Brandus dream list

Mensagens populares

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vale a pena cuidar de seus sapatos



VALE a pena cuidar de seus sapatos de muitos modos. Por um lado, economiza dinheiro. Sapatos bem cuidados não têm de ser substituídos tão amiúde.

Também, com o devido cuidado, seus sapatos sempre terão boa aparência quando os calçar. Destacarão a sua aparência, ao invés de prejudicá-la.

Mas, talvez o maior benefício seja que sapatos bem cuidados calçam melhor e mais confortavelmente. Isto poderá significar melhor saúde e bem-estar para o leitor.

Comprar Sapatos

O tempo de se começar a cuidar dos sapatos é quando os compra. É sábio comprar os de boa qualidade. Na verdade, seu custo inicial talvez seja mais elevado. Mas, a longo prazo, são mais econômicos. Poderá usá-los por longo tempo, colocando três ou quatro solas novas antes que se gastem. E, ademais, sempre terão melhor aparência e serão mais confortáveis.

Favorece-se usualmente o couro para os sapatos, porque já serviu como pele para um animal vivo. Dispõe de muitos poros microscópicos. Assim, permite que entre ar fresco no sapato e saia o suor. “Respira.” Esta troca de ar e umidade através do couro é saudável e confortável para os seus pés.

Naturalmente, há pessoas que compram sapatos de materiais artificiais. Embora tais sapatos aparentemente não “respirem” tão bem, se é que respiram, e, assim, se inclinem a causar mais transpiração nos pés, alguns acham que têm suas vantagens. Por exemplo, podem ser menos custosos. Também, são consideravelmente à prova d’água. Mas, os sapateiros geralmente afirmam que sapatos feitos de couro são melhores.

Se decidir comprar sapatos de couro, há certas coisas a examinar dentro do sapato. É a base do salto de couro real? É também a palmilha, aquela parte em que repousa o metatarso do pé? O que dizer do revestimento do salto? Tais partes são todas de couro em sapatos de qualidade. Mas, em muitos sapatos, usam-se cartolina e outros materiais inferiores. Estes impedem a evaporação, e estragam mais rápido do que o couro.

Vire o sapato e examine a sola. Há pontos que seguram o solado à vira do calçado, aquela tira estreita de couro em torno do solado? As solas de muitos sapatos mais baratos são simplesmente coladas, e assim se soltam com facilidade.

Será de couro a sola exterior? O couro é mais resistente aos furos do que a borracha. E, tem melhor aparência, visto que suas extremidades aceitam melhor o lustre. No entanto, a borracha é mais resistente à água e, provavelmente dure mais pelo que custa do que a maioria dos couros. Assim, solas de borracha talvez sejam preferidas em alguns casos mais do que o couro. Mas, para o salto, a borracha é definitivamente superior ao couro nos sapatos de homem, durando mais e sendo mais confortável.

Cuidado de Sapatos Novos

Ao obter um novo par de sapatos, é sábio dar-lhes pronta atenção. O cuidado que os sapatos obtêm quando novos influi em quanto duram.

Primeiro, muitos verificam que é bom tratar os sapatos novos com um repelente de água à base de silicone, líquido que penetra no couro. Mantém os sapatos macios e confortáveis, e impede que a água, os sais e o suor ressequem o couro. Depois desta aplicação, deixe que os sapatos se sequem cabalmente.

Em seguida, os sapatos novos devem ser protegidos com graxas. Boas pastas de sapatos possuem uma boa combinação destas graxas. Elas nutrem o couro, bem como impedem a sujeira. Mas, as graxas líquidas ou de aerossol deixam de prover a proteção adequada.

Se os sapatos forem de uma matiz indefinida, talvez seja difícil encontrar uma graxa da cor que combine com eles. Cinzas, cores esbranquiçadas e pastéis são particularmente difíceis de igualar. Para tais cores é aconselhável usar-se graxa incolor.

Quando calça sapatos novos, tenha especial cuidado de que a lingüeta e os cordões estejam lisos e na posição correta. Se começarem a ser usados corretamente, é provável que continuem assim.

Contínuo Cuidado dos Sapatos

Os sapatos exigem contínuo cuidado, não apenas quando são comprados. Isto envolve verificar como anda. Se deseja que tenham boa aparência, não viva chutando coisas ou, de outras formas, abusando descuidadamente dos sapatos.

Também, tenha cuidado quando os calça e quando os tira. Não force os sapatos por colocá-los ou tirá-los sem desamarrar os cordões. Se o fizer, talvez cause dano ao contraforte do sapato, talvez forçando-o a perder a forma. Usar uma calçadeira representa cuidar bem dos sapatos. Protegerá o contraforte dos sapatos.

Recomenda-se não raro que se usem pés de madeira ou fôrmas, especialmente nos sapatos de homem. Tais fôrmas se ajustam ao sapato para manter sua devida forma, impedindo que se curvem ou enruguem. Mas, deve-se exercer cuidado para que as fôrmas não sejam ajustadas com tanta pressão que obriguem o sapato a perder a forma. Com efeito, certo sapateiro, que tem visto muitos sapatos serem danificados por muitas fôrmas indevidamente ajustadas, acha que usualmente causam mais dano do que bem.

