Brandus dream list

Mensagens populares

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A crise ( evidentemente! )

Já era tempo de dar a minha opinião sobre a crise que assola Portugal ( e o Mundo ) e que parece ter pernas para ainda durar um tempinho.
Acho que chegamos à situação actual devido a vários anos de descontrolo económico, não só por parte do Estado, mas também das empresas privadas, que principalmente durante a última década do século passado esbanjaram de forma irresponsável dinheiro e recursos económicos, não só através de gestões baseadas quase exclusivamente em gastos excessivos, mas também devido a um escalar impressionante de salários. Esta forma de viver "à grande e à francesa" evidentemente teria as suas consequências, mas a maioria do país seguia na sua vidinha, com pouca preocupação, talvez por todos os meses terem os bolsos cheios, independentemente das despesas que fizessem.
Claro que o incentivo ao crédito, que foi de tal forma banalizado ao ponto de nem haver um controlo rigoroso sobre as condições financeiras a quem pedia crédito, também ajudou à festa.
E hoje todos se queixam da enorme carga tributária, mas esquecem um pormenor importante: se TODAS as empresas e pessoas pagassem os impostos devidos, provavelmente não estaríamos na situação actual...
Outro factor importante foi a introdução do €, que acabou com o ( agora ) saudoso Escudo. Foi evidente na altura da mudança que, talvez aproveitando a confusão cambial, muitas empresas aproveitaram para subir os preços, o que foi agravando a perda de poder de compra que se sente hoje.
E claro, não posso esquecer que a dita crise, embora real, sem dúvida, também tem sido usada sem escrúpulos por muitos gestores para simplesmente despedirem funcionários sem mais justificação, ou encerrarem as suas empresas, tentando dessa forma garantir mais lucro para si ou manter o que tinham ganho até à altura do fecho.
E assim chegamos até aqui, com milhares de empresas a desaparecer e milhares de desempregados sem conseguir encontrar trabalho. Agora corta-se nas despesas ( leia-se pessoas... ), crescem os impostos e poucas soluções viáveis se acrescentam. Até quando? Não sei, nem os entendidos sabem. O que é certo é que vai demorar tempo, e acho que também será evidente que o país não deve voltar a cometer os erros do passado.
Entretanto, não devemos desistir, exigir o que é nosso e lutar por melhores condições. E esperar melhores dias...

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.