Brandus dream list

Mensagens populares

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pode a natação trazer-lhe proveito?



DURANTE o tempo quente há um êxodo em massa para as piscinas, praias e lagos. Muitos parecem gostar de nadar. Mas, há valor real em saber nadar? Pode a natação trazer-lhe proveito?

Nadar é obviamente uma forma agradável de distração. Mas, é também atividade muito sadia. Alguns médicos a recomendam como tratamento e prevenção de muitos distúrbios mentais e físicos.

Numerosos Benefícios

Certa enfermidade que a natação às vezes melhora são as varizes. O movimento na água as massageia e repuxa, dando às veias um tono mais firme. De fato, toda parte externa do corpo recebe massagem da água à medida que o nadador se move. A natação com freqüência ajuda os acometidos de insônia, seus nervos sendo suavizados pelos efeitos da água.

Mas, de especial proveito é o excelente exercício. Praticamente todo músculo do corpo é envolvido nos movimentos coordenados do nadador. Pode-se criar excelente tono muscular. Melhora-se com freqüência a circulação, e também a função dos rins, intestinos e outros órgãos internos.

Nadar também pode ser útil em melhorar a aparência. Bater as pernas serve para firmar os quadris e as coxas, e com o tempo pode contribuir para adelgaçar a cintura. As braçadas fortalecem os músculos do ombro e das costas, e auxiliam a postura. Em alguns casos, notou-se que nadar melhora até a tez, fazendo muitas vezes que a acne nos jovens desapareça.

Mas, saber nadar pode revelar-se ainda de maior valor. Pode salvar sua vida. Milhares de pessoas se afogam cada ano. E cerca da metade dos afogamentos ocorrem dentro de apenas seis metros da segurança! Se tão-somente as pessoas soubessem nadar, ou nadassem melhor, muitos poderiam salvar a vida numa emergência.

Não É Perícia Natural

As pessoas não sabem nadar por natureza, como os peixes, as rãs e outros animais. Os humanos precisam aprender a nadar. Mas, trata-se duma perícia que pode ser adquirida sem muita dificuldade.

Nadar é simplesmente mover os braços e as pernas de modo a impelir o corpo através da água. Há vários métodos de assim fazer. Alguns visam a velocidade, ao passo que outros se prestam mais a percorrer longas distâncias sem se cansar. É melhor aprender mais de um método. Isto não só provê mais satisfação e melhor exercício, mas pode salvar-lhe a vida.

Nadar “Cachorrinho” e Nado Livre

Dão-se nomes aos diversos métodos de natação ou nados. O mais fácil de aprender é o que chamam de nadar cachorrinho. É natural para os humanos, lembrando a posição do corpo e o movimento dos braços e das pernas de um bebê engatinhando pelo chão. A respiração não constitui problema, pois pode-se manter a cabeça fora d’água. Criancinhas bem novas amiúde aprendem logo esse nado, às vezes nadando uma boa distância com dois anos de idade.

Mas, nadar cachorrinho é lento e bastante desgracioso. Assim, a maioria dos nadadores o abandonam e procuram aprender o nado livre, o mais rápido de todos os nados. Por volta de 1900, um australiano, Richard Cavill, segundo se relata, o aprendeu do filho de um agricultor das Ilhas Salomão. Investigações posteriores revelaram que os ilhéus o vinham usando há tanto tempo quanto os nativos podiam lembrar.

Mas, o problema é que o nado livre é difícil de dominar. Erguem-se alternadamente ambos os braços fora d’água, dando-se braçadas. Mas, muitas pessoas não fazem isso direito. Quase não dobram os cotovelos quando os erguem fora d’água, e arremetem os braços para a frente formando um amplo arco. Isto tende a desalinhar seus quadris e suas pernas, fazendo-os gingar e interferindo com a correta batida de pernas. As pernas devem ser mantidas quase que retas, e movidas para cima e para baixo desde os quadris, dando-se batidas poderosas, com os calcanhares apenas tocando a tona da água. Devem-se descontrair os tornozelos.

A respiração correta é especialmente difícil de dominar, e contudo é absolutamente essencial se a pessoa há de nadar bem longe. A medida que se gira regularmente o rosto para um lado, aspira-se rapidamente ar pelo canto da boca. Muitas nadadores, porém, levantam toda a cabeça para um lado ou para a frente. Isto tira o corpo da posição horizontal correta na água, criando resistência frontal e retardamento.

O bom nadador mantém a cabeça na água, e quando gira o rosto para o lado, em realidade obtém o ar que precisa abaixo da linha da água normal — da ligeira cava ou bolsa criada quando a cabeça corta a água. Daí, quando o rosto gira para baixo da superfície, expele-se o ar debaixo d’água pelo nariz.

Quando os movimentos dos braços e das pernas e a respiração são corretamente sincronizados e executados, o nado livre passa a ser de uma precisão que dispensa esforço. É muito gracioso. Mas, não é simplesmente assim que a maioria das pessoas nadam. Debatem-se na água. Em resultado, a maioria dos que nadam o nado livre cansam-se muito depressa. A Guarda Costeira dos EUA calcula que a metade de todos os norte-americanos não conseguem nadar quinze metros! Assim, em emergências, muitas vezes se afogam.

Portanto, para a própria segurança é sábio saber outros nados. Nados executados inteiramente abaixo da água são mais fáceis de aprender, cansam menos, e por isso, podem ser mais agradáveis. Mas, são especialmente valiosos porque podem habilitá-lo a salvar sua vida numa emergência.

