Brandus dream list

Mensagens populares

sábado, 18 de dezembro de 2010

Por que suas orelhas são enrugadas




OS ESTUDIOSOS da audição humana certa vez pensavam que os pavilhões auditivos externos do homem eram simples decorações enrugadas em sua cabeça. Achavam que não tinham nenhuma finalidade útil, exceto a de atuar como ineficazes trombetas auditivas. Mas, o Dr. Dwight Batteau, da “United Research, Inc.”, de Cambridge, Massachusetts, verificou que as orelhas externas são enrugadas para servir um propósito bem útil. Tais curvas, ondulações e reentrâncias das orelhas ajudam todas a determinar de que direção provém o som, e até mesmo a distância aproximada de sua fonte. Eis aqui como se crê que fazem isto:

Os complexos canais ou convoluções, sim, tais rugas de suas orelhas, adicionam pequeno som refletido ou eco a qualquer som que ouça. Este leve eco adicional variará com diferentes ângulos em que os sons se originem. Por exemplo, se ouvir um som vindo de cima, o diminuto eco acrescentado pelas rugas de suas orelhas diferirá do que adicionam ao som proveniente de baixo ou do que vem de trás do leitor.

Então, este diminuto eco entrará em seus ouvidos uma fração de segundo depois do som principal. Daí, aquela parte de seu cérebro que cuida de sua audição analisará este som principal e seu eco acompanhante atrasado. E, por tal análise, fica imediatamente cônscio das direções de onde provém o som. Tão rápido acontece tudo isto que nem sequer se dá consciência disso. Ademais, quando ouve um som procedente de sua direita, então seu ouvido direito ouve-o pouco antes de seu ouvido esquerdo, e vice-versa. Isto também tem sua parte em sua habilidade de saber de que direção o som se origina.

Assim, mesmo com os olhos fechados, pode dizer se o som veio de trás ou de sua direita, ou da sua esquerda, ou de cima. Sim, tais rugas em suas orelhas aumentam o sentido de direção de sua audição, e isto aumenta o prazer da vida. Com isto, sabe para onde olhar ao ouvir o agradável canto dum pássaro empoleirado em certa árvore, ou a batida de um pica-pau à procura de larvas de insetos. Aumenta o prazer de ouvir música estereofônica. Pode deleitar-se de ouvir o som sedoso dos violinos por um alto-falante, e o floreado dos pistons por meio de outro.

Sim, suas orelhas são enrugadas para aumentar seu usufruto da vida.

in Despertai de 22/2/1972 p. 12

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.