ao passo que as terminações das nervuras para o sentido do olfato se acham na parte superior. Como, então, pode dizer qual é o seu hálito? Exalando em suas mãos em forma de concha, e cheirando-o, pode ter um indício.

As agências publicitárias contratadas pelas firmas farmacêuticas para promover a venda de produtos para o hálito têm sugerido vigorosamente (talvez um tanto enganosamente) que o hálito desagradável é somente devido à inadequada higiene oral. A revista Today’s Health relata que os adolescentes foram tão influenciados por tal publicidade que muitos consideram a halitose mais desastrosa do que a lepra ou a sífilis.

A verdadeira halitose ou mau hálito realmente é um sintoma, antes que uma doença. Provém de causas arraigadas na cavidade bucal e as passagens relacionadas ou no sistema em geral.

A higiene oral inadequada é, sem dúvida, a causa de grande parte do mau hálito. Um erro comum na higiene oral foi recentemente considerado por um dentista com quinze anos de experiência. Verificou que muitos criam exercer cuidadosa e eficaz higiene oral por escovar os dentes apenas antes do café da manhã e antes de deitar-se. Suas bocas, disse ele, “ficam sujas por talvez dezesseis horas de cada dia, e só ficam limpas durante o tempo em que estão dormindo”.

Uso da Escova de Dentes e de Fio Dental

O uso regular da escova de dentes depois de se comer é importantíssimo para a boa higiene oral. Isto se dá porque uma das causas principais do mau hálito contínuo é as partículas de alimento que permanecem na boca após as refeições. Estas começam a decompor-se dentro de meia hora depois de se comer, ocasionando o mau hálito.

Muitos adolescentes talvez não achem que a escova de dentes é tão importante para se combater o mau hálito. Isto é indicado no livro Your Children’s Teeth (Os Dentes de Seus Filhos), em que Theodore Berland e o Dr. Alfred E. Seyler escreveram:

“Muitos [jovens] procuram freneticamente adocicar seu ar bucal, mascando vigorosamente goma de mascar, sorvendo balas, ou lavando a boca com um colutório. Ironicamente, sua escova de dentes ainda é sua melhor amiga, muito embora tenha sido abandonada. . . . A cárie dentária de per si provavelmente não é razão muito importante do mau hálito; mas, a comida que se junta nas cáries ou nos bolsões ao redor e entre os dentes o é.”

Assim, a forma mais eficaz de livrar-se das partículas de alimento que provocam o mau hálito é escovar regularmente os dentes depois de se comer. Se saborear um lanche na hora de deitar-se, certifique-se de escovar cabalmente os dentes antes de ir dormir. Ao dormir, o movimento da boca é mínimo e as bactérias podem especialmente atuar sobre quaisquer porções de comida que restarem na boca.

O uso de fio dental também ajudará a impedir que filetes de carne e outras partículas de alimento se apeguem aos espaços entre os dentes. Segundo o Dr. Robert F. Barkley, que recentemente proferiu uma preleção na Universidade Estadual de Michigan, a idéia de que apenas escovar cumprirá a tarefa é “mistificação dos odontologistas estadunidenses”. Crê que apenas uma combinação do uso do fio dental e da escova resulta em efetiva higiene oral.

Escovar a língua com a escova de dentes é também recomendado por várias autoridades. A língua pode tornar-se horrivelmente revestida de partículas alimentares sepultadas em criptas e sulcos. Bactérias que produzem gás têm ali grande oportunidade de gerar odores ruins. Numa enquête com 500 pessoas com mau hálito, observou-se que 90 por cento delas tinham língua horrivelmente saburrosa.

Quando for temporariamente impossível escovar os dentes, talvez seja possível usar certos “alimentos detergentes”, em especial legumes quebradiços, saladas de hortaliças frescas e frutas cruas. Tais alimentos levam alguns dos restos de comida.

Dentes postiços incorretamente limpos são outra causa de mau hálito. Mas, pode-se impedir isto. Os que usam dentes postiços fazem bem em escovar tanto as suas dentaduras como suas línguas.

Assepsia Bucal

O que, então, se pode dizer dos líquidos populares para assepsia bucal ou colutórios? Muitos gostam de usar um colutório para proteger a atmosfera em sua vizinhança imediata. Tais preparados atuam como máscaras temporárias, assim como os desodorantes de ambiente. O velho cheiro ainda está lá, mas, no que toca aos narizes na vizinhança, fica “encoberto” pelo novo cheiro.

Se a causa do mau hálito forem as partículas de alimento nas reentrâncias dos dentes, dificilmente se poderia esperar que o colutório varresse todas as bactérias que decompõem as partículas de alimento. Novos germes seriam atraídos no próximo fôlego. Assim, escovar os dentes e a língua, e o uso do fio dental, são mais importantes em muitos respeitos do que o uso dum colutório comercial.