Nados Valiosos de Se Saber

Um de tais nados é o nado lateral. Quando bem aprendido, torna o nadar uma atividade realmente agradável para a maioria das pessoas. Os braços nunca precisam ser levantados fora d’água. E em virtude de que o rosto nunca fica submerso, não há o problema do controle da respiração. Assim, o nadador que executa esse nado é ajudado a descansar e a ficar calmo.

Na execução do nado lateral, o nadador fica de lado na água, com uma das orelhas na água. Começando com ambos os braços perto do queixo, puxa-se o braço superior direito para trás e o braço inferior é estendido para a frente. No mesmo instante, fecham-se as pernas com um golpe de tesoura Mantém-se a posição momentaneamente para dar uma boa deslizada. Daí, trazem-se novamente de volta as mãos numa posição próxima ao queixo, e abrem-se as pernas para outro golpe de tesoura. Ao aprender a aproveitar o deslize, e assim nadar de modo mais lento e descansado, talvez percorra mais de nove metros com cada dez braçadas.

Ao ficar cansado de nadar com o rosto dentro d’água ou de nadar de lado, e repousante virar de costas e utilizar outro nado. O nado elementar de costas é ideal para isto. Permite uma verdadeira facilidade de movimento na água. E outra vantagem é que se efetua a respiração inteiramente acima da superfície. Esse nado é talvez o menos cansativo de todos. Tem sido usado com êxito para ensinar os não-nadadores menos dotados a percorrer mais de cem metros depois de apenas algumas horas de instrução.

O nadador fica de costas na água. Seus braços perfilam os seus lados, e suas pernas são estendidas retas. Movem-se as pernas alternadamente para baixo e para cima desde os quadris, batendo-as devagar. Descontraem-se os tornozelos. Durante as batidas, os dedos do pé podem apenas tocar a superfície.

As braçadas são especialmente fáceis, exigindo um mínimo de esforço. Trazem-se ambos os braços de vez até mais ou menos a altura dos ombros. São dobrados nos cotovelos. Daí, são trazidos bastante abruptamente para o lado das coxas, as mãos permanecendo todo o tempo debaixo da superfície da água. Exceto para este movimento rápido para os lados, os braços se movem bem vagarosamente. Não se deve dar mais de umas seis braçadas no espaço de dez metros.

Quando as pessoas sabem estes nados mais repousantes, não só gostam mais da natação, mas têm menor probabilidade de se afogarem. Sabem que se chegarem a ficar cansadas e começarem a enfraquecer, podem virar para uma posição diferente na água e usar outro nado.

Permanecer à Tona

A coisa importante se ficar em apuros é NÃO ENTRAR EM PÂNICO. Não se debata na água. Mantenha-se calmo. Mesmo se se cansar e não puder nadar mais, ainda pode permanecer à tona.

A maioria dos nadadores principiantes pensam que precisam bater as pernas e mover vigorosamente os braços para não afundar. Mas, isto não é verdade. Procure descontrair-se. A maioria das pessoas possuem flutuabilidade natural, e permanecerão à tona prontamente se evitarem o pânico.

Faça o seguinte: Fique de costas na água, com o rosto para cima. A água cobrirá suas orelhas, mas o nariz e a boca ficarão acima da superfície. Abra os braços e faça um ligeiro movimento remador com as mãos. Respire normalmente. Para impedir que suas pernas afundem, bata-as de leve de vez em quando.

Ou outro modo de permanecer à tona é assumir uma posição vertical na água, mas encurvar-se para a frente. Deixe os braços soltos molemente na altura dos ombros. Talvez fique surpreso, mas a maioria das pessoas não afundarão. Mesmo sem nenhum movimento das pernas ou dos braços, seu corpo ainda flutuará com sua cabeça um pouco abaixo da superfície. Mas, o que pode fazer quando precisar de ar depois de uns quinze segundos mais ou menos?

Levante a cabeça, exalando debaixo d’água pelo nariz. Ao fazer isso, suspenda as pernas e execute um golpe de tesoura, empurrando a água para baixo com a planta dos pés. Também, cruze os braços em frente da cabeça de maneira descontraída e descansada. Seu rosto será erguido fora d’água, permitindo que inale ar.

Depois de inalar ar, baixe a cabeça dentro d’água novamente, com o rosto virado para baixo, e traga os braços para os lados. Fique descontraído até precisar de ar de novo, e daí repita o processo. Certo homem gravemente queimado, com um braço quebrado, permaneceu à tona por cinco horas usando esse método. Foi finalmente salvo.

Tome Cuidado, Usufrua os Benefícios.

Nadar pode oferecer muitos benefícios na forma de divertimento, descontraimento e melhor saúde. É bom saber os nados repousantes que podem salvar sua vida e aumentar sua satisfação da água. Mas, ao mesmo tempo, nunca fique confiante demais, arriscando-se na água ou desconsiderando regras de segurança.

Nunca nade logo depois de uma refeição. Poderia resultar em dolorosas cãibras estomacais, o que já fez que excelentes nadadores se afogassem. Não nade sozinho. Esteja junto com alguém que possa ajudá-lo numa emergência. Nunca deixe uma criancinha sozinha na água ou perto dela. Podem afogar-se sem sequer darem um grito. Se andar de barco, sempre vista um colete salva-vidas. Pode salvar sua vida numa emergência. Nunca mergulhe ou pule em águas estranhas. Investigue-as primeiro, certificando-se de que sejam suficientemente fundas e estejam livres de pedras ou madeiras escondidas.

Tome cuidado. Reflita neste fato sério: Os afogamentos constituem a segunda maior causa de mortes acidentais em países tais como os Estados Unidos. Usufrua os benefícios da natação, mas não permita que seu prazer seja estragado pela tragédia.

in Despertai de 8/2/1972 pp. 16-20

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.