Examine regularmente a condição de seus sapatos. Se houver algum talho ou marca de raspão, o que pode fazer? Lápis craiões de “retoque” podem ser comprados em certas lojas ou oficinas de conserto de sapatos. A área raspada deve ser colorida para igualar-se ao sapato, passando-se graxa sobre ela para cobrir o dano.

O que revela o exame de seus solados? Vale a pena não permitir que se gastem nas extremidades, de modo que a vira do calçado precise ser consertada ou substituída. Este conserto é caro. Também, os saltos devem ser substituídos antes que fiquem por demais gastos. De outra forma, podem contribuir para problemas de porte.

O bom cuidado dos sapatos envolve permitir que descansem e sequem. Muito embora o couro “respire”, os pés suam de tal modo que a umidade se acumula nos sapatos. Isto é prejudicial, estragando o couro interno. Assim, quando possível, é sábio ter mais de um par de sapatos, de modo que um par seja usado um dia e o outro no dia seguinte. A longo prazo, tal prática se prova econômica.

Limpeza e Lustre Regulares

A melhor forma de poder cuidar de seus sapatos é por manter o couro em boas condições. Vale a pena engraxá-los amiúde, mais ou menos uma vez por semana. As graxas na pasta para calçados impedem que o couro resseque e rache.

Mas, certifique-se de que os sapatos estejam secos e limpos antes de engraxá-los. Jamais engraxe sapatos sujos. Usualmente, a limpeza envolve a remoção do pó com um pano, embora, às vezes, um pano úmido ou molhado seja necessário.

Quando os sapatos estiverem bastante sujos, um sabão especial para couro é bom agente de limpeza. É melhor aplicá-lo como espuma, usando-se uma esponja não mais molhada do que o necessário para criar grossa espuma. O sabão para couros é bom porque também age como lubrificante do couro. Não obstante, o sabão comum e água tépida também removerão a sujeira absorvida ou incrustada. Daí, certifique-se de esperar até que os sapatos fiquem completamente secos antes de lustrá-los.

Alguns preferem aplicar a graxa com os dedos. Crêem que por passar de leve os dedos na graxa e então no sapato, a fricção aumenta e a graxa penetra melhor no couro. Também, crêem que a graxa pode ser mais igualmente distribuída desta forma; dificilmente se aplicaria graxa demais. Mas, por certo, o uso dum paninho ou esponja de pó podem impedir que seus dedos fiquem sujos. Depois de aplicar a graxa, rápida esfregada com escova ou pano macio produzirá o lustre.

Deixas Para Cuidados Especial

Uma situação crítica para os sapatos é quando ficam ensopados. Talvez pise em lama profunda. O que deveria fazer?

Depois de retirar os sapatos, remova os cordões ou abra as alças completamente para expor o interior. Recheie-os com bolas de jornal amassado, ou insira fôrmas de sapato de madeira. Limpe as superfícies externas com um pano velho. Daí, deixe-os secar num lugar relativamente fresco. Jamais os coloque perto do calor ou fogo para secar, pois isto fará rachar o couro. Depois de estarem quase que secos, talvez precise passar um sabão especial para couros para terminar o trabalho de limpeza.

Quando os sapatos estiverem inteiramente limpos e secos, podem ser tratados com um repelente de água à base de silicone. Deixe que se sequem. Daí, esfregue no couro uma boa pasta de sapatos, e lustre-os de forma regular com graxa. Seus sapatos devem ficar tão bons quanto os novos!

Mas, o que fazer se ficar com sapatos manchados, com manchas que não saem com água e sabão? Talvez fiquem com manchas de alcatrão. Jamais use álcool ou agentes descorantes. Estes estragarão o couro. Antes, use um fluido para lavar a seco destinado a tecidos. Molhe a ponta do pano no agente de limpeza e a esfregue de leve nas manchas.

A forma de limpar sapatos de camurça é esfregar de leve com uma escova de camurça, mas uma lixa bem fina resolve melhor o problema da remoção de manchas.

Aplicar as sugestões acima muito contribuirá para fazer com que seus sapatos sejam apresentáveis e durem mais. Realmente vale a pena cuidar de seus sapatos.

in Despertai de 22/2/1972 pp. 17-19

Sem comentários:

OBRIGADO RUI COSTA!

AMOR MEU, DOR MINHA

DOR MINHA QUE BATES NO CORAÇÃO,
OLHOS TEUS QUE CRUZAM COM A PAIXÃO;

PARA ONDE FORES CONTIGO IREI,
ONDE ESTIVERES AÍ FICAREI;

NA ROTA DO AMOR BUSCAMOS SINTONIA,
SENDO O MAIS IMPORTANTE A COMPANHIA;

FELIZ AQUELE QUE TE AMA,
E QUE PODE ALIMENTAR A CHAMA;

FICAREI. FELIZ. SINTO O TEU ABRAÇO FORTE,
SINTO QUE O AMOR NÃO ALIMENTA A MORTE;

POR TUDO ISTO UM ADEUS NÃO PERMITO,
NO NOSSO CORAÇÃO O AMOR NÃO É MALDITO.