Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 31 de março de 2010

Vista-se de forma correta para o tempo frio


ENGUIAS, águias e elefantes — representantes dos animais marinhos, aéreos e terrestres — não precisam de roupa. Seus corpos estão adequadamente providos de uma cobertura protetora contra os elementos de seus respectivos ambientes. E ainda bem que não precisam de roupa; certamente seriam incapazes de provê-la para si mesmos.

Nós humanos, porém, somos diferentes. Nosso Grandioso Criador nos fez com a capacidade de projetar e confeccionar roupas para muitos fins, e para a grande variedade de condições em que vivemos. Sim, precisamos de roupa por vários bons motivos.

Mesmo no tempo mais quente, precisamos de roupa a bem da modéstia — para apaziguar nosso senso de vergonha. Isto tem-se dado desde que nossos primeiros pais, Adão e Eva, desobedeceram a ordem de Deus e comeram do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Outra finalidade da roupa — dá-nos confiança por realçar nossa aparência.

Mas, a principal razão por que as pessoas em muitas partes da terra precisam de roupa neste mesmo instante é proteger seu corpo do frio. A grande questão para elas é: Como vestir-se de forma correta para o tempo frio.

Que Tipo de Roupa de Baixo?

Comecemos com a roupa mais próxima do corpo. É razoável vestir roupas de baixo mais quentes no inverno do que no verão, mesmo que não sinta a necessidade disso. Por quê? Porque o coração tem de trabalhar mais para manter o corpo aquecido no inverno, e as roupas mais quentes o poupam de trabalho adicional. Naturalmente, se trabalha num quarto ou escritório aquecido a vapor o dia todo não precisará vestir a mesma espécie de roupa de baixo que o carteiro que passa o seu dia inteiro fora. Mas, que tipo deveria ser se tiver de sair no frio? Simplesmente vestir roupas de baixo mais pesadas talvez não seja a melhor solução.

Por exemplo, é melhor vestir duas peças leves de roupa de algodão e lã do que uma só peça bem pesada toda de lã. Por quê? Por causa do ar entre as peças. O ar parado é mau condutor de calor. Essa é a vantagem da chamada “roupa de baixo termal”. Tem pontos hexagonais que capturam o ar dentro de suas camadas.

Ainda outro tipo de roupa que emprega esse princípio é o caso da “malha Brynje”. No entanto, ao invés de capturar o ar parado dentro de suas camadas, captura o ar próximo à pele. Como faz isto? Pelo seu padrão em forma de rede de pesca; é algo parecido a meias de malha.

Para o tempo muito frio há também a roupa de baixo acolchoada, mas é um tanto volumosa.

O Que Dizer da Roupa Externa

Entre as coisas a se lembrar quanto à roupa externa, ao se vestir para o tempo frio, é que a roupa de cor escura é mais quente do que a roupa de cor clara. As cores escuras absorvem o calor do sol; as cores branca ou claras o repelem. Use cores claras no verão para sentir-se refrescado; mas use cores escuras no inverno para manter-se aquecido.

Roupas de acabamento macio, tais como flanelas, cheviotes e “tweeds”, são muito recomendáveis se encarar um frio seco e calmo. Mas, quando se trata de proteger-se de granizo e neve e vento impetuoso, então a roupa de acabamento mais duro, tais como de lã penteada ou de “sharkskin” (tecido lustroso de algodão ou raiom) lhe servirá melhor. Não só impedirá que o vento penetre, mas também tornará menos provável que a neve úmida grude em suas roupas.

No caso das roupas externas também se aplica o princípio de que duas peças finas são melhores que uma só pesada. Não necessariamente duas peças separadas, mas talvez peças forradas. Alguns sobretudos têm forro removível — ideais para o conforto, a comodidade e para aquecer, e também para a economia. O forro pode ser simples ou acolchoado, dependendo do grau de frio que tiver de enfrentar. Ou talvez verifique que, como peça adicional, um sueter fino ou um colete tricotado o manterão aquecido. Um suéter de caxemira para este fim — se puder comprar um — é ótimo para aquecê-lo e tem um mínimo de volume. Do contrário, um suéter de lã fino ou de grossura média servirá bem.

Vestir-se de forma correta para o tempo frio também inclui pensar nas golas e nos punhos dos casacos e jaquetas. Devem ajustar-se muito bem para impedir que o ar quente escape. Usar um xale ou cachecol no pescoço também é uma ação prudente. Mas, lembre-se, frustrará o seu propósito se sua roupa for muito justa.

A Cabeça, as Mãos e os Pés

Muitos deixam de usar uma cobertura para a cabeça no tempo frio, mas isso é um erro. O sangue não se retira do cérebro pôr causa do frio, assim, muito sangue é esfriado quando a cabeça fica expostas gorro de tricô é muito recomendável, e também o boné com protetor de orelhas. Vistosos, populares e muito práticos são os bonés russos do tipo de pele ou de imitação de pele. Quando o frio é muito severo, é também sábio proteger a boca e o nariz com um xale, ou uma máscara facial que tenha aberturas para os olhos e nariz.