Não obstante, há um benefício definido em lavar a boca com água antes de escovar os dentes. Certo dentista experiente chamou tal lavagem com um copo de água de “uma necessidade”. Muitos dentistas crêem que a água comum é o melhor colutório, e, no caso de infecções, a água quente e salgada. O trabalho já mencionado de Berland e Seyler declara: “Bochechar com um pouco de água em sua boca e entre seus dentes [é de ajuda]. Com efeito, o principal benefício de qualquer colutório comercial é ajudar na remoção de alimentos e partículas soltas. A água sozinha pode fazer isto. Os benefícios duma lavagem bucal com água simples ou água salgada são muitíssimo reais.”

A assepsia bucal é especialmente importante se, por alguma razão, não puder escovar os dentes após uma refeição ou lanche. Em tais casos, é sábio bochechar com um pouco de água em volta e entre os seus dentes.

Outros Fatores

Gengivas que sangram, moléstias das gengivas e piorréia contribuem de forma nada pequena para o mau hálito. Com efeito, certo dentista experiente crê que a piorréia seja “a causa mais prevalecente da halitose”. Um dentista capaz muito poderá fazer para impedir o alastramento da doença e, assim, também ajudar a aliviar o problema do mau hálito.

Muitos outros fatores têm estado envolvidos no mau hálito. Sabe-se que infecções dos seios do rosto, da garganta e das amígdalas causam mau hálito. Qualquer pessoa que tenha mau hálito aparentemente por causa destes problemas talvez precise da ajuda dum profissional.

Certos alimentos, naturalmente, têm cheiros mais fortes do que outros. Às vezes, cheiro de cebola e alho provêem parcialmente de partículas de comida que ficam na boca. Assim, se gosta de ingerir tais alimentos e outros, tais como repolho, couve-flor, e os queijos mais pungentes, deve assegurar-se de que, após a refeição, não fiquem restos de alimentos em sua boca. Talvez também possa tentar um contra-ataque com leite ou salsa, alimentos que tendem a neutralizar o hálito.

Quanto a vitaminas, a nutricionista Adelle Davis relata que voluntários que careciam de vitamina B6 ficaram com mau hálito. Este desapareceu depois de lhes ser ministrada a vitamina. Também a revista Today’s Health relata que “a falta de vitaminas C ou D, às vezes irritará o fígado, os intestinos, ou outros órgãos, e estragará o hálito.”

Causas Mais Profundas

O que dizer, porém, do estômago como causa de mau hálito? Os médicos costumavam pensar que os cheiros desagradáveis provinham do estômago, mas esta conclusão não é necessariamente certa. Estudos recentes indicam que os cheiros são absorvidos do intestino pela corrente sangüínea e então transportados através do fígado até os pulmões, onde são exalados. Tais odores podem apegar-se aos pulmões por um dia, mais ou menos, enquanto o estômago está livre de cheiros.

Se o mau hálito for causado por bactérias putrefacientes que produzem maus cheiros e que vivem em alimentos não digeridos, melhorar a digestão e destruir as bactérias putrefacientes será de ajuda. Uma forma de fazê-lo é usar iogurte ou leite ou cultura acidófilos.

Tem-se verificado que, quando há um cheiro muito forte e pungente na evacuação, não raro também existirá o mau hálito. Em tais casos, alguns verificaram ser de ajuda tomar por certo tempo um adsorvente gastrointestinal ou um produto que remova a matéria tóxica do estômago e dos intestinos.

Testes recentes sugerem que outra causa do mau hálito provém de alguma deficiência na digestão ou metabolismo das gorduras. Em tais casos, a redução da gordura na dieta, para 40 ou 60 gramas por dia, resulta no pronto desaparecimento dos cheiros. Não é problema especial substituir o leite integral, a manteiga e o queijo pelo leite desnatado, margarinas e gorduras não saturadas. Em qualquer caso, não há quantidade de sabor fantasioso em seu colutório que possa adequadamente combater o mau hálito gerado em seus recessos íntimos.

Por último, lembre-se de que as variações do hálito são, em certa medida, normais na vida diária. O hálito é influenciado pela hora do dia, pela proximidade das refeições, pelo alimento ingerido e pela condição geral da saúde da pessoa. Em certos casos, o mau hálito talvez seja sintoma de certa doença que exija cuidados médicos. Mas, a boa higiene oral e a discrição dietética têm muito que ver em ajudar o leitor a combater esse problema pessoal.

in Despertai de 8/3/1972 pp. 24-26

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.