E o que dizer das mãos? Embora algumas luvas sem forro pareçam estar na moda, no tempo frio talvez façam com que as mãos fiquem mais frias do que se a pessoa não usasse luva nenhuma; isto se daria em especial se as luvas fossem apertadas. Para manter quentes as mãos, as luvas forradas são as melhores — forradas quer com lã, quer com pele ou imitação de pele. Mas, novamente nesse caso, obtenha luvas que sejam suficientemente folgadas. Se suas luvas forem justas demais interferirão com a circulação em suas mãos e assim terá mãos frias apesar de usar luvas forradas. As mitenes, naturalmente, são as mais quentes de todas. Se desejar, talvez possa obter algumas que possuem não só o polegar, mas também o dedo indicador em bainhas separadas. O grande problema com as luvas ou as mitenes é que sejam quentes quanto precisam e contudo permitam que se façam coisas com as mãos.

Há também a questão importantíssima de manter quentes os pés. Os pés, sendo a parte mais afastada do coração, têm a maior probabilidade de ficar frios. Neste caso, também, deve-se notar que dois pares de meias finas serão mais quentes do que um par grosso. E ao usar mais de um par, seria bom que o próximo à pele fosse de algodão e o seguinte ou o externo fosse de lã. Mas, tenha presente que se o uso de meias grossas ou adicionais apertar indevidamente seus pés, não estará em melhor situação. Se não tiver outro jeito, obtenha um par de sapatos um pouquinho maior, para usá-lo com as meias adicionais no inverno. Não constituirá necessariamente uma despesa extra. Seus sapatos simplesmente durarão mais.

Se houver muita neve no chão, certifique-se de manter os pés secos. Em alguns lugares, usam-se galochas. Em outras partes, fabricam-se sapatos especialmente para tal tempo. Para ajudar a proteger seus sapatos, engraxe-os bem. De fato, seria bom colocar várias camadas de graxa de sapato como impermeabilizante. E se molhar os sapatos, encha-os de papel amassado e deixe-os secar gradualmente. Não os mantenha perto do calor.

Não exagere na questão de manter-se aquecido. Este é um ponto que as mães precisam estar atentas em relação com os filhos pequenos. As autoridades concordam que é melhor manter-se um pouquinho do lado frio. Manter-se aquecido demais pode causar tanto dano quanto sentir frio demais. Quando começar a sentir-se muito quente, afrouxe suas roupas externas ou tire algumas delas. Neste respeito é bom hábito ouvir a previsão meteorológica no rádio ou na TV para saber a temperatura exterior; daí vista-se de acordo.

Do precedente é óbvio que vestir-se de forma correta para o tempo frio em grande parte uma questão de usar bom critério baseado em sua própria experiência e nas dos outros.

Outros Fatores

O próprio corpo faz o que pode para enfrentar o desafio do tempo frio, tanto por sentir calafrios como por acelerar os processos metabólicos. Isto o corpo faz por lançar mais adrenalina no sangue. É interessante que as mulheres revelam maior aumento na atividade metabólica e perdem 10 por cento menos de calor quando expostas ao frio do que os homens.

Obviamente, um corpo bem nutrido pode suportar o frio melhor do que um mal nutrido. Portanto, escolha alimentos saldáveis e nutritivos, certificando-se de obter suficientes vitaminas e minerais.

Outro fator a se considerar é que a atividade pode ajudá-lo a manter-se aquecido. Quanto mais ativo se mantiver, menos urgente será sua necessidade de roupa muito quente. Para manter-se aquecido no tempo frio caminhe com rapidez, mas não exagere.

Também, se quiser manter-se aquecido em tempo frio não fume. Fumar apenas dois cigarros Reduzirá sua temperatura da pele em cerca de 2,5 a 3,6 graus Centígrados. E depois de fumá-los levará quinze minutos para voltar à sua temperatura normal.

Ademais, não beba bebidas alcoólicas quando confrontado com tempo rigoroso. Diz The Pharmacological Basis of Therapeutics: “Tomar bebidas alcoólicas para ‘esquentar’ no tempo frio é obviamente irracional e pode ser perigoso se a conservação do calor do corpo for essencial. Os tarimbados em explorações polares estão bem a par dos perigos desta tentação.” Isto se dá porque o álcool faz que o sangue aflua à flor da pele, mas o resultado final é uma diminuição da temperatura do corpo.

Sim, a maneira de vestir-se, o que ingere em seu corpo e sua atividade física têm todos uma relação com o êxito de seus esforços em manter-se aquecido quando faz tempo frio.

in Despertai de 22/7/1971 pp. 12-14

